5 filmes baseados em fatos reais para assistir no Prime Video
Por Beatriz Vaccari • Editado por Jones Oliveira |
O gênero de drama frequentemente encontra na realidade uma tela em branco, pronta para ser desenhada. Embora exija muito mais do diretor, roteirista e de o elenco ser fiel a eventos que de fato aconteceram na vida real, quando bem executado, o filme dificilmente fica de fora de premiações do setor. Pensando nisso, o Canaltech selecionou a dedo cinco filmes baseados em fatos reais disponíveis no catálogo do Amazon Prime Video para você assistir.
- O que chega ao Amazon Prime Video em outubro de 2021
- Os melhores documentários do NatGeo para assistir no Disney+
- 10 filmes e séries biográficos para assistir na Netflix
Distribuídos em enredos de tragédias, guerra, música, esporte e até mesmo questões políticas e sociais, há obras disponíveis na plataforma de streaming da Amazon baseadas em figuras icônicas que passaram pelo mundo e deixaram sua marca na história — e que agora são eternizadas em obras audiovisuais.
5. O Impossível
Começando a lista com um filme espanhol que ganhou os holofotes por ter Naomi Watts, Tom Holland e Ewan McGregor no elenco, O Impossível é baseado nas memórias de María Belón Alvárez, uma médica e advogada que ficou mundialmente conhecida por ter sobrevivido ao Sismo e tsunami do Oceano Índico em 2004, junto com o marido e os três filhos. A tragédia aconteceu no fim do ano e desencadeou uma série de tsunamis devastadores ao longo das costas da maioria dos continentes banhados pelo Oceano Índico, deixando mais de 220 mil mortos ao longo do caminho, além de ter inundado diversas comunidades costeiras.
O Impossível teve uma ótima recepção da crítica especializada, que elogiou sobretudo a performance de Watts no papel de Alvárez. A atriz também chegou a receber uma indicação ao Oscar por sua atuação no longa de Juan Antonio Bayona.
4. Rocketman
Pouco depois de Bohemian Rhapsody chegar aos cinemas, Rocketman também estampou as telonas dos cinemas (e consequentemente gerou diversos comentários comparativos entre o público). Embora com abordagem bem diferente, o filme traz a vida de Elton John desde a infância até os dias atuais, aqui interpretado pela estrela de Kingsman, Taron Egerton, que também arriscou-se a cantar todas as faixas da trilha sonora.
O longa de Dexter Fletcher tem uma abordagem "brega" e extravagante, pra dar jus ao ícone da música setentista que tem sua história contada na frente das câmeras. Apesar de esnobado no Oscar, Rocketman foi reconhecido no Globo de Ouro e também pela crítica especializada.
3. O Vencedor
O Vencedor reúne um elenco de peso para contar a história do ex-boxeador Micky Ward e seu meio-irmão, Dicky Ecklund. Este último é interpretado por Christian Bale, cujo personagem atingiu o auge de sua carreira ao enfrentar o campeão mundial Sugar Ray Leonard em uma luta de boxe. O feito, inclusive, colocou a pequena cidade de Lowell, em Massachusetts, no mapa. Em 1993, ele se mantém encarregado dessa fama, mas também acabou se envolvendo com drogas e dando um adeus à carreira de boxeador.
Um dia, seu irmão Micky Ward (Mark Wahlberg) decide tentar a sorte nesse mundo, sendo treinado por Dicky e empresariado por sua mãe, Alice (Melissa Leo). No entanto, a família sempre coloca a breve carreira de Dicky acima da sua, o que coloca limites em seu sucesso no esporte. A situação muda quando ele passa a namorar Charlene Fleming (Amy Adams), que o incentiva a deixar a influência familiar e tratar o boxe de forma mais profissional. O Vencedor teve um total de seis indicações ao Oscar, vencendo duas delas.
2. Até o Último Homem
Mel Gibson traz um olhar mais sensível para a história de Desmond Doss, ex-soldado e socorrista do Exército dos Estados Unidos. Cristão da Igreja Adventista do Sétimo Dia, Doss ficou conhecido por se recusar a portar ou usar uma arma de fogo de qualquer espécie, e mesmo tendo suas convicções questionadas pelo restante da equipe, manteve-se fiel a si mesmo e à sua fé durante a Segunda Guerra Mundial.
Quem interpreta Doss é Andrew Garfield, cuja performance lhe rendeu uma indicação ao Oscar na categoria de Melhor Ator. O filme é bem equilibrado e consegue mostrar os dois lados da vida do soldado: tanto a vida na cidade natal, apaixonado e casando-se com a enfermeira Dorothy Schutte (Teresa Palmer); quanto na guerra, com a brutalidade de ver seus companheiros sendo atacados e até mortos.
1. Malcolm X
Para fechar a lista, é válido citar o clássico de 1992 estrelado por Denzel Washington e dirigido por Spike Lee. Malcolm X segue a vida do ativista Malcolm Little, popularmente e historicamente conhecido como Malcolm X: um defensor dos direitos econômicos, políticos e sociais da população negra nos Estados Unidos e fundador da Organização para a Unidade Afro-Americana. Além de dirigir e produzir, Lee escreveu o roteiro baseado na Autobiografia de Malcolm X, contada pelo próprio ativista ao escritor Alex Haley, livro que chegou a ser considerado um dos 10 de não-ficção mais importantes do século XX segundo a revista Time.
Com mais de três horas de duração, Spike Lee não tem pressa para explorar e abordar todos os detalhes da vida de Malcolm X, desde a sua infância, passando pela juventude em que descobriu o islamismo, a conversão religiosa como um discípulo messiânico de Elijah Mohammed, o casamento com Betty Shabazz e os traumas causados pela Klu Klux Klan que assassinou toda a sua família.