Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

10 filmes de zumbi para aproveitar o hype de Army of the Dead

Por| Editado por Jones Oliveira | 22 de Maio de 2021 às 15h00

Link copiado!

Paramount/Laurel Group/Universal Studios/Netflix
Paramount/Laurel Group/Universal Studios/Netflix
Zack Snyder

Assistiu Army of the Dead: Invasão em Las Vegas e ficou querendo mais? Se a divulgação feita até agora não é uma pegadinha, tudo indica que a prequela, Army of Thieves, não terá zumbis. Mas calma! Para quem quer mais zumbis tipo Army of the Dead, separamos uma lista com o que há de melhor na zumbizeira que inspirou Zack Snyder. Além disso, escolhemos filmes que têm as mesmas raízes de Army of the Dead, mas que seguem caminhos um pouco diferentes, às vezes mais engraçados, às vezes mais aterrorizantes.

No topo da lista, um filme que muitas pessoas não lembram ou já nem sabem que existe, já que filmes dos anos 2000 começam a ser considerados antigos demais pelas novas gerações. Ainda assim, o filme é incrível e revela a conexão de Zack Snyder com um dos maiores nomes do gênero zumbi.

Para facilitar a sua vida, acrescentamos o trailer e uma pequena descrição indicando a relação dos títulos com Army of the Dead. Também incluímos os links para os serviços em que elas estão disponíveis (quando houver), assim o seu trabalho é basicamente apertar o play. Veja quais te agradam, prepare a sessão e divirta-se!

Continua após a publicidade

10. Invasão Zumbi 2: Península

Se você não gosta filmes ruins de zumbi, passe para a próxima sugestão, porque esta é uma indicação de um filme que deu bem errado, mas que pode ser bastante divertido. Ao contrário do excelente Invasão Zumbi, que mistura drama e terror em doses perfeitas, a sequência Península é um trash de horror e ação. Na trama, um grupo de pessoas se arrisca a entrar na Península, onde os zumbis estão contidos, também com o intuito de conseguir algum dinheiro, porque, com ou sem zumbis, a vida é difícil.

Continua após a publicidade

Army of the Dead parece que deu uma guaribada na ideia de Invasão Zumbi 2: Península, o que não chega a contar como cópia, já que Zack Snyder tratou de dar seu toque para a ideia, sobretudo com a introdução do núcleo de zumbis como personagens pensantes, o que já muda muito a vibe da história. Em Península, a diversão está nas boas ideias que surgem em meio a um monte de decisões criativas questionáveis, um gostinho agridoce típico dos trashes.

Invasão Zumbi 2: Península está nos catálogos do Telecine e do NOW, além de estar disponível para aluguel ou compra no iTunes e apenas para compra na Play Store.

9. #Alive

Continua após a publicidade

Army of the Dead é bastante enraizado em uma vertente bem cult do gênero zumbi, cujo diretor representante tem quatro filmes indicados na segunda e terceira posições desta lista. Por outro lado, o filme da Netflix também é bastante moderninho e tem um visual bem empolgante, uma marca do estilo de direção de Zack Snyder, que costuma imprimir em seus filmes o visual que o identifica como artista. Com isso, ele consegue refrescar o gênero para as novas gerações de fãs que querem conhecer mais do gênero.

Nesse sentido, #Alive pode ser uma excelente escolha, já que o filme traz a estética pop sul-coreana somada à estética contemporânea do cinema indie para um filme de zumbi que também tem ares de novidade. Fugindo dos principais clichês do gênero, #Alive mostra um personagem que, por seu isolamento voluntário, demora a ver que o apocalipse zumbi aconteceu fora das paredes do seu apartamento. Quando ele percebe, o caos se instaurou e poucas pessoas vivas restaram na vizinhança. Apesar da premissa tensa, #Alive não é um filme pesado demais e também é uma boa dica para quem não quer passar do soft-gore (o que poderíamos traduzir por “quero sangue, mas não tanto”).

#Alive pode ser assistido pelos assinantes da Netflix.

Continua após a publicidade

8. Pequenos Monstros

Lupita Nyong'o é uma das musas do cinema contemporâneo e sua presença em um terror já é motivo suficiente para assistirmos ao filme, sobretudo para quem já assistiu Nós. Até o trailer de Pequenos Monstros reconhece isso, mas não sem antes anunciar que é um trash proposital, um terrir com crianças zumbi atormentando a professora, interpretada por uma vencedora do Oscar. Brincar com a qualidade das coisas é uma das maestrias do trash.

Continua após a publicidade

A ideia lembra bastante a de outro trash-indie, Cooties: A Epidemia (2014), que também ostenta um rosto conhecido, o de Elijah Wood, popularmente conhecido como Frodo de Senhor dos Anéis. Pequenos Monstros é interessante porque mistura comédia e terror de baixo orçamento para criar uma metáfora óbvia e divertida, que nos faz pensar enquanto rimos e comemoramos os litros de sangue da produção, assim como acontece em Army of the Dead.

Pequenos Monstros está no catálogo do Telecine Play.

7. [REC]

Continua após a publicidade

Ao contrário de #Alive, [REC] já é uma boa opção para quem quer ser surpreendido por choque, medo e bons sustos. Filmado no formato de um falso documentário, o filme começa como se estivéssemos acompanhando uma reportagem sobre o início de uma estranha quarentena em um prédio. Jornalista e câmera acabam entrando no local e ficam presos. As imagens captadas pela reportagem lá dentro são tudo o que podemos saber dessa história.

Sucesso instantâneo, [REC] ganhou versão estadunidense, o filme Quarentena, e diversas sequências que exploraram os limites da franquia. Mas por que é uma boa indicação para quem gostou de Army of the Dead? Porque o filme é imprevisível e, assim como um Game of Thrones do universo zumbi, ambas as obras trazem mortes completamente imprevisíveis. Snyder chegou a divulgar 15 minutos do filme no YouTube e não é spoiler dizer que, no pequeno período dos créditos iniciais, o diretor conseguiu a façanha de apresentar uma personagem, desenvolver nosso afeto por ela e matá-la minutos depois. Filmes para quem gosta de rir na cara do perigo.

[REC] está nos catálogos do Amazon Prime Vídeo, do Looke e do TNT Go. Para quem quiser ver as sequências, [REC]² Possuídos está disponível para streaming no Looke, no Net Movies e no TNT Go; [REC]³ Gênesis pode ser assistido no TNT Go e no Looke, onde também está disponível para aluguel; e, por fim, [REC]4 Apocalipse está disponível para streaming apenas no Looke e no TNT Go.

Continua após a publicidade

6. Como Sobreviver a um Ataque Zumbi

Com personagens situados naquela confusa fase entre a infância e a adolescência, Como Sobreviver a um Ataque Zumbi é um filme que se permite fazer toda sorte de piadas, indo das inocentes às picantes e, às vezes, misturando as duas coisas. Apesar de ser um filme teen com hormônios à flor da pele, este não é um filme que se limita isso, passando por reflexões realmente profundas sem sequer demonstrar que está fazendo isso.

Como Sobreviver a um Ataque Zumbi é divertido e imprevisível por colocar os personagens em situações pouco ou nada comuns no gênero, o que inclui até um zumbi cantando Britney Spears (e é genial!). Além disso, o filme tem uma sequência com gatos zumbis que é imperdível e que liga ainda mais a indicação a Army of the Dead, que tem seu próprio felino zumbi.

Continua após a publicidade

Como Sobreviver a um Ataque Zumbi está no catálogo do Amazon Prime Video e pode ser alugado no Claro Video. O título também está disponível para compra ou aluguel na Microsoft Store, no iTunes e na Play Store.

5. Zumbilândia

Zumbilândia é um filme de Ruben Fleischer, que dirigiu também o filme Venom e, agora, produz Venom: Tempo de Carnificina, onde Woody Harrelson interpreta Cletus Kasady, o Carnificina. O roteiro é de Rhett Reese e Paul Wernick, roteiristas de Deadpool. Do elenco central, ainda tem Jesse Eisenberg, que foi Lex Luthor nos filmes de Zack Snyder, e Emma Stone, que ganhou corações com La La Land e também foi Gwen Stacy em O Espetacular Homem-Aranha. Fora dos filmes de super-heróis, só Abigail Breslin, que na época ainda era bastante querida pelo público por sua atuação em Pequena Miss Sunshine.

Continua após a publicidade

Harrelson, Eisenberg, Stone e Breslin formam um grupo improvável que se vê obrigado a unir forças em meio a um apocalipse zumbi. Apesar da comédia, da ação e dos zumbis, Zumbilândia é um filme sensível o suficiente para nos fazer chorar, assim como Army of the Dead. Além disso, Zumbilândia fez sucesso também pela estilização, o que certamente seria uma referência para Snyder. E foi. Algumas análises já podem ser encontradas na internet e mostram em detalhes como sequências de Zumbilândia foram absorvidas por Snyder.

Zumbilândia está nos catálogos da Netflix, do Claro Video, do NOW e do Starz, podendo ser comprado também no Looke. O filme ainda está disponível para aluguel ou compra na Play Store, na Microsoft Store e no iTunnes. O filme ganhou uma sequência, Zumbilândia: Atire Duas Vezes em 2019 e, agora, o filme pode ser assistido no HBO Go, além de poder ser comprado na Play Store, na Microsoft Store, no iTunnes e no Looke.

4. Todo Mundo Quase Morto

Continua após a publicidade

Agora um pouquinho de terror mais raiz, porque tudo isso só existe porque alguém se inspirou em alguém, que se inspirou em alguém e assim por diante. Simon Pegg hoje é mais conhecido por interpretar Scotty em Star Trek e Benji Dunn em Missão: Impossível, mas além de ator ele também é um excelente roteirista de comédias. Pegg assina Todo Mundo Quase Morto ao lado de Edgar Wright, que dirige o filme. E quem é esse tal de Edgar Wright? O diretor do excelente Em Ritmo de Fuga e que está prestes a lançar mais um terror: Last Night in Soho.

Assim como Army of the Dead faz uma reciclagem dos filmes “of the Dead” de George Romero, o título original de Todo Mundo Quase Morto revela a referência em comum dos filmes de Snyder e Wright. Intitulado “Shaun of the Dead”, o filme mostra Simon Pegg no papel de Shaun, um cara que tem seu cotidiano medíocre interrompido por um apocalipse zumbi. As metáforas visuais são simplesmente impressionantes! Vale lembrar, no entanto, que a comédia pode soar muito “britânica” para alguns gostos.

Todo Mundo Quase Morto pode ser comprado ou alugado na Play Store, na Microsoft Store e no iTunes.

3. Trilogia dos Mortos

Depois de falar muito sobre “of the Dead” em inúmeras ocasiões, eis que chega o momento de apresentar a real raiz do título do filme de Zack Snyder. Todos os filmes de Romero podem ser vistos como uma única obra antológica, com elementos comuns capazes de criar mitologia própria de zumbis. A chamada Trilogia dos Mortos inclui A Noite dos Mortos-Vivos (1968), Despertar dos Mortos (1978) e Dia dos Mortos (1985), todos filmes que trazem Romero fazendo tremendas críticas à sociedade da sua época.

Aqui, Despertar dos Mortos (1978) é o destaque, já que é o filme que reúne os sobrevivendo do apocalipse um zumbi em um shopping, metáfora que é ampliada por Snyder com a ambientação de Army of the Dead em Las Vegas. O título em português não nos ajuda, mas, no original, Dawn of the Dead tem o mesmo título do primeiro filme desta lista, que guarda a conexão mais significativa entre Romero e Snyder.

A Noite dos Mortos-Vivos (1968) está disponível para streaming no Looke, no Net Movies, no Mubi, no Cine Belas Artes, no NOW e no Libreflix. O Despertar dos Mortos (1978) pode ser assistido no Oldflix.

2. Terra dos Mortos

Army of the Dead traz zumbis inteligentes e organizados, porque o primeiro zumbi é uma criação de laboratório e que cria sua própria horda a partir de um agrupamento de militares depois que uma missão dá errado. Por isso Exército (Army) dos Mortos (of the Dead). Essa ideia de zumbis organizados e com liderança não é nova e, mais uma vez, Snyder buscou inspiração em George A. Romero.

Em Terra dos Mortos, a treta entre vivos e mortos-vivos ganha outros ares quando, logo no início do filme, já vemos os zumbis tendo atitudes “humanas demais”. Não demora para entendermos que os zumbis têm um líder e interesses próprios. Tudo o que eles querem, é viver em paz. Eles não pediram para existir. É desse nível de humaização de zumbis que estamos falando. E Snyder elevou isso a um novo patamar com Army of the Dead.

Terra dos Mortos pode ser comprado ou alugado na Play Store e na iTunes.

1. Madrugada dos Mortos

No topo da lista, a recomendação mais segura. Se você gostou desses zumbis de Zack Snyder, existe uma boa probabilidade de gostar de um filme mais antigo dele. De 2004, Madrugada dos Mortos é um filme realizado por um Snyder pré-300, ou seja, é um filme para dizer que "já gostava de Zack Snyder antes de ele ser pop".

Curiosamente, Snyder é um dos maiores nomes dos filmes DC, e dirigiu Madrugada dos Mortos a partir de um roteiro de James Gunn, que foi o responsável por tornar Guardiões da Galáxia um sucesso. Como eles ainda não eram famosos, precisamos dar um desconto para a cara mais trash do filme, vítima de um orçamento reduzido que Army of the Dead já não enfrentou.

Madrugada dos Mortos é “Dawn of the Dead”, no original, ou seja, é um remake direto do filme de George A. Romero, o Despertar dos Mortos de 1978. Madrugada dos Mortos revela o estudo que Zack Snyder tem da obra de George A. Romero, o que justifica completamente a influência do diretor dos “of the Dead” na nova obra zumbi do cineasta.

Madrugada dos Mortos está nos catálogos do Amazon Prime Video e do Telecine e pode ser alugado no Claro Video. O título também está disponível para aluguel ou compra na Play Store e no iTunes.

Ainda não assistiu Army of the Dead: Invasão em Las Vegas? Então corra lá na Netflix clicando aqui para assistir.