Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Os 10 melhores documentários sobre redes sociais

Por| Editado por Jones Oliveira | 17 de Julho de 2021 às 15h00

Link copiado!

Reprodução/Netflix
Reprodução/Netflix

Com as redes sociais se tornando parte cada vez mais fundamental de nossas vidas, era apenas questão de tempo para que elas passassem a ser alvo do interesse de documentaristas. Afinal, tudo o que a gente faz acaba passando por alguma rede e se transformando em informação para algum algoritmo, então nada melhor do que explorar e aprofundar as várias facetas desse fenômeno.

Por isso, não faltam produções do gênero que abordam questões relacionadas à nossa vida online. São filmes que analisam a forma com que a gente interage com esse conteúdo digital, que analisa o nosso comportamento enquanto sociedade conectada ou que apresenta os impactos que essas redes trazem para a forma com que a gente vê o mundo à nossa volta. Mais uma vez, material não falta.

E se você se interessa por essas discussões, acompanhar esses documentários é mais do que fundamental. E para ajudá-lo na hora de selecionar ao que assistir, o Canaltech separou algumas das melhores produções sobre redes sociais para você conferir.

Continua após a publicidade

10. Eis os Delírios do Mundo Conectado

Abrimos nossa lista com um documentário que aborda um tema mais do que necessário e que é feito por um cineasta de peso. Eis os Delírios do MundoConectado é dirigido por ninguém menos do que Werner Herzog, responsável por filmes como Aguirre: A Cólera dos Deuses e Deserto em Fogo, além de ser o imperial que queria matar o Baby Yoda em Mandalorian.

E ele vem com todo esse currículo para discutir e analisar como a internet e as as redes sociais vêm moldando a nossa sociedade. O grande ponto de partida proposto por Herzog é que as fronteiras entre o real e o digital já quase não existem mais e o documentário passa a discutir as consequências disso para o futuro. Afinal, nossos netos vão precisar de companhia humana ou um avatar em uma rede social vai ser o suficiente?

Continua após a publicidade

Infelizmente, o filme é um pouco complicado de ser encontrado por aqui, já que não está disponível em nenhuma plataforma de streaming no Brasil.

9. Império de Memes

Não se deixe enganar pelo título. Império de Memes é muito menos sobre conteúdo viral e mais sobre o que é ser um influenciador digital nas redes sociais e o que essa exposição constante impacta na vida e no psicológico das pessoas. O documentário acompanha famosos como Paris Hilton e DJ Khaled para entender a relação que eles têm com a vida digital e como isso os afeta.

Continua após a publicidade

Um dos pontos mais fortes é justamente quando essas celebridades online destacam sobre como esse tipo de vida é solitária, o quão frustrante é viver em busca de aprovação de desconhecidos e como esse mesmo público está sempre ávido para ver seus ídolos caírem em desgraça.

Império de Memes está disponivel na Netflix.

8. The Creepy Line

Continua após a publicidade

Já não é segredo que as redes sociais moldam a forma com que a gente vê o mundo — e o documentário The Creepy Line (algo como “A Linha Assustadora”, em uma tradução literal) esmiúça como Facebook e outras redes sociais trabalham para formar essas bolhas dentro da sociedade e como, no fim das contas, todos nós acabamos sendo manipulados.

É um documentário que nos faz lembrar o que acontece quando empresas gigantescas têm acesso a uma infinidade de dados pessoais de praticamente todo um país. E o melhor é que você pode assistir ao filme de graça pelo Tubi TV.

7. Privacidade Hackeada

Continua após a publicidade

Seguindo essa mesma linha de documentário que vai fazê-lo fechar todos os seus perfis nas redes sociais, Privacidade Hackeada é um exemplo claro de como as informações que você compartilha podem ser usadas para moldar sua visão de mundo e manipular como você pensa. A partir do escândalo do Facebook com a Cambridge Analytica nas eleições estadunidenses de 2016, o filme aborda como suas curtidas e até jeito que você escreve se transformam em algo valioso para essas megacorporações e para políticos interessados em controlar nossa perspectiva da realidade.

Privacidade Hackeada está disponível na Netflix.

Continua após a publicidade

6. Like

Você certamente conhece alguém que é viciado em redes sociais. E, no caso, não é força de expressão, mas um vício propriamente dito. É a partir disso que o documentário Like aborda nossas relações com essas plataformas digitais, explorando o impacto em nossas vidas e também em nosso cérebro.

A diferença é que o filme não é tão apocalíptico e também trata da parte positiva dessa vida ultraconectada, levantando a bandeira de que é possível equilibrar o mundo online com a vida real. Ainda assim, é interessante ver as explicações do porquê somos tão interessados em fazer parte desses movimentos online e tão apaixonados por um botão de curtir.

Like está disponível no Indieflix.

Continua após a publicidade

5. The Story of Content

Nem só da demonização das redes sociais é que vivem os documentários do gênero. The Story of Content traz uma abordagem mais positiva de como as redes sociais se tornaram vitais para o marketing e criaram um novo mundo de negócios e possibilidades criativas, com as marcas se digladiando para ter seu lugar ao sol do ambiente digital.

Assim, o filme é perfeito tanto para estudantes de marketing e publicidade quanto para quem trabalha (ou quer trabalhar) com produção de conteúdo para a internet, mostrando exemplos bem sucedidos e como foi possível chegar lá.

Continua após a publicidade

The Story of Content está disponivel gratuitamente no site da Content Marketing Institute.

4. Influencers

Se você está interessado no tema, mas não tem tanta paciência assim para acompanhar um documentário tradicional (e se acontecer algumas coisas no Twitter nesse meio tempo? E o TikTok?), o curta Influencers é a pedida perfeita para você. Com apenas 14 minutos, ele discute o que é ser um influenciador digital e tira um pouco da aura mágica que gira em torno do título, ao mesmo tempo em que trabalha a ideia de como esse mundo de criatividade e tendências é contagioso.

Para isso, ele se apoia em uma série de entrevistas com influenciadores de diferentes setores de Nova York para que eles façam essa avaliação sobre seu papel na cultura pop digital.

Continua após a publicidade

O curta Influencers está disponível na íntegra no Vimeo.

3. Celebs, Brands & Fake Fans

Continua após a publicidade

Nessa mesma toada, o documentário Celebs, Brands & FakeFans vai para o lado nada glamouroso das redes sociais, analisando como nascem as celebridades digitais artificiais — ou seja, aqueles que vão atrás de fãs falsos para inflar seu alcance e forjar uma relevância inexistente. Em um mundo em que o número de seguidores e de curtidas é a moeda corrente, entender como funciona esse mercado negro de falsos seguidores é essencial.

Produzido pelo canal Real Stories, o documentário está disponível na íntegra no YouTube.

2. New Kings: The Power of Online Influencers

O documentário New Kings foi produzido como o resultado de um mestrado de uma aluna da University of Southern California e é outra produção que discute o poder dos influenciadores online — desta vez sob o viés do futuro da comunicação e do marketing e de como eles criaram uma nova economia baseada em você se tornar um produto.

E por ser resultado de um trabalho acadêmico, ele se aprofunda bastante em todas essas questões, ouvindo não só os influenciadores em si, mas também especialistas de diferentes áreas.

New Kings: The Power of Online Influencers está disponível no YouTube.

1. O Dilema das Redes

Talvez o documentário mais famoso sobre o assunto, O Dilema das Redes chegou à Netflix no final do ano passado com uma mensagem bastante alarmista sobre o quanto as redes sociais podem ter um impacto na humanidade e em nosso sistema democrático. Não que a gente não tenha visto isso na prática, mas é sempre assustador ver especialistas, pesquisadores e gente que trabalha na área dizendo com todas as letras o tamanho do buraco no qual estamos nos enfiando.

O Dilema das Redes pode ser visto na Netflix.