Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Astronautas da ISS podem ter que usar fraldas pois banheiros estão quebrados

Por| 28 de Novembro de 2019 às 17h34

Link copiado!

Space Station Explorers
Space Station Explorers

"Deu ruim" na Estação Espacial Internacional (ISS). Todos os banheiros do laboratório orbital estariam quebrados, de acordo com o astronauta italiano da ESA, Luca Parmitano, em contato com as equipes de controle na Terra. Não é a primeira vez que os astronautas da ISS têm dificuldades com o local onde fazem suas necessidades, mas este é o primeiro registro de problema em todos os banheiros ao mesmo tempo. A Roscosmos, agência espacial russa, confirmou: "O sistema de controle automático da ISS do lado dos EUA falhou", disse. 

Fazer as necessidades fisiológicas no espaço já não é uma das tarefas mais confortáveis para os astronautas, e agora eles provavelmente precisam usar fraldas especiais até que o problema seja resolvido. De acordo com Parmitano, o banheiro no lado americano sinalizou problemas de funcionamento, enquanto o do lado russo estaria cheio.

E, sim, há apenas esses dois banheiros na ISS. Uma alternativa seria usar os banheiros da nave russa Soyuz, que ainda está atracada à estação, mas é raro os astronautas utilizarem a instalação nesses momentos. Esse banheiro costuma ficar reservado para os momentos em que a espaçonave está em viagem, e não quando está acoplada para fazer carga e descarga de suprimentos.

Continua após a publicidade

Contudo, de acordo com uma mensagem enviada posteriormente por um engenheiro nod Centro Espacial Houston, direcionada ao astronauta italiano, o banheiro do lado americano da ISS já estaria funcionando de novo — ou ao menos em processo de ser reativado.

Fonte: Space Daily, RT International