7 filmes baseados em música que você precisa assistir

7 filmes baseados em música que você precisa assistir

Por Beatriz Vaccari | Editado por Jones Oliveira | 14 de Janeiro de 2022 às 21h00
Universal Pictures, Paris Filmes

Há filmes musicais, há cinebiografias de grandes lendas, há documentários e até mesmo shows que já foram exibidos nas telonas — e existem também os longas baseados em melodias. Desde canções clássicas inglesas a hits populares, o céu é o limite na hora de adaptar os versos de uma composição sonora para os cinemas.

Pensando nisso, o Canaltech listou sete filmes baseados em músicas que você deveria assistir: tanto os que citam clássicos do rock, passando por canções natalinas, chegando até ao Brasil, com longas inspirados em melodias que marcaram a cultura nacional. Confira:

7. Yesterday

Bom, como o próprio nome sugere, Yesterday é um filme baseado na canção dos Beatles — na verdade, na discografia dos Beatles. Isso porque aqui nós conhecemos a história de Jack Malik, um cantor e compositor que, após sofrer um acidente, acorda numa realidade em que várias coisas que conhecemos hoje nunca existiram, entre elas, os Beatles. Ele, no entanto, é o único que se lembra da existência da banda inglesa e de seu repertório, e as utiliza para fazer sucesso como intérprete (mas aos olhos de todos como criador).

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Yesterday está disponível na Netflix.

6. Uma Segunda Chance para Amar

Apesar do nome em português ser Uma Segunda Chance para Amar, este longa-metragem de Paul Feig é chamado originalmente de Last Christmas, exatamente como o hit natalino do grupo Wham!. É uma comédia romântica de Natal, como nossos momentos escapistas procuram: Kate, uma mulher que mora em Londres e trabalha como elfo em uma loja festiva o ano todo, um belo dia conhece Tom, um rapaz simpático e difícil de se encontrar. O que ela não esperava, no entanto, é que a simples presença de Tom na sua vida a ajudaria a colocar sua vida nos eixos, melhorando o relacionamento com sua família, com seu emprego e com seus amigos.

Uma Segunda Chance para Amar está disponível no Prime Video.

5. Poção do amor nº 9

Este filme de Dale Launer protagonizado por Sandra Bullock e Tate Donovan foi inspirado diretamente na canção Love Potion Nº 9, performada originalmente pela banda The Clovers e um verdadeiro hit do fim dos anos 1950. Aqui nós conhecemos a dupla de cientistas Paul Matthews e Diane Farrow, que apesar de serem talentosíssimos em suas profissões, não possuem tanta sorte no amor. Um dia, os amigos de Paul o levam para ler sua vida numa cigana, que lhe prepara uma poção que faz com que pessoas do sexo oposto se apaixonem instantaneamente por quem a bebe.

Poção do amor nº 9 não está disponível no streaming.

4. A Música da Minha Vida

Assim como Yesterday, A Música da Minha Vida é baseado em toda a discografia do Bruce Springsteen. Ideal para os fãs de filmes coming of an age, aqui acompanhamos a história do jovem paquistanês Javed, que nasceu na Inglaterra após seus pais migrarem para o país. Tendo sua vida social bastante restringida por conta do pai, ele se sente acuado para fazer atividades como ir a festas ou conhecer garotas, então acaba tendo uma rotina resumida a ir pro colégio e voltar para casa. Um dia, um colega de classe lhe dá duas fitas cassete de álbuns de Bruce Springsteen, que mudam sua vida e visão de mundo completamente.

A Música da Minha Vida está disponível no Telecine Play.

3. Faroeste Caboclo

Baseado na canção homônima do Legião Urbana, Faroeste Caboclo é um filme de 2013 dirigido por René Sampaio e estrelado por Isis Valverde e Fabrício Boliveira. Apesar da música ter momentos muito chocantes e difíceis para seu protagonista, o diretor faz um excelente trabalho em retratá-la completamente, contando sua história. O filme segue João do Santo Cristo, que deixa Salvador, sua cidade natal, e se muda para a Brasília em busca de uma vida melhor. No entanto, ele acaba encontrando a miséria e o crime, muito forte pelo tráfico de drogas e o rival Jeremias, mas também descobre o amor nos braços de Maria Lúcia.

Faroeste Caboclo está disponível no Globoplay.

2. Eduardo e Mônica

Também dirigido por René Sampaio, Eduardo e Mônica acompanha o romance do casal fictício mais famoso da cultura brasileira, que se conhecem em uma festa estranha e com gente esquisita. Ainda assim, não demora para que a história de amor comece e dar vida aos versos da música eternizada por Renato Russo, ambientada numa Brasília pós-ditadura militar e personificada por Alice Braga e Gabriel Leone, que dão vida à história de amor mais popular do Brasil, protagonizada por duas pessoas de vidas e opiniões bastante distintas.

Eduardo e Mônica encontra-se em cartaz nos cinemas a partir do dia 20 de janeiro de 2022.

1. Mamma Mia!

O topo da lista fica para ninguém menos que ele, Mamma Mia!, filme que tornou-se um verdadeiro must watch da comédia e dos musicais. Estrelado por Meryl Streep e Amanda Seyfried, este longa é uma adaptação ao cinema da peça musical homônima, baseado na icônica canção do ABBA. Aqui acompanhamos a história de Donna, que é dona de um hotel na Grécia e está preparando o casamento de sua filha, esta que está tão ansiosa para conhecer seu pai biológico, tem a ideia de convidar os três rapazes com quem sua mãe se envolveu quando era mais nova para eles comparecerem em sua cerimônia matrimonial.

Além disso, esse filme ainda conta com diversos outros hits icônicos do ABBA, como Dancing Queen, Lay All Your Love on Me, Voulez-Vous entre vários outros.

Mamma Mia! e sua sequência estão disponíveis no Star+.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.