Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

James Earl Jones se aposenta de Darth Vader, mas sua voz seguirá no vilão

Por| Editado por Jones Oliveira | 28 de Setembro de 2022 às 11h00

Link copiado!

Paramount Pictures, Lucasfilm
Paramount Pictures, Lucasfilm

Uma das vozes mais icônicas do cinema vai se aposentar. O lendário James Earl Jones anunciou que não vai mais dublar Darth Vader nos cinemas, encerrando um ciclo de 45 anos por trás do personagem que virou símbolo de Star Wars. No entanto, isso não quer dizer que vamos deixar de ouvir o seu marcante timbre nas próximas vezes que o maior vilão da cultura pop aparecer.

Isso porque o ator de 91 anos cedeu a sua voz para a empresa ucraniana Respeecher. Ela é dona de um software de inteligência artificial que usa gravações de arquivo para, a partir de um algoritmo próprio, gerar novos diálogos.

Continua após a publicidade

Na prática, isso significa que as mais de quatro décadas que Jones se dedicou a ser Darth Vader criaram uma quantidade tão grande de áudios que o programa consegue reorganizar tudo e criar novas falas. E um pouco dessa tecnologia já foi utilizada em Star Wars tanto em Obi-Wan Kenobi, com o próprio James Earl Jones, como em O Livro de Boba Fett ao transformar falas antigas de Mark Hamill em novos diálogos de Luke Skywalker.

Isso significa que, mesmo com a aposentadoria de Jones, a sua voz continuará sendo a oficial dentro universo de Star Wars por mais um bom tempo. Assim, por mais triste que seja ver uma lenda do cinema e um dos grandes nomes de toda a franquia se afastando, seu legado permanece.

A última vez que James Earl Jones atuou por completo um conteúdo da série foi em 2019, em A Ascensão Skywalker, quando ele gravou algumas linhas de diálogo de Darth Vader — embora o personagem em si não apareça na trama. Desde então, ele fez apenas pequenas aparições, mas já usando o Respeecher.

Continua após a publicidade

Além de Star Wars, Jones tem outras pérolas em seu currículo. Ele é a voz de Mufasa tanto no Rei Leão original quanto no remake de 2019, além de ter trabalhado em filmes como A Caçada ao Outubro Vermelho e Um Príncipe em Nova York.