Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que é um Launcher?

Por| Editado por Bruno Salutes | 09 de Junho de 2021 às 13h30

Link copiado!

André Magalhães/Canaltech
André Magalhães/Canaltech

Launcher é um tipo de aplicativo que altera a interface da tela inicial de um dispositivo. Apesar de estar presente em sistemas operacionais para computadores, os launchers são popularizados entre os celulares Android, reforçando as possibilidades de personalização do sistema. Na Google Play Store, diversas opções de aplicativos nessa categoria são disponibilizadas, aumentando o leque de opções dos usuários.

Como um Launcher funciona?

O launcher é utilizado na inicialização do dispositivo, substituindo a tela principal e a gaveta de aplicativos por versões próprias. Quando usado, um aplicativo desse tipo pode modificar os ícones de aplicativo, papel de parede, fonte, animações, widgets, atalhos, entre outras opções. A parte visual costuma ser a mais afetada por um launcher, mas alguns apps oferecem recursos extras de sincronização e opções de privacidade.

Continua após a publicidade

Nesses casos, além da configuração do próprio aparelho, os launchers disponibilizam um ícone próprio de configurações, no qual os usuários podem aproveitar ao máximo os recursos de customização do aparelho. É possível alterar o posicionamento de apps na gaveta, carregar pacotes de ícones e alternar entre os temas claro e escuro, por exemplo.

De certa forma, cada interface específica do Android,possui um Launcher próprio configurado como padrão. É por conta disso que, ao usar celulares de marcas diferentes, um usuário pode notar diferenças nas animações, ícones e padrões de organização de aplicativos.

Continua após a publicidade

É importante ressaltar que um launcher não é configurado para fazer configurações mais específicas no aparelho. As principais áreas de atuação são na tela inicial, na gaveta de apps e no dock de aplicativos. É incomum que um launcher modifique, por exemplo, a barra de notificações ou a interface dos menus: a experiência de utilização do Android ainda é mantida em outras áreas do aparelho.

Exemplos de launchers

Ao navegar na categoria de personalização, na Google Play Store, é fácil encontrar uma enorme variedade de launchers com objetivos específicos. Alguns procuram trazer uma versão mais simplificada e menos poluída da tela inicial, enquanto outros tentam simular interfaces de outros aparelhos, como iPhone e até mesmo o Windows.

Continua após a publicidade

Entre os mais baixados, alguns merecem destaque. O primeiro é o Nova Launcher (Android), que oferece uma grande quantidade de recursos de personalização e não ocupa muito espaço na memória do celular. A Microsoft também entra no segmento com o Microsoft Launcher (Android), que remodela a tela inicial e cria uma plataforma de acesso unificado a diversos serviços da empresa. Por fim, a Xiaomi disponibiliza o Poco Launcher (Android) e o Mint Launcher (Android), usados nos celulares da marca, com opção de ocultar aplicativos e separá-los em diferentes categorias para uso.

Em todos os casos, os launchers sugerem que o aproveitamento dos recursos é maior quando são configurados como os aplicativos de inicialização padrão do seu celular. Isso pode ser feito rapidamente nas configurações do Android, veja o passo a passo a seguir!

Como definir o aplicativo de inicialização padrão no Android

Passo 1: abra as configurações do aplicativo e selecione a aba "Aplicativos";

Continua após a publicidade

Passo 2: em seguida, selecione "Escolher aplicativos padrão";

Passo 3: toque em "App de início" para configurar um launcher de sua preferência;

Continua após a publicidade

Passo 4: escolha entre a opção padrão da interface ou qualquer outro launcher instalado. Para alterar, basta repetir o processo.

Qual seu launcher favorito? Comente!