Os melhores filmes de animação de 2021

Os melhores filmes de animação de 2021

Por Beatriz Vaccari | Editado por Jones Oliveira | 27 de Dezembro de 2021 às 10h30
Disney, 20th Century Animation, Netflix

Em um ano marcado pela reabertura gradual dos cinemas, ainda havia receio por parte das distribuidoras de lançarem animações nas telonas justamente por conta do público. No entanto, 2021 ficou marcado pelo lançamento de excelentes filmes de animação tanto no streaming quanto nos cinemas. Listar as melhores com certeza é um desafio, mas o Canaltech topou a tarefa.

Distribuídos entre curtas e longas; drama e comédia; documentário e ficção; stop-motion, 3D e 2D, confira os 10 melhores filmes de animação lançados em 2021, seja diretamente nas plataformas de streaming ou com exibição nas telonas.

10. A Sabiá Sabiazinha

Este filme é bem curtinho, mas traz uma mensagem valiosa tanto para os pequenos quanto para os adultos. Gravado em stop-motion, técnica já tradicional da Aardman Animation (os mesmos estúdios de A Fuga das Galinhas e Shaun, O Carneiro), a história acompanha uma sabiá que tem toda a certeza de que é, na verdade, um camundongo.

Com o passar do tempo, fica cada vez mais evidente que ela é diferente da família de roedores que a criou. Incomodada, ela parte em uma missão para provar que pode ser uma ótima camundongo, mas acaba descobrindo quem é de verdade.

A Sabiá Sabiazinha está disponível na Netflix.

9. Caçadores de Trolls: A Ascensão dos Titãs

Anunciado há um tempo, Caçadores de Trolls é uma criação de Guillermo del Toro e ganhou um filme exclusivo em 2021 para dar continuidade às três temporadas já disponibilizadas na Netflix.

A história segue os heróis numa nova batalha em Arcadia, que parece uma cidade comum, mas fica no centro de linhas mágicas e místicas, por isso, funciona como nexo em diversas batalhas entre criaturas místicas, como trolls, alienígenas e magos. Desta vez, eles precisam fazem uma parceria na maior aventura até agora para enfrentar a Ordem Arcana e assumir o controle da magia que vincula todos eles.

Caçadores de Trolls: A Ascensão dos Titãs está disponível no catálogo da Netflix.

8. A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas

Um dos melhores filmes da Netflix em 2021, A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas é altamente indicado para os fãs de filmes que se passam num universo pós-apocalíptico, tomado pelas máquinas, tal como Matrix ou O Exterminador do Futuro.

Com personagens carismáticos e uma trama capaz de agradar todas as idades, a história traz uma dinâmica divertida de uma família que precisa salvar o mundo dessa revolução tecnológica ao mesmo tempo que se prepara para se despedir da filha mais velha, que está indo para a faculdade.

A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas está disponível na Netflix.

7. Raya e o Último Dragão

Raya e o Último Dragão chegou no comecinho de 2021, tanto nos cinemas quanto no Premier Access do Disney+. A história é de aventura, mas não deixa de carregar uma forte mensagem sobre conflitos geracionais que resultam em enormes guerras geopolíticas. Em paralelo, o longa traz uma das personagens mais teimosas já criadas pela Disney: Raya, uma guerreira destemida, mas que não consegue confiar em ninguém além de si mesma; além da simpática dragão vivida por Awkwafina, Sisu.

Raya e o Último Dragão está disponível no Disney+.

6. Evangelion: 3.0+1.0 Thrice Upon a Time

Na quarta e última parcela da reconstrução de Evangelion, Misato e o grupo anti-NERV, Wille chegam à Paris, onde têm 720 segundos para restaurar a cidade. Quando EVAs da NERV aparecem, Mari deve interceptá-los com sua nova unidade 8. Após seis anos, o diretor Hideaki Anno ressurge na franquia para um final que promove um grande balanço entre todo universo da mais importante animação japonesa.

Evangelion: 3.0+1.0 Thrice Upon a Time está disponível no Prime Video.

5. Encanto

Talvez uma das animações mais maduras da Disney até agora, Encanto mostra uma família abençoada por um dom mágico. Todos os integrantes da casa Madrigal têm um poder diferente, menos Mirabel, que é ofuscada pelas habilidades de seus irmãos, tios e primos. O filme entrega uma mensagem muito importante e valiosa sobre pertencimento e individuação, que pode ressoar mais forte para alguns do que para outros, mas que bate na porta da casa de todas as famílias.

Encanto chega ao Disney+ em 24 de dezembro.

4. A Jornada de Vivo

2021 foi um ano e tanto para Lin-Manuel Miranda. Além do renomado Tick, Tick...BOOM!, o astro da Broadway ainda fez parte do elenco de voz original da animação A Jornada de Vivo, produzido pela Sony Pictures e distribuído pela Netflix.

A animação acompanha a dupla formada por Andrés e Vivo, um Jupará único (também conhecido como “urso de mel” da floresta tropical), que passa seus dias tocando música para a multidão em uma animada praça de Havana. Eles não falam o mesmo idioma, mas compartilham o amor pela música. Um dia, uma carta inesperada chega para Andrés, o que faz com que Vivo embarque numa viagem de importância sentimental gigantesca para seu dono.

A Jornada de Vivo está disponível na Netflix.

3. Flee

Esta animação dinamarquesa é uma extensão da história vivida pelo diretor Jonas Poher Rasmussen quando criança, em que vivia como um refugiado do Afeganistão. Flee significa "Fuja" e ultrapassa os limites da produção de documentários em animação 2D para retratar uma história escondida há mais de 20 anos repleta de aprendizado e autodescobertas.

Flee ainda não tem previsão de estreia no Brasil, mas vale a pena ficar de olho.

2. Luca

Pulando a estreia nos cinemas e sendo disponibilizado diretamente no Disney+, Luca é um filme de Enrico Casarosa que celebra as amizades formadas na nossa infância e como elas impactam (e formam) diretamente os adultos que somos hoje. Para propor essa reflexão, o diretor conta uma historinha sobre dois monstros marinhos chamados Luca e Alberto, que quando estão fora d'água assumem forma humana e vivem altas aventuras na cidade litorânea de Portorosso.

Luca está disponível no Disney+.

1. Ron Bugado

Ron Bugado chegou aos cinemas ofuscado pelo lançamento de Duna, mas não o suficiente para perder seu espaço aqui: o novo filme da 20th Century Studios traz uma mensagem valiosa sobre amizades serem uma via de mão dupla, além de deixar uma importante reflexão sobre a dependência da tecnologia e exposição de dados pessoais.

Aqui conhecemos Ron, um robozinho que veio com defeitos para seu novo dono, Barney, o único garoto da escola até agora que não possuía um B*Bot. Juntos, eles vão descobrir os valores de uma amizade sincera.

Ron Bugado chega ao streaming em breve.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.