Publicidade

As melhores séries baseadas em livros para assistir online

Por| Editado por Jones Oliveira | 06 de Abril de 2022 às 19h33

Link copiado!

Divulgação/MGM, CBS, Walt Disney Television
Divulgação/MGM, CBS, Walt Disney Television

Muitas das histórias que acompanhamos no cinema e na televisão são inspiradas em grandes obras da literatura. São livros que foram publicados há muitos anos, outros mais recentes, e que contam histórias incríveis que rendem boas produções audiovisuais.

Essas histórias podem ser mostradas de forma fiel ao livro ou somente levar uma inspiração na criação de um novo roteiro. Muitas das séries que fazem sucesso, inclusive, se encaixam em uma dessas categorias e você talvez nem saiba!

Pensando nisso, o Canaltech preparou uma lista com 10 das melhores séries baseadas em livros para você assistir online.

Continua após a publicidade

10. A Maldição da Residência Hill

Para começar a lista, uma história bem assustadora: A Maldição da Residência Hill. A trama da autora Shirley Jackson foi publicada pela primeira vez em 1959 como A Assombração da Casa da Colina no Brasil, contando os acontecimentos da vida de uma família de cinco irmãos que cresceram em uma misteriosa mansão mal-assombrada.

Após o suicídio da irmã mais nova, a família acaba voltando ao local e tem de lidar com as lembranças que assombraram o passado agora no presente. A Netflix adaptou a obra de Jackson e criou uma série com roteiro aterrorizante de 10 episódios. O elenco da série conta com atores como Carla Gugino (Olivia Crain), Elizabeth Reaser (Shirley Crain), Michiel Huisman (Steven Crain), entre muitos outros, e a série foi dirigida por Mike Flanagan.

Continua após a publicidade

A Maldição da Residência Hill é uma série original da Netflix.

9. The Witcher

Os fãs da saga polonesa de livros The Witcher, de Andrzej Sapkowski, foram agraciados com uma versão do bruxo além dos textos e do videogame. Com Henry Cavill como o protagonista e direção de Lauren Schmidt Hissrich, a Netflix deu vida ao bruxo caçador de monstros Geralt de Rivia, que já está indo para sua terceira temporada no streaming.

Continua após a publicidade

O primeiro livro de The Witcher foi publicado em 1993, ganhando outros títulos com o passar dos anos, conquistando a cada vez mais fãs e abrindo espaço para novos produtos inspirados na saga surgirem, como jogo de videogame, cartas e HQs. Além de Henry Cavill, foram escalados para a adaptação Freya Allan como Ciri, Anya Chalotra como Yennefer, Joey Batey como Jaskier, entre muitos outros.

A adaptação de The Witcher para a televisão é uma produção original da Netflix.

8. Big Little Lies

Continua após a publicidade

A autora australiana Moriarty Liane lançou, em 2014, o livro Big Little Lies, ou Pequenas Grandes Mentiras em português, contando a história de três mulheres de vidas diferentes e personalidades fortes que acabam se unindo em torno de uma situação em comum. Cada uma delas têm suas vivências e problemas, e juntas tentam passar por tudo isso da melhor forma possível.

Big Little Lies foi adaptada para a televisão pela HBO, contando com grandes atrizes no elenco: Reese Whiterspoon (Madeline Mackenzie), Zoe Kravitz (Bonnie Carlson) Nicole Kidman (Celeste Wright), Shailene Woodley (Jane Chapman) e, na última temporada, até mesmo Meryl Streep fez a sua participação como Mary Louise Wright.

Big Little Lies é uma série original da HBO disponível em duas temporadas na HBO Max.

7. Watchmen

Continua após a publicidade

Mais uma adaptação de HQ que ganhou vida nas telinhas, Watchmen agradou à crítica pelo roteiro e trama contundentes, refletindo muito bem o texto dos quadrinhos escrito por Alan Moore e ilustrada por Dave Gibbons, que sempre traz temas mais maduros e trata de assuntos econômicos, criminais e políticos dos Estados Unidos.

A HBO foi a responsável pela adaptação para uma série de TV, levando à plataforma de streaming nove episódios. O elenco da produção conta com Regina Kink (Angela Abar), Jean Smart (Laurie Blake), entre muitos outros.

Watchmen conta com uma temporada e é produção da HBO Max.

Continua após a publicidade

6. Dexter

Em 2006 o mundo conheceu o serial killer mais querido dos Estados Unidos: Dexter. Isso porque, na verdade, o assassino escolhe muito bem as suas vítimas e só mata quem cometeu crimes gravíssimos. Ele descobre isso por trabalhar na polícia como um especialista em identificar as marcas de sangue em cenas de crimes.

O anti-herói interpretado por Michael C. Hall levou à TV aquela sensação de que é errado torcer para que ele se dê bem, inclusive para que ele nunca seja pego. A história de Dexter foi adaptada de uma série de livros lançados entre 2004 e 2011, dois anos antes da série chegar ao fim depois de oito temporadas.

Continua após a publicidade

Recentemente, a série voltou aos holofotes com Dexter: New Blood, que trouxe um desfecho digno para a história e agradou bastante público e crítica.

Fazem parte do elenco de Dexter os atores Jennifer Carpenter como Debra Morgan, David Zayas como Angel Batista, C.S. Lee como Vince Masuka, entre outros. A direção ficou por conta de Scott Buck e James Manos Jr.

Você pode assistir Dexter no Globoplay, Paramount+, Prime Video e HBO Max.

5. Little Fires Everywhere

Continua após a publicidade

Um dos maiores best-sellers dos Estados Unidos dos últimos tempos, Little Fires Everywhere também ganhou uma minissérie produzida pelo Hulu e exibida no Brasil pelo Prime Video com Reese Whiterspoon e Kerry Washington como protagonistas. Na história, escrita pela autora Celeste Ng, duas famílias bem diferentes acabam criando laços que prejudicam a vida de todos.

Tudo acontece na região elitista de Shaker Heights, que preza por tudo impecável e perfeito. A vida de uma das principais moradoras do bairro muda completamente com a chegada de uma artista viajante e sua filha. A trama aborda questões morais, políticas e de racismo.

Fazem parte do elenco também Rosemaria DeWitt como Linda McCullough, Joshua Jackson como Bill Richardson, Jade Pettyjohn como Lexie, Gavin Lewis como Moddy, entre outros, com direção de Liz Tigelaar.

Continua após a publicidade

Little Fires Everywhere é uma produção original do Amazon Prime Video.

4. Sharp Objects

Continua após a publicidade

Amy Adams interpreta a protagonista de Sharp Objects, Camille Preaker, série adaptada do livro homônimo lançado em 2006, escrito por Gillian Flynn. Na trama, conhecida também pela tradução Objetos Cortantes, a jornalista solitária trabalha na editoria policial de um jornal enquanto luta contra o seu passado. Sem conseguir lidar com a sua vida e família, Camille acaba precisando voltar à cidade em que nasceu para investigar assassinatos, desencadeando suas crises emocionais e distúrbios psiquiátricos.

Ao lado de Amy Adams, também estão no elenco Patricia Clarkson como Adora Crellin, Chris Messina como Richard Willis, Eliza Scanlen como Amma Crellin, entre outros, e a série foi dirigida por Jean-Marc Vallée.

Sharp Objects é uma das melhores séries de drama e mistério da HBO e pode ser assistida na HBO Max.

3. Anne With an E

Anne With an E sempre apareceu nos trending topics do Twitter quando suas temporadas eram lançadas na Netflix. A série foi adaptada de uma série de livros de Lucy Maud Montgomery, Anne of Green Gables, e contou com apenas três temporadas, sendo cancelada na sequência.

Os fãs, no entanto, nunca aceitaram que a história não teve continuidade tamanha a popularidade da história e da personagem Anne, interpretada por Amybeth McNulty, e do sucesso da série de livros dos anos 1970.

A trama, dirigida por Moira Walley-Beckett, conta a história de Anne, uma órfã que passou 13 anos à espera de uma família, até enfim ser adotada. O elenco conta ainda como Geraldine james como Marilia Cuthbert, Dalila Bela como Diana Barry, Lucas Jade Zumann como Gilbert Blythe, entre muitos outros.

A série Anne With An E é uma produção da Netflix.

2. The Handmaid's Tale

A série The Handmaid's Tale estreou em 2017 trazendo para a plataforma de streaming Hulu uma história de um futuro distópico perturbador. A trama é adaptada do livro O Conto da Aia, de Margaret Atwood, mostrando como os Estados Unidos se tornou em uma nação governada com base em ideais totalitários e teocráticos, com uma hierarquia em que mulheres são usadas apenas para a reprodução.

O livro foi publicado em 1985 e tem como principal personagem June, interpretada por Elizabeth Moss, uma das aias que não está disposta a abaixar a cabeça para este novo mundo, mesmo que esteja correndo risco de vida e de nunca mais ver a sua filha.

A adaptação para a televisão foi dirigida por Bruce Miller, e o elenco conta com Joseph Fiennes como Fred Waterford, Yvonne Strahovski como Serena Joy, Alexis Bledel como Emily, entra vários outros atores.

The Handmaid's Tale conta com 4 temporadas e pode ser assistida no Globoplay e Paramount+.

1. Game of Thrones

Para fechar a lista, a série mais popular dos últimos tempos: Game of Thrones. A produção foi levada à televisão pela HBO com base na série de livros de George R. R. Martin, lançados a partir de 1996, conquistando fãs no mundo todo.

A série dispensa apresentações, pois ao longo de todas as temporadas, do início ao fim, fez com que cada episódio se tornasse um grande evento e tema de debates no mundo tudo.

Game of Thrones foi dirigido por D.B. Weiss, David Benioff, contando com um elenco de peso como Emilia Clarke como Daenerys Targarien, Lena Headey como Cersei Lannister, Peter Dinklage como Tyrion Lannister, Kit Harington como Jon Snow, entre outros. A série chegou ao fim em 2019.

Todas as temporadas de Game of Thrones estão disponíveis na HBO Max.