Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Retorno da Crew-1 à Terra é adiado para sábado (1º) devido a mau tempo

Por| Editado por Patricia Gnipper | 27 de Abril de 2021 às 12h00

Link copiado!

SpaceX
SpaceX

O retorno da missão Crew-1, realizada pela NASA e SpaceX, estava marcado para acontecer na próxima quarta-feira (28). Contudo, devido às condições climáticas, a agência espacial e a empresa de Elon Musk concordaram em adiar o retorno dos astronautas para o próximo sábado (1º) e, com a mudança, a espaçonave Crew Dragon deverá ser desacoplada da Estação Espacial Internacional (ISS) ao fim da tarde de sexta-feira (30) para iniciar a viagem de volta para casa.

A decisão foi tomada após a previsão do tempo indicar que haveria ventos em velocidades acima daquelas estabelecidas pelos critérios de recuperação da tripulação, e as equipes vão seguir monitorando o tempo durante a semana. Lançada em novembro de 2020, a missão Crew-1 levou os astronautas Michael Hopkins, Victor Glover, Shannon Walker, todos da NASA, e Soichi Noguchi, da Agência Espacial Japonesa (JAXA), à ISS. Assim, eles passaram os últimos meses a bordo do laboratório orbital trabalhando em diversos experimentos científicos.

Continua após a publicidade

Essa foi a primeira missão operacional de um total de seis que serão realizadas pela SpaceX por meio do Commercial Crew Program, uma iniciativa em que a NASA fecha parcerias com empresas privadas para levar seus astronautas à ISS. Dessa forma, a agência não precisa mais depender de reservas de assentos nos veículos russos. Com o retorno já próximo, os tripulantes irão realizar um breve evento de troca de comando e despedida nesta terça-feira (27), no qual Shannon Walker irá passar o posto de comandante da estação para o astronauta Akihiko Hoshide, tripulante da Crew-2.

O desacoplamento da Crew Dragon será feito autonomamente e a espaçonave irá retornar para uma de sete zonas de pouso no Oceano Atlântico ou no Golfo do México. Contudo, ainda não é possível saber a localização exata, já que isso vai depender também das condições climáticas nos locais selecionados. Por isso, a NASA e SpaceX escolhem previamente dois locais primários para o retorno para as operações de resgate da tripulação, mas podem mudar as seleções se for necessário.

Com o retorno do pessoal da Crew-1, a ISS ficará com Vade Hei, astronauta da NASA, e os cosmonautas da Agência Espacial Russa (Roscosmos) Oleg Novitskiy e Pyotr Dubrov, que são os membros da Expedição 65. Junto deles, estão também os tripulantes Shane Kimbrough e Megan McArthur, da NASA, ao lado de Akihiko Hoshide, da Agência Espacial Japonesa (JAXA) e Thomas Pesquet, da Agência Espacial Europeia (ESA). Estes são os membros da missão Crew-2, que chegaram à ISS em abril.

Fonte: NASA