Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Séries animadas do Homem-Aranha: quais as melhores e onde assistir

Por| Editado por Jones Oliveira | 18 de Janeiro de 2022 às 20h30

Link copiado!

Reprodução/Sony Pictures Television, Disney
Reprodução/Sony Pictures Television, Disney
Tudo sobre Marvel

Por ser um dos heróis mais famosos dos quadrinhos, é natural que o Homem-Aranha tenha diversas animações em seu currículo. Antes mesmo de ser um sucesso estrondoso nos cinemas, o Amigão da Vizinhança já vinha fazendo bonito na TV com desenhos animados populares e que, independentemente da época, marcaram a infância de muita gente.

E não é exagero, já que a primeira série animada do herói foi exibida em 1967, cinco anos após a sua primeira aparição nos gibis. De lá para cá, foram 55 anos com diversas aparições nos mais diferentes tipos de desenhos, dos mais sérios aos infantis, passando por experimentações futuristas e até investidas no mundo 3D.

O curioso é que, apesar desse histórico bastante rico, são poucas as animações do Homem-Aranha que podem ser encontradas nos serviços de streaming. Os desenhos mais antigos, como a própria série de 1967, que ficou famosa pelos memes, ou aquele em que Peter Parker tinha um laboratório escondido na sala da tia May, não estão disponíveis em nenhuma plataforma.

Continua após a publicidade

Em compensação, as séries mais recentes estão todas disponíveis em peso. E isso é ótimo, já que elas são as que trazem abordagens mais interessantes para o personagem, adaptando sagas icônicas dos quadrinhos e modernizando vários elementos para novas audiências.

É claro que nem todas acertaram no tom, mas há aqueles que fizeram isso tão bem que se tornaram clássicas. Assim, para quem ainda está no clima de Homem-Aranha: Sem Volta para Casae quer mergulhar mais nas aventuras do Amigão da Vizinhança, confira os melhores desenhos para matar a saudade de Peter Parker.

6. Homem-Aranha: Ação Sem Limites

Continua após a publicidade

Ok, colocar esse desenho na lista de melhores é forçar um pouco a barra, mas não há como deixar de falar da animação que representa bem o fosso no qual os quadrinhos se afundaram nos anos 1990.

Antes do sucesso do primeiro filme, Homem-Aranha: Ação Sem Limites foi a tentativa da Marvel de modernizar o herói. Para isso, ela o levou para outro mundo — a infame Contra-Terra. Assim, o personagem que sempre foi querido por suas aventuras nas vizinhanças de Nova York vai parar em um universo cyberpunk repleto de inimigos futuristas e mutantes (não dos X-Men) e muitos elementos tecnológicos que não tinham nada a ver com o Escalador de Paredes.

O grande ponto foi que Ação Sem Limites tentou se aproveitar do sucesso de Batman do Futuro para também colocar o Homem-Aranha dentro desse imaginário da época. Só que nada ali funcionou, da ambientação à história até o uniforme bizarro. Ainda assim, vale pela lembrança.

Continua após a publicidade

5. Spidey e seus Amigos Espetaculares

Apesar de ser uma animação bem infantil, Spidey e seus Amigos Espetaculares é uma ótima forma de apresentar o herói para os pequenos. Com aventuras bem simples, ele apresenta toda a dinâmica básica de quem é Peter Parker, Miles Morales e Gwen Stacy, além de introduzir vilões icônicos e até outros heróis da Marvel.

O que mais chama a atenção aqui é como ele se aproveita muito do que vimos em Homem-Aranha no Aranhaverso. Além da presença dos outros dois heróis ao lado de Parker, a animação também traz a versão feminina do Doutor Octopus, deixando bem clara a sua influência.

Continua após a publicidade

Ainda assim, é uma ótima pedida para quem tem filhos, irmãos mais novos ou mesmo aquele priminho que vai te visitar e está na idade de aprender que grandes poderes trazem grandes responsabilidades.

4. Spider-Man da Marvel

Lançado em 2017, a mais recente animação do Homem-Aranha já é claramente inspirada e influenciada pela versão do herói que aparece no Universo Cinematográfico da Marvel (MCU, na sigla em inglês), pelo Aranhaverso e até pelo jogo de PlayStation 4.

Continua após a publicidade

Assim, por ser justamente essa grande mistura de versões mais modernas do personagem, o desenho é um dos que melhor dialoga com o público mais jovem, trazendo Peter Parker atuando ao lado de Miles Morales e Gwen Stacy. Além disso, o fato de o trio ser retratado como adolescentes que precisam ser heróis entre uma aula e outra ajuda nessa identificação.

3. Ultimate Spider-Man

Uma das investidas mais recentes da Marvel com o Homem-Aranha, Ultimate Spider-Man retoma a velha dinâmica de colocar o herói para atuar lado a lado com outros nomes da editora, o que é sempre uma ótima pedida.

Continua após a publicidade

Assim, temos aventuras que colocam Peter para atuar junto com o Nova e seus poderes cósmicos ou tendo que resolver problemas da vizinhança ao lado do Punho de Ferro e Luke Cage. Tudo isso a partir de um Peter ainda em início de carreira treinando com a S.H.I.E.L.D.

Além disso, a animação sabe aproveitar muito bem o humor tão característico do Aranha para criar roteiros divertidos e diálogos ótimos. Embora as histórias não sejam muito memoráveis, toda a relação desse Peter com seus aliados e até mesmo com os vilões faz cada episódio valer a pena.

2. O Espetacular Homem-Aranha

Continua após a publicidade

Não se deixe enganar pelo traço mais caricato: O Espetacular Homem-Aranha é uma das melhores animações do Amigão da Vizinhança. Produzido pelo mesmo pessoal que passou pelo excelente Justiça Jovem, da DC, a série consegue modernizar muito bem o herói e trazê-lo para os novos tempos.

Lançada em 2008, foi ela quem voltou a fazer de Peter Parker o adolescente que precisa lidar com o Duende Verde e o Venom enquanto corre para não perder a prova na escola. Parece algo trivial, mas foi um divisor de águas em uma época em que o herói estava há anos sendo retratado como um adulto.

O mais triste de tudo é que, apesar de ser uma das melhores animações do herói e uma dos queridinhos do público, ela acabou cancelada por causa do processo de compra da Marvel pela Disney. Como ela estava sendo produzida pela Sony, os enroscos com os direitos do personagem colocaram um ponto final na trama sem entregar um à altura.

1. Homem-Aranha

Continua após a publicidade

O primeiro lugar da nossa lista não poderia ser outro além do clássico desenho Homem-Aranha de 1994, aquele que foi reprisado à exaustão no Brasil e que foi responsável por apresentar o personagem a toda uma geração quando os filmes ainda eram um sonho distante.

Só que a animação é boa para muito além da nostalgia e consegue adaptar muito bem vários arcos icônicos dos quadrinhos, além de apresentar muitos vilões e heróis desconhecidos para quem não era muito afeiçoado aos gibis. Tanto que muita gente conheceu o Justiceiro e o Demolidor por ali — embora a dublagem da época tenha chamado os personagens com outros nomes.

Olhando em retrospecto, é estranho ver o Peter Parker musculoso do desenho, mas há uma boa razão para isso. Ao contrário de hoje, que temos uma visão do personagem como esse adolescente em idade escolar, a imagem do herói na época ainda era a que vinha da série de 1977, protagonizada por Nicholas Hammond. Tanto que desenho é idêntico ao ator.

Continua após a publicidade

Ainda assim, foi com a animação de 1994 que a gente se apaixonou pela Mary Jane, temeu o Duende Verde e vimos que o Aranha ainda é capaz de enfrentar o Venom, Carnificina e o Rei do Crime. E, para completar, é a única animação em que Parker fica cara a cara com Stan Lee.