Publicidade

10 filmes vencedores do Oscar para assistir no Amazon Prime Video

Por| Editado por Jones Oliveira | 11 de Março de 2023 às 17h30

Link copiado!

Plan B, The Weinstein Company, Universal Pictures
Plan B, The Weinstein Company, Universal Pictures
Tudo sobre Amazon

Com uma maior diversidade de streamings ficou mais fácil maratonar os filmes indicados ao Oscar, ou até mesmo aqueles que já levaram a estatueta para casa. O Prime Video, por exemplo, tem investido em títulos que foram aclamados pela Academia, como a comédia dramática No Ritmo do Coração, que venceu a categoria Melhor Filme em 2022.

Além dele, há ainda uma infinidade de outros títulos para os fãs da principal premiação do cinema. Pensando nisso, o Canaltech listou os 10 melhores vencedores do Oscar para você maratonar no Prime Video. Tem clássicos como O Poderoso Chefão e histórias emocionantes como a do longa Se a Rua Beale Falasse. Prepare a pipoca e escolha o seu favorito!

Continua após a publicidade

10. O Poderoso Chefão

Um clássico do cinema, O Poderoso Chefão se firmou como um dos melhores filmes da atualidade e recebeu três estatuetas do Oscar nas categorias Melhor Ator, Melhor Filme e Melhor Roteiro Adaptado.

Lançado em 1972 e dirigido por Francis Ford Coppola, o filme conta a história da mafiosa família Corleone, composta por criminosos ítalo-americanos. Quando o patriarca Vito sofre uma tentativa de assassinato, seu filho mais novo Michael parte rumo uma vingança sangrenta.

Continua após a publicidade

Estrelado por Marlon Brando e Al Pacino, o longa fez tanto sucesso que ganhou duas continuações, uma em 1974 e outra em 1990.

9. Gladiador

Produzido com altíssimo orçamento e fortemente indicado para os fãs de história, Gladiador se passa em 180 d.C. e acompanha o general romano Maximus (Russell Crowe) preparando-se para impedir a invasão dos bárbaros germânicos junto ao seu exército, visando servir ao imperador Marco Aurélio (Richard Harris).

Continua após a publicidade

Após o combate, Maximus fica sabendo que Marco Aurélio, já velho e esperando a morte, deseja lhe passar o comando do império, no entanto, Cómodo (Joaquin Phoenix), filho do imperador, não aceita a decisão e assassina o próprio pai, tomando a posse logo em seguida.

Lançado em 2000, Gladiador teve um total de 12 indicações ao Oscar do ano seguinte e venceu em cinco categorias: Melhor Filme; Melhor Ator (Russell Crowe); Melhor Mixagem de Som; Melhores Efeitos Visuais e Melhor Figurino.

8. Birdman

Continua após a publicidade

Lançado em 2014, Birdman acompanha a vida do ator Riggan Thomson (Michael Keaton), famoso por interpretar um super-herói quando estava no auge da sua vida profissional. Querendo mudar de ares e se provar como um ator sério, ele tenta a todo custo montar uma peça na Broadway, mas às vésperas de sua estreia, precisa confrontar seu próprio ego se não quiser perder sua carreira, sua família e a si mesmo.

Premiado em quatro categorias do Oscar, sendo uma delas Melhor Filme, o longa se mostrou um sucesso de crítica e público. Ele foi estrelado por Michael Keaton, Alejandro González e Amy Ryan.

7. Forrest Gump

Continua após a publicidade

Forrest Gump é um longa-metragem estadunidense de 1994, baseado no livro homônimo de Winston Groom. Com um roteiro bem escrito, ele traz na tela 40 anos de história dos Estados Unidos contados pelo personagem que dá nome à obra.

Com baixo QI e cheio de boas intenções, Forrest (interpretado por Tom Hanks) participa de momentos cruciais do país, como a Guerra do Vietnã e o Escândalo de Watergate, ao mesmo tempo que levava consigo seu amor de infância pela jovem Jenny Curran (Robin Wright).

Sucesso de público e crítica, o longa foi indicado a 13 categorias na edição de 1995 da premiação, levando estatuetas em seis delas: Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição e Melhores Efeitos Visuais.

6. O Artista

Continua após a publicidade

Outro filme que retrata a vida de um ator em crise é O Artista, de 2011. Ambientado em Hollywood, na década de 1920, ele acompanha George Valentin, uma estrela do cinema mudo que vê sua carreira entrar em crise com a chegada dos filmes falados.

Do outro lado, vemos Peppy Miller, uma jovem dançarina, por quem ele se sente atraído, que encontra no novo cinema uma oportunidade de brilhar. Desolado, George precisa decidir se fica ou não com a sua amada.

Escrito e dirigido por Michel Hazanavicius, o longa traz no elenco Jean Dujardin, Bérénice Bejo, e John Goodman. Na Academia, ele foi premiado com o Oscar de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Figurino e Melhor Trilha Sonora.

Continua após a publicidade

5. Onde os Fracos Não Têm Vez

Lançado em 2007, este filme foi escrito e dirigido pelos irmãos Coen, e traz uma história baseada no romance homônimo escrito por Cormac McCarthy.

Acompanhando a história de um caçador que encontra por coincidência uma grande quantia de dinheiro numa cena de um crime, o longa conta uma história de perseguição e fuga, tudo isso ambientado na região desértica do oeste do Texas, em 1980.

Continua após a publicidade

Considerado por muitos críticos especializados o melhor filme de Joel e Ethan Coen, Onde os Fracos Não Têm Vez foi indicado a oito categorias do Oscar no ano seguinte, faturando quatro delas: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Ator Coadjuvante.

4. Menina de Ouro

Além de contar uma história de superação, esse filme também exalta a força e a garra feminina. Na trama, o treinador de boxe Frankie Dunn (Clint Eastwood) está desanimado com o afastamento da sua filha, mas quando a pugilista Maggie Fitzgerald (Hilary Swank) cruza seu caminho, ele descobre que ainda tem energia suficiente para treiná-la e transformá-la em um sucesso do ringue.

Continua após a publicidade

Dirigido e estrelado por Clint Eastwood, Menina de Ouro levou quatro estatuetas do Oscar para a casa nas categorias Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Atriz e Melhor Ator Coadjuvante.

3. O Discurso do Rei

O britânico O Discurso do Rei, de 2010, conta a história de Jorge VI, um membro da realeza que contrata Lionel Logue para ser seu fonoaudiólogo. Os dois acabam se tornando amigos durante o tratamento, e após o seu irmão abdicar do trono, ele conta com a ajuda de Logue para fazer um importante discurso no rádio, logo no início da Segunda Guerra Mundial.

Continua após a publicidade

Além de arrancar elogios da (verdadeira) Rainha Elizabeth II na época de sua estreia, o filme recebeu 12 surpreendentes indicações ao Oscar, levando quatro estatuetas para casa, nas categorias: Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Diretor e Melhor Roteiro Original.

2. Os Miseráveis

Ambientado na Revolução de Julho do século XIX entre as batalhas de Waterloo e a insurreição republicana de junho de 1832, Os Miseráveis é um drama musical que não podia ficar de fora dessa lista.

A trama acompanha Jean Valjean, um homem perseguido ao longo de décadas pelo impiedoso policial Javert, por ter violado sua liberdade condicional. Buscando redenção pelo seu passado, ele decide acolher a filha da prostituta Fantine, mas acaba se envolvendo em uma trama cheia de mentiras.

Os Miseráveis foi lançado em 2012, como uma celebração pelos 25 anos do musical, sendo reconhecido com oito indicações ao Oscar no ano seguinte e faturando três estatuetas, em Melhor Atriz Coadjuvante (Anne Hathaway), Melhor Mixagem de Som e Melhor Cabelo e Maquiagem.

1. Se a Rua Beale Falasse

Baseado no livro homônimo do escritor Barry Jenkins, Se a Rua Beale Falasse acompanha os jovens namorados Fonny (Stephan James) e Tish (KiKi Layne), que se conhecem desde novos e são muito apaixonados um pelo outro.

Tudo ia bem na vida deles, mas as coisas desandam quando Fonny é injustamente preso pelo estupro de uma mulher porto-riquenha. Tish, que está grávida, luta por justiça e para tentar tirar o amado da cadeia.

Indicado a três categorias no Oscar, Se a Rua Bayle Falasse ganhou a estatueta em Melhor Atriz Coadjuvante para Regina King.