Astronautas da ISS podem ter que usar fraldas pois banheiros estão quebrados

Por Felipe Junqueira | 28 de Novembro de 2019 às 17h34
Space Station Explorers

"Deu ruim" na Estação Espacial Internacional (ISS). Todos os banheiros do laboratório orbital estariam quebrados, de acordo com o astronauta italiano da ESA, Luca Parmitano, em contato com as equipes de controle na Terra. Não é a primeira vez que os astronautas da ISS têm dificuldades com o local onde fazem suas necessidades, mas este é o primeiro registro de problema em todos os banheiros ao mesmo tempo. A Roscosmos, agência espacial russa, confirmou: "O sistema de controle automático da ISS do lado dos EUA falhou", disse. 

Fazer as necessidades fisiológicas no espaço já não é uma das tarefas mais confortáveis para os astronautas, e agora eles provavelmente precisam usar fraldas especiais até que o problema seja resolvido. De acordo com Parmitano, o banheiro no lado americano sinalizou problemas de funcionamento, enquanto o do lado russo estaria cheio.

E, sim, há apenas esses dois banheiros na ISS. Uma alternativa seria usar os banheiros da nave russa Soyuz, que ainda está atracada à estação, mas é raro os astronautas utilizarem a instalação nesses momentos. Esse banheiro costuma ficar reservado para os momentos em que a espaçonave está em viagem, e não quando está acoplada para fazer carga e descarga de suprimentos.

Contudo, de acordo com uma mensagem enviada posteriormente por um engenheiro nod Centro Espacial Houston, direcionada ao astronauta italiano, o banheiro do lado americano da ISS já estaria funcionando de novo — ou ao menos em processo de ser reativado.

Fonte: Space Daily, RT International

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.