Publicidade

9 filmes e séries sobre big techs

Por  • Editado por  Durval Ramos  | 

Compartilhe:
Reprodução/Universal Pictures, Apple, Hulu
Reprodução/Universal Pictures, Apple, Hulu

Grandes empresas de tecnologia acabam sempre atraindo a atenção do público que gostaria de saber quais são as histórias de sucesso ou de total fracasso que estão por trás de seus responsáveis. Não importa a solução que elas geraram ou prometeram, sempre existe alguma ponto interessante sobre a criação dessas empresas.

Seja o tom disruptivo que deu origem a uma revolução tecnológica ou mesmo a personalidade bastante peculiar de seu fundador, os bastidores dessas gigantes do Vale do Silício sempre rendem filme ou mesmo uma série com vários episódios para desmembrar o auge e a queda desses impérios. Isso sem falar, é claro, das polêmicas que sempre pavimentam o caminho dessas companhias.

Pensando nisso, reunimos nove produções, filmes e séries, que apresentam exatamente isso, como big techs chegaram até onde estão hoje, seja uma história de sucesso, de fracasso, traições ou completa falcatrua. Tem de tudo para fazer uma empresa de tecnologia crescer— mas também cair.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

9. A Rede Social

Comecemos com um dos filmes mais óbvios nesse tipo de lista. A Rede Social conta a história da criação do Facebook, mas serve muito como um estudo sobre a personalidade de Mark Zuckerberg, interpretado por Jesse Eisenberg (Batman vs Superman: A Origem da Justiça) e como ele acabou isolando seu amigo, Eduardo Saverin, interpretado por Andrew Garfield (Tick Tick…Boom).

Nada como trair um amigo para criar uma rede social em que você essencialmente se conecta a eles. E é um bom exemplo de como o bastidor de quase toda big tech é marcada por gente puxando o tapete de colegas e criando uma lista de inimigos e desafetos tão vasta quanto suas contas bancárias.

O longa dirigido por David Fincher (Garota Exemplar) foi indicado ao prêmio de Melhor Filme e faturou o prêmio de Melhor Roteiro Adaptado.

A Rede Social está disponível para assistir na Netflix e HBO Max, e para locação e compra no iTunes, Amazon e Play Store.

8. Som na Faixa

Continua após a publicidade

Som na Faixa é uma série sobre a criação do Spotify, o serviço líder em streaming musical no mundo. Inspirada no livro Spotify Untold, a produção é uma espécie de docudrama, misturando os fatos com uma história fictícia sobre como a empresa foi criada e seus primeiros desafios.

Girando em torno de Daniel Ek e seu parceiro de negócios Martin Lorentzon, que têm a ideia de criar um serviço de streaming de música gratuito, ajudando a popularizar esse tipo de solução e enfrentando desafios que a indústria musical traria com a revolução. É uma produção bem interessante também para entender as transformações do mercado fonográfico na última década.

Som na Faixa está disponível para assistir na Netflix.

7. Os Estagiários

Continua após a publicidade

Apesar de não ser um filme exatamente sobre a criação de uma big tech, Os Estagiários acaba tornando o Google em um personagem e cenário para toda a trama. No filme de comédia, Billy e Nick, dois amigos interpretados por Vince Vaughn (True Detective) e Owen Wilson (Loki), são vendedores de relógio que acabam desempregados após o fechamento da empresa onde trabalhavam.

Não encontrando uma posição no mercado de trabalho, os dois resolvem se inscrever em um programa de estágio no Google, sem qualquer garantia de contratação. Eles conseguem passar e devem lidar com a diferença de idade entre eles e os demais competidores, além de aprender a trabalhar em uma companhia como a gigante da internet.

Os Estagiários está disponível para assistir no Prime Video, HBO Max e Star.

Continua após a publicidade

6. Steve Jobs

Steve Jobs é uma cinebiografia do co-fundador da Apple, interpretado no filme pelo ator Michael Fassbender (O Assassino). Cobrindo um período de 14 anos, entre 1984 e 1998, o filme é dividido em capítulos, sempre marcados por grandes acontecimentos ligados a inovações capitaneadas por Jobs.

Continua após a publicidade

Além de ser um vislumbre por trás das cortinas da vida profissional de Steve Jobs, mostrando acontecimentos da Apple e NeXT, o longa foca bastante na figura complicada do executivo, que apesar de ser considerado um gênio por muitos, demonstrou com sua arrogância uma habilidade incrível de afastar pessoas próximas.

Steve Jobs está disponível para locação e compra no iTunes, Play Store e Amazon.

5. Super Pumped: A Batalha pela Uber

Continua após a publicidade

Super Pumped é uma série de antologia criada para a Paramount+, com a primeira temporada A Batalha pela Uber focada exatamente na criação da empresa de transporte e a queda do seu CEO, Travis Kalanick, interpretado por Joseph Gordon-Levitt (500 Dias com Ela).

Com episódios baseados em livro de mesmo nome escrito pelo autor Mike Isaac, a temporada mostra tudo pelos olhos de Kalanick, como o crescimento do Uber e sua expansão global, até o momento em que ele é retirado da posição de CEO por uma espécie de golpe feito pela diretoria da empresa.

A série deve ter uma segunda temporada, dessa vez baseada em outro livro de Isaac sobre o Facebook. Super Pumped: A Batalha pela Uber está disponível para assistir na Paramount+.

4. Blackberry

Continua após a publicidade

Blackberry é um filme que mistura drama e comédia para contar a história da criação da empresa de celulares canadense, passando de 1996 até 2007, mostrando sua ascensão e queda.

Estrelada por Jay Baruchel (É o Fim) e Glen Howerton (It's Always Sunny in Philadelphia), o filme traz uma ideia de como funcionava a RIM, empresa por trás dos celulares e como, mesmo inovando e chegando a ter 45% do mercado de telefones celulares, conseguiu ficar para trás e hoje serve quase como piada quando se fala em smartphones.

3. WeCrashed

Continua após a publicidade

WeCrashed é uma série da Apple TV+ estrelada por Jared Leto (Morbius) e Anne Hathaway (O Diabo Veste Prada) sobre a WeWork, empresa especializada em espaços compartilhados de trabalho que afirmava ter um valor de mais de US$ 47 bilhões em 2019 em seu IPO, mas que se mostrou problemática após questionamentos sobre a governança de seu CEO.

Leto e Hathaway interpretam Adam e Rebekah Neumann, casal que liderava a WeWork, com a série girando em torno de suas excentricidades e problemas que acarretam à empresa. A série é baseada em um podcast chamado WeCrashed: The Rise and Fall of WeWork.

WeCrashed, a série, está disponível para assistir na Apple TV+.

Continua após a publicidade

2. The Dropout

The Dropout é uma série inspirada no trabalho de Elizabeth Holmes e a criação de sua empresa de biotecnologia Theranos. Estrelada por Amanda Seyfried (Mamma Mia), a série mostra como Holmes se tornou a queridinha de investidores, antes de questionamentos sobre a legitimidade de suas promessas começarem a revelar a grande farsa que ela criou com a companhia.

A série mostra o início da vida profissional de Holmes, com experiências que ela teve que motivaram suas mentiras até o momento em que tudo entra em ruínas com a descoberta de sua fraude.

Continua após a publicidade

The Dropout está disponível para assistir na Star+.

1. Piratas de Silicon Valley

Baseado no livro Fire in the Valley: The Making of the Personal Computer, Piratas de Silicon Valley mostra, de maneira dramatizada, o nascimento da era da informática doméstica. Mostrando a criação do primeiro PC e a rivalidade entre Apple e IBM e Microsoft, o filme mostra um período de 27 anos, de 1970 a 1997, focando na figura de Steve Jobs e Steve Wozniak de um lado, e Bill Gates, Steve Ballmer e Paul Allen de outro.

É um filme relativamente difícil de se encontrar em streamings, mas que mostra um pouco de como era o relacionamento dos executivos no auge da inovação tecnológica doméstica naquele período.