Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Asteroide descoberto há 3 dias passou perto da Terra nesta segunda (12)

Por| Editado por Luciana Zaramela | 12 de Fevereiro de 2024 às 11h55

Link copiado!

urikyo33
urikyo33

O asteroide 2024 CY1 esteve pertinho da Terra durante a madrugada desta segunda-feira (12). A rocha espacial ficou a 121 mil km de distância de nós quand chegou ao ponto de maior proximidade, o equivalente a 31% da distância média entre a Terra e a Lua

O objeto foi descoberto na sexta-feira (9) e anunciado no dia seguinte. Até o momento, as estimativas apontam que mede de 3,8 a 8,4 metros de diâmetro — tamanho próximo daquele de um veículo.  

Na animação abaixo, você confere a representação da passagem do objeto: 

Continua após a publicidade

2024 CY1 é considerado um asteroide próximo da Terra (ou NEA, na sigla em inglês). Como o nome indica, os objetos próximos da Terra são aqueles que ficam a até 195 milhões de quilômetros do Sol. Por isso, suas órbitas são próximas daquela do nosso planeta. 

A maioria dos objetos próximos de nós são NEAs — há mais de 600 mil asteroides conhecidos no Sistema Solar, e destes, pelo menos 20 mil são NEAs. A maioria deles está no Cinturão de Asteroides, encontrado entre Marte e Júpiter.

Em meio aos NEAs, estão os asteroides potencialmente perigosos. Esta categoria inclui objetos com órbitas que os deixam a 19,5 vezes a distância entre a Terra e a Lua, com alguma chance de se chocar com a Terra. Felizmente, não há nenhum asteroide conhecido que esteja em rota de colisão com nosso planeta nos próximos 100 anos. 

Mas, caso você queira descobrir o que acontece se um asteroide cair na Terra, pode usar o simulador Asteroid Launcher. Desenvolvida por Neal Agarwal, a ferramenta mostra o que poderia acontecer se uma rocha espacial atingisse nosso planeta. Ela permite definir o tipo, tamanho e velocidade do objeto e, claro, o local do impacto. 

Fonte: Virtual Telescope