ISS ganha novo banheiro e astronautas vão "se aliviar" com mais conforto

Por Danielle Cassita | 27 de Setembro de 2020 às 19h30
Thomas Malyska/Pixabay

Ir ao banheiro durante missões espaciais está longe de ser uma experiência agradável — tanto que a própria NASA reconhece isso em um relatório publicado após o fim das missões Apollo, na década de 1970. Felizmente, um novo modelo de banheiro espacial será levado na próxima terça-feira (29) para a Estação Espacial Internacional (ISS), junto de uma carga repleta de suprimentos e instrumentos científicos.

O novo banheiro recebeu o nome oficial Universal Waste Management System (UWMS), que pode ser traduzido como “Sistema Universal de Gerenciamento de Resíduos”. Este toalete é menor que aqueles que estão no laboratório orbital, promete um uso mais agradável por parte dos tripulantes e é formado por componentes de titânio impressos por impressoras 3D. Para projetá-lo, os cientistas reuniram feedbacks de astronautas e projetaram componentes que deixem o momento das necessidades no espaço um pouco mais agradável — principalmente para as mulheres da tripulação.

Confira o toalete que será entregue à ISS:

A nova versão do UWMS (Imagem: Reprodução/NASA/Universe Today)

O novo banheiro custou U$ 18 milhões e também vai aumentar a quantidade da água que pode ser recuperada para uso na estação. A água é escassa por lá, e a própria NASA explica que os tripulantes precisam fazer o máximo possível para economizar o recurso. Para isso, eles coletam, limpam e economizam água residual, que é condensada no ar e na urina — o astronauta Don Pettit acertou em cheio quando disse que “o café de ontem se torna o café de amanhã”. Segundo a agência espacial, estas são apenas algumas das novidades que tornam o UWMS uma opção melhor para missões futuras no espaço profundo.

Enquanto o novo toalete é instalado na ISS para deixar a vida dos astronautas um pouco melhor, o sistema também será testado para ser utilizado na nave Orion, que faz parte do programa Artemis e que levará novos astronautas à Lua. E um novo banheiro será uma novidade bem-vinda na estação: no ano passado, o banheiro no módulo norte-americano da ISS explodiu e espalhou mais de 10 litros de água por lá. Já em outro incidente, todos os banheiros do laboratório quebraram e os tripulantes possivelmente tiveram que usar fraldas especiais até o problema ser resolvido.

Fonte: UniverseToday

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.