Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

The Dropout | Conheça a série sobre uma das maiores fraudes do Vale do Silício

Por| Editado por Jones Oliveira | 01 de Março de 2022 às 18h00

Link copiado!

Divulgação/Star+
Divulgação/Star+

Um dos maiores casos de fraude do Vale do Silício e do setor médico dos EUA está prestes a ganhar uma adaptação. The Dropout estreia no Brasil com três episódios em 3 de março, no Star+, para contar a história de Elizabeth Holmes, fundadora e CEO da Theranos, empresa que prometia uma revolucionária tecnologia de exame de sangue, capaz de entregar resultados pela internet a partir de algumas gotas de material.

Em um mercado de saúde como o dos EUA, em que consultas, exames, atendimentos e tratamentos são absurdamente caros, a ideia de que qualquer pessoa poderia fazer a coleta, usar dispositivos para entregar o sangue e receber os resultados online parecia boa demais para ser verdade. E era.

De tecnologia inovadora, o caso Theranos se transformou em um escândalo com múltiplas acusações de fraude e a possibilidade de levar sua fundadora para a cadeia por mais de 20 anos.

Continua após a publicidade

A trama de The Dropout

Na série, produzida originalmente pelo Hulu, Amanda Seyfried (Meninas Malvadas) é Elizabeth Holmes e o centro de uma espiral contrastante de ambição e decepção, riqueza e fracasso, inovação e mentira.

A personagem de Michaela Watkins (Um Lobo Entre Nós) está no centro de tudo isso como a advogada da Theranos, Linda Tanner, uma pessoa que não existe na realidade, mas que tem sua jornada e participação influenciada por membros reais do time legal da empresa e da defesa da CEO durante os julgamentos que chegaram ao fim em janeiro de 2022.

Continua após a publicidade

“A teoria é maravilhosa”, afirma a atriz em entrevista ao Canaltech. Na visão dela, é possível entender perfeitamente, diante do processo trabalhoso de cuidar da própria saúde, como o mercado se animou com a ideia, os investidores colocaram dinheiro e Holmes, acima de tudo, obteve prestígio sem nunca efetivamente apresentar qualquer resultado prático.

“As pessoas estão dispostas a acreditar, mas a farsa só consegue sobreviver até determinado ponto. A grande questão é: será que ela também acreditava nisso ou só queria que os outros fizessem isso?”, questionou Watkins.

The Dropout trafega entre diferentes mundos, pretendendo entregar tanto os bastidores de uma história cheia de ilusões e truques, que também incluem aqueles pregados na própria Holmes, quanto o questionamento sobre até que ponto alguém é capaz de acreditar em uma mentira, mesmo diante de questionamentos éticos e questões de saúde. Em uma era de fake news, pandemia e ciência sendo colocada à prova por finalidades maliciosas, a história que já é recente se torna ainda mais atual.

Continua após a publicidade

A história também é sobre como influenciar pessoas e, neste caso, fazer muito dinheiro. Entre a ambição de ser maior e fugir das amarras tradicionais, que fez a personagem de Seyfried largar a faculdade na metade para investir em seu sonho no Vale do Silício, também estão grandes investidores procurando enriquecimento e enxergando na juventude e no mundo da tecnologia um caminho fácil para isso, sem entender uma coisa nem outra.

“Ele viu cifrões tão grandes que ofuscaram qualquer tipo de pensamento racional. Mesmo sendo um homem inteligente, acabou deixando a ciência de lado”, afirmou ao Canaltech Alan Ruck (Succession), que interpreta Jay Rosan, CEO da companhia médica Walgreens e um dos principais investidores da Theranos. Como tal, ele também foi peça fundamental nas acusações de fraude contra a empresa.

Em The Dropout, seu personagem também se volta ao magnetismo de Elizabeth Holmes e a forma incisiva e firme como ela colocava seus valores e informações na mesa. Segundo Ruck, Rosan acabou ouvindo a fundadora da Theranos sem nenhum tipo de crítica, com o roteiro apostando nesse lado mais curioso e quase místico da história.

Continua após a publicidade

“Muita gente estava procurando alguém como ela para fazer fortuna. Acho que ele queria acreditar na tecnologia tanto quanto a própria Holmes”, completou Ruck.

Obsessão e emoção

Na outra ponta dessa história está Noel Holmes, interpretada por Elizabeth Marvel (House of Cards). Ela também está envolvida na teia de ambição e no desejo da filha de ficar rica e mudar o mundo, enquanto enfrenta suas próprias provações como a mãe de uma acusada por múltiplas fraudes e prejuízos de milhões de dólares.

Continua após a publicidade

Durante o julgamento real do caso Theranos, ficaram notórias as imagens de Noel e Elizabeth Holmes entrando e saindo juntas do tribunal, sempre de mãos dadas. É uma relação que será mostrada com ainda mais intimismo em The Dropout, com uma relação descrita por Marvel como nada fácil: “Mãe é mãe e ela sempre estará ao lado da filha, mas, ao mesmo tempo, às vezes a vê como uma estranha por conta de suas atitudes”.

Segundo a atriz, ambas vêm de um mesmo lugar de ambição e amor. Entre o apoio à filha durante a criação da Theranos e mesmo antes, com a decisão de largar Stanford, uma das mais prestigiosas universidades dos EUA, está um objetivo compartilhado que também é o de toda mãe: ver a prole prosperar e alcançar os seus sonhos. “Desde jovem, ela viu do que a filha era capaz e o quanto era brilhante. Isso cria uma ambição e um apetite nos pais”, completa.

Como em todo o caso Threanos, é claro, esse sentimento atinge o nível do absurdo com a promessa dos exames rápidos de sangue. Antes da estreia, Marvel foge de julgamentos morais sobre o quanto Noel sabia sobre o que a filha estava fazendo e das promessas feitas a investidores e ao mercado, deixando isso para a própria produção.

Continua após a publicidade

“É uma história que fala sobre todos nós, sobre até onde conseguimos chegar se estivermos motivados o bastante, mesmo que tais lugares sejam obscuros e obsessivos”, finaliza a atriz.

Quando The Dropout estreia?

No elenco também estão Naveen Andrews (Lost), Stephen Fry (Assassinato em Godford Park), Sam Waterston (O Grande Gatsby) e William H. Macy (Jurassoc Park III).

Elizabeth Meriwether (New Girl) é o showrunner, com a série baseada no documentário de mesmo nome, com a história real de Elizabeth Holmes.

Continua após a publicidade

The Dropout tem oito episódios e estreia no Star+ no dia 3 de março, com os três primeiros. Depois, segue com um por semana até o final.