Publicidade

10 filmes e séries que abordam o nazismo para assistir online

Por| Editado por Jones Oliveira | 15 de Janeiro de 2023 às 13h00

Link copiado!

Melampo Cinematografica, BRON Studios, Miramax
Melampo Cinematografica, BRON Studios, Miramax

O nazimo foi um movimento político e social que marcou um dos períodos mais terríveis da humanidade, e foi responsável pela morte de centenas de milhões de pessoas, entre elas judeus, ciganos, negros, pessoas LGBT+, entre outras minorias. No audiovisual não é difícil encontrar títulos que abordam o assunto, seja em forma de protesto, conscientização, educação ou até mesmo para despertar o sentimento de justiça.

Entre as várias produções está a aclamada série Hunters, do Prime Video, lançada em 2020, e o longa A Menina que Roubava Livros, baseado no livro homônimo de Markus Zusak. Mas ainda há um grande acervo com outras obras que merecem sua atenção.

Pensando nisso, o Canaltech listou 10 filmes e séries que abordam o nazismo para assistir online.

Continua após a publicidade

10. Jojo Rabbit

Lançado em 2019, esse longa conta a história de Jojo (Roman Griffin Davis), um jovem nazista de 10 anos, que trata Adolf Hitler (Taika Waititi) como uma espécie de amigo próximo, em sua imaginação. Sua maior ambição é participar da Juventude Hitlerista e se encontrar com o führer.

Continua após a publicidade

Um dia ele descobre que sua mãe (Scarlett Johansson) está escondendo uma judia (Thomasin McKenzie) no sótão de casa, e decide expulsá-la do local. Mas, depois de várias tentativas frustradas, Jojo acaba cedendo e criando empatia pela nova hóspede.

Dirigido por Taika Waititi, o Jojo Rabbit mescla boas doses de drama com pitadas de comédia, e pode ser assistido no Star+.

9. A Luta de Uma Vida

Continua após a publicidade

Esse longa, lançado em 2023, é baseado em uma história real e conta a vida de Harry Haft que foi mandado para o campo de concentração de Auschwitz na época da Segunda Guerra Mundial. Lá ele se envolveu em uma briga para defender um amigo e, após isso, foi notado por um soldado nazista que percebeu seu talento para a luta.

O sádico oficial obrigou Harry a lutar todos os dias com os outros judeus, a fim de promover entretenimento para a tropa nazista. Sem escolhas, o judeu continuou lutando, sempre pensando em sobreviver um dia a mais e quem sabe encontrar sua primeira namorada e grande amor de sua vida, que também foi para um campo de concentração.

Dirigido por Barry Lindson e protagonizado por Ben Foster, o longa mescla cenas em preto e branco e coloridas, e abusa dos flashbacks para contar a história.

Você pode assistir A Luta de Uma Vida no Prime Video, Apple TV e Google Play.

Continua após a publicidade

7. Anne Frank, Minha Melhor Amiga

Em 2021, a Netflix lançou o longa Anne Frank, Minha Melhor Amiga que conta a história de amizade Anne Frank e Hannah Goslar, mas do ponto de vista desta última.

Quando as tropas nazistas avançaram pelo mundo, ambas foram mandadas para campos de concentração. Mas, enquanto Hannah ficou em um local "mais brando" com acesso, ainda que escasso, à comida, Anne foi para um outro campo muito pior.

Continua após a publicidade

O filme retrata justamente a angústia de Hannah ao tentar se comunicar com sua amiga e, posteriormente, ajudá-la a sair dessa situação absurda—o que claramente não aconteceu.

Com direção de Ben Sombogaart e roteiro de Paul Ruven, o longa traz no elenco Aiko Beemsterboer, Lottie Hellingman e Björn Freiberg.

Você pode assistir à Anne Frank, Minha Melhor Amiga na Netflix.

6. O Fotógrafo de Mauthausen

Continua após a publicidade

Outro filme da Netflix que aborda o nazismo é O Fotógrafo de Mauthausen, lançado em 2018. Ele conta a história de Francesc Boix (Mario Casas), um ex-soldado que luta na Guerra Civil da Espanha e, posteriormente, fica preso no campo de concentração de Mauthausen durante a Segunda Guerra Mundial.

Para tentar sobreviver, ele descobre a fotografia como hobby e acaba registrando vários momentos históricos e absurdos ocorridos no campo. Quando descobre que o Terceiro Reich perdeu para o exército soviético na batalha de Stalingrado, decide salvar os registros feitos para depois expô-los ao mundo.

O longa, dirigido por Mar Targarona, está disponível na Netflix.

Continua após a publicidade

5. A Lista de Schindler

Em A Lista de Schindler, acompanhamos a história do membro do partido nazista Oskar Schindler (Liam Neeson), conhecido por ser uma pessoa oportunista e simpática ao mesmo tempo. Mesmo envolvido com tanta crueldade, ele escolheu o outro lado da história e conseguiu salvar mais de mil judeus dos campos de concentração, tudo isso usando toda a sua fortuna e, consequentemente, falindo.

O filme é dirigido por Steven Spielberg e tem mais de três horas de duração, além da alta aclamação da crítica especializada. O elenco conta ainda com Ben Kingsley, Ralph Fiennes e Caroline Goodall.

Continua após a publicidade

A Lista de Schindler está disponível na Claro Video, Looke e Google Play.

4. Hitler's Circle of Evil

Nessa série da Netflix, acompanhamos o regime nazista de Hitler ainda no início, quando o plano era controlar a Alemanha e começar um dos maiores massacres da história. Em 10 episódios, a trama mostra desde o planejamento até negociações, estratégias e execução.

Continua após a publicidade

O elenco da série conta com Jonathon Michaels, Guy Walters, Michael Lynch, Richard Overy, Sonke Neitzel, entre outros.

Você pode assistir à série Hitler's Circle of Evil na Netflix.

3. O Menino do Pijama Listrado

Continua após a publicidade

Esse filme que se tornou um clássico ao longo com o passar do tempo, conta a história de Bruno (Asa Butterfield, o protagonista de Sex Education), um garoto de oito anos que é filho de um oficial nazista que tem um cargo importante em um campo de concentração.

Ele não faz ideia das atrocidades que seu pai participa e acaba fazendo amizade com Samuel (Jack Scanlon), um garoto com idade parecida, que vive do outro lado de uma cerca eletrificada, sem saber os perigos que esses encontros podem causar.

Apesar de ser considerado bastante controverso por muitos críticos, o longa dirigido por Mark Herman traz Vera Farmiga, David Thewlis e Jack Scanlon no elenco.

O filme O Menino do Pijama Listrado pode ser comprado ou alugado na Microsoft Store e Google Play.

2. Bastardos Inglórios

Um dos filmes mais famosos sobre nazismo é Bastardos Inglórios, que conta uma boa história de vingança contra os fascistas, durante a Segunda Guerra Mundial.

No filme, vemos como o tenente Aldo Raine, personagem de Brad Pitt, comanda um pelotão de soldados de origem judaica que estão se preparando para atacar os alemães, matando o maior número possível de nazistas.

Em uma história paralela, a personagem de Mélanie Laurent, Shosanna Dreyfuss, tem o mesmo plano que será colocado em prática colocando vários nazistas em uma sala de cinema. Lançado em 2009, o filme é dirigido por Quentin Tarantino, contando também com Christoph Waltz e Eli Roth no elenco.

Bastardos Inglórios pode ser assistido no Telecine, Star+, Globoplay e Prime Video.

1. A Vida é Bela

Considerado por muitos como um dos melhores (e mais tristes) filmes sobre o nazismo, A Vida é Bela foi lançado em 1997 e se passa na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial. A trama acompanha o judeu Guido, interpretado por Roberto Benigni, e seu filho Giosué, papel de Giorgio Cantarini, quando são levados a um campo de concentração.

Para tentar proteger a criança de todo o sofrimento, terror e violência que irão enfrentar, o pai usa a imaginação para que ele acabe acreditando que tudo não passa de uma grande brincadeira.

Dirigido pelo próprio Roberto Benigni, A Vida é Bela ainda conta com os atores Horst Buchholz, Marisa Paredes e Nicoletta Braschi no elenco.

Você pode assistir ao longa no Google Play, Prime Video e Microsoft Store.

Bônus: Hunters

A série original do Amazon Prime Video, produzida por Jordan Peele (Corra!) e estrelada por Al Pacino, acompanha um grupo de caçadores que acabam descobrindo que existe, nos Estados Unidos, um grupo de neonazistas cujo objetivo é retomar o facismo e dar início ao Quarto Reich.

Visando combatê-los, o grupo se une e sai em busca de vingança. Com apenas 11 episódios, a primeira temporada — que foi lançada em 2020 — agradou o público e a crítica. A segunda, que chegou ao catálogo do Prime em janeiro de 2023, promete não fazer feio. Você já pode assisti-la no no Prime Video..