Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Super Pumped | Conheça a série sobre a Uber que estreou no Paramount+

Por| Editado por Jones Oliveira | 13 de Maio de 2022 às 21h30

Link copiado!

Paramount
Paramount

A história de mais uma startup virou série — e, desta vez, uma bem conhecida dos brasileiros. Chegou ao Paramount+ a minissérie Super Pumped: A Batalha pela Uber, que conta justamente os bastidores por trás da criação do aplicativo de transporte. E, mais importante ainda, narra o jogo de poder e cobiça que acompanhou o sucesso do app em todo o mundo.

Produzido pela Showtime, o seriado se foca na história de Travis Kalanick, vivido por Joseph Gordon-Levitt (Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge), um dos fundadores da empresa e que foi deposto do cargo de CEO após sofrer um golpe da própria diretoria. E é nesse Game of Thrones corporativo que a trama se concentra, mostrando os fatos que levaram à derrocada do executivo.

Continua após a publicidade

Além disso, a série ainda explora outros lados dessa história, principalmente ao abordar a conturbada relação de Kalanick com Bill Gurley, seu mentor e amigo, mas com quem sempre tinha calorosos confrontos.

Quem é Travis Kalanick?

Falar que Kalanick caiu apenas por uma conspiração dentro da própria Uber é uma forma bem simplista de resumir toda a história, que realmente passa por esse jogo de poder, mas também esbarra em algumas polêmicas, incluindo alguns escândalos envolvendo a Uber.

Antes de criar a startup de sucesso, Kalanick apareceu no mundo da tecnologia em 1998 como um dos criadores do Scour, uma ferramenta de busca P2P que muitos consideram um dos pais do torrent. A empresa faliu pouco tempo depois após um processo milionário feito por estúdios de cinema.

Continua após a publicidade

Apesar disso, o executivo seguiu apostando na tecnologia P2P e fundou outra empresa, a Red Swoosh. Dessa vez, ele não foi processado por ninguém e conseguiu vender a companhia por US$ 23 milhões — dinheiro que serviu para fomentar a ideia da Uber.

Reza a lenda que o app nasceu quando ele gastou US$ 800 para contratar um motorista particular durante o Ano Novo em Nova York. Foi quando ele começou a imaginar se não havia como criar um método de contratar o mesmo serviço, mas por um preço bem mais em conta. Nascia assim o app que você provavelmente tem em seu celular neste momento.

E a tal Batalha pela Uber que a série aborda acontece em 2017, quando Kalanick passa a sofrer uma pressão interna para deixar o cargo de CEO. Na época, a empresa vinha sofrendo uma crise institucional, seja por ser acusada de roubar documentos confidenciais do Google ou por uma série de acusações de má conduta corporativa após pelo menos 20 funcionários terem sido demitidos após acusações de assédio sexual.

Continua após a publicidade

Com esse tsunami de problemas, a situação do executivo foi se tornando insustentável até que ele mesmo pediu para deixar o posto. Em 2019, ele cortou de vez as relações com a empresa que ajudou a fundar.

Assim, o que Super Pumped: A Batalha pela Uber aborda é justamente os bastidores dessas crises, apresentando esse CEO um tanto quanto excêntrico tendo que lidar com dor de cabeça atrás de dor de cabeça ao mesmo tempo em que gente tão poderosa quanto quer se ver livre dele o mais rápido possível.

Nomes de peso

Continua após a publicidade

Um dos pontos que mais chamam a atenção na série é justamente o seu elenco, composto boa parte por grandes nomes de Hollywood. Além do próprio Gordon-Levitt, o elenco ainda traz Uma Thurman (Kill Bill) e Kyle Chandler (Manchester à Beira-Mar).

A série é uma adaptação do livro Super Pumped: The Battle for Uber e faz parte de uma iniciativa do Showtime para contar grandes histórias do mundo dos negócios. Assim, enquanto a primeira temporada é centrada na Uber, a emissora já deixou claro que as seguintes vão explorar outros acontecimentos.

Os sete episódios de Super Pumped: A Batalha pela Uber já estão disponíveis no Paramount+.