Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

10 filmes e séries biográficos para assistir na Netflix

Por| 27 de Fevereiro de 2021 às 09h00

Link copiado!

Divulgação/Downtown Filmes, Netflix
Divulgação/Downtown Filmes, Netflix
Tudo sobre Netflix

Histórias reais sempre são boas inspirações para a criação de séries e filmes, com elas também sendo contadas a partir do ponto de vista da principal pessoa envolvida. Muitos artistas e pessoas que ficaram famosas por algum motivo, positivo ou não, acabam vendo suas vidas retratadas em biografias, seja através da interpretação de atores com base em um roteiro que incrementa elementos reais com um pouco de ficção, ou em formato de documentários.

A Netflix, desde a sua chegada como plataforma de streaming, conta com diversos títulos biográficos disponíveis para os assinantes. São histórias contadas sobre grandes artistas, inclusive brasileiros, como Tim Maia e Raul Seixas, de criminosos, como El Chapo, de pessoas inspiradoras, como Anne Frank, entre muitos outros. E, pensando nisso, o Canaltech preparou uma lista com 10 desses títulos, entre séries, filmes e documentários, para você maratonar e conhecer melhor essas personalidades.

Continua após a publicidade

Confira a lista completa:

10. #AnneFrank. Parallel Stories

O primeiro título da lista é o documentário AnneFrank - Parallel Stories, lançado em 2019, que pelo nome você pode até desconfiar do que se trata. Anne Frank foi uma jovem judia e vítima do Holocausto provocado pelo nazismo, que foi assassinada no campo de concentração de Bergen-Belsen, na Alemanha, quando tinha apenas 16 anos. Enquanto passou dois anos se escondendo dos nazistas, ela escrevia em um diário para contar um pouco da sua história e relatando os momentos que estava vivendo, e suas anotações se tornaram inspiração para diversas obras.

Continua após a publicidade

No documentário, a história de Anne Frank é contada por Helen Mirren, atriz britânica vencedora do Oscar, com base no próprio diário da jovem que, se estivesse viva, já estaria com 92 anos. A produção também conta a história de outras cinco mulheres, sendo duas delas irmãs, que sobreviveram ao Holocausto quando ainda eram crianças e que chegaram a conhecer Anne.

9. El Chapo

Joaquín Guzmán, conhecido também como El Chapo, foi um dos maiores traficantes de drogas do mundo. Mexicano, foi líder do Cartel de Sinaloa, conhecido também como a Alianza Sangre, basicamente um sindicato internacional de crime. El Chapo mexia com cocaína, metanfetamina, heroína e maconha, contrabandeando as drogas por todo o Estados Unidos e pela Europa.

Continua após a publicidade

Na série El Chapo, original da Netflix e que estreou seus primeiros episódios em 2017, você vai conferir como foram os momentos de ascensão do traficante, que é interpretado por Marco de la O, a sua fuga e a captura. A produção já conta com três temporadas, todas disponíveis completas na plataforma de streaming. Joaquín Guzmán, hoje, cumpre penas de prisão perpétua nos Estados Unidos, no estado do Colorado.

8. Ligue Djá: O Lendário Walter Mercado

O Brasil conhece muito bem Walter Mercado, astrólogo que ficou famoso por aparecer na televisão com um visual único, exótico, colorido e carregado na androginia, que se mostrava também nos cabelos e na maquiagem. O que algumas pessoas não sabiam, no entanto, era que essa personalidade nasceu em Porto Rico e se tornou famoso nos Estados Unidos e em países que falam a língua espanhola. A história de Walter Mercado é contada no documentário Ligue Djá: O Lendário Walter Mercado, original da Netflix.

Continua após a publicidade

A produção, que estreou na plataforma de streaming no ano passado, conta a história de como Walter Mercado ficou famoso, como foram os primeiros anos de sua vida, as dificuldades que passou com a família, os golpes que sofreu e como se tornou essa figura excêntrica que chamou muito a atenção por aqui. O astrólogo, infelizmente, nos deixou em 2019, aos 87 anos.

7. The Crown

The Crown, uma das séries de maior sucesso da Netflix, conta a história da Rainha da Inglaterra, Elizabeth II, que precisou assumir o trono ainda muito jovem, após a morte do pai, o Rei George V. Há 63 anos no poder, a rainha já presenciou altos e baixos da monarquia, com os momentos mais importantes sendo retratados na trama, ainda que muitas coisas tenham ficado de fora, afinal são mais de seis décadas de história.

Continua após a publicidade

Na série, acompanhamos o processo de Elizabeth II na hora de assumir o trono e a coroa do cargo mais importante do Reino Unido, trazendo diferentes elencos para os momentos de sua juventude e para as situações em que já estava em uma idade mais madura. Vemos ainda momentos históricos sendo retratados na trama, trazendo outras personalidades famosas da política. Hoje, a rainha está com 94 anos.

6. Raul - O Início, o Fim e o Meio 

Raul Seixas foi um dos artistas mais renomados do Brasil, fazendo história durante a época em que esteve vivo, mas deixando a sua marca até hoje. Cantor e compositor nascido em Salvador, na Bahia, Raul foi considerado um dos grandes pioneiros do rock brasileiro entre das décadas de 1970 e 1980, produzindo músicas lúdicas e com mensagens importantes.

Continua após a publicidade

A história do artista é contada no documentário Raul: O Início, o Fim e o Meio, título que faz referências a uma de suas músicas mais famosas, mostrando a sua vida pessoal e profissional com base em imagens raras de arquivo. Vemos encontros com seus familiares, conversas interessantes com outros artistas, além de amigos e produtores. Raul Seixas morreu em agosto de 1989.

5. A Vida e a História de Madam C.J. Walker

Continua após a publicidade

Em 2020, a Netflix incluiu no catálogo uma série que conta a história de uma personalidade que revolucionou o mercado da beleza nos Estados Unidos, trazendo produtos dedicados aos cabelos crespos. Madam C.J. Walker, que em A Vida e a História de Madam C.J. Walker é interpretada por Octavia Spencer, foi uma mulher que trabalhava com atividades domésticas e que conseguiu largar tudo para se tornar uma das empresárias mais famosas do país.

A minissérie, que conta com apenas quatro episódios, traz não só a trajetória profissional de Madam C.J. Walker, focando no empreendedorismo feito por mulheres negras para as mulheres negras, como também conta uma história de empoderamento em uma época em que o racismo era escancarado na sociedade.

4. The Story of Diana

Continua após a publicidade

O mundo inteiro conhece a Princesa Diana, que se tornou extremamente popular pelo seu relacionamento conturbado com o Príncipe Charles, filho da Rainha da Inglaterra. Diana, infelizmente, não era bem vista pela família do marido como era pelos seus fãs, o que fez com que a sua história de vida fosse complicada e a sua vida triste até o dia da sua morte.

A história da princesa é contada no documentário The Story of Diana, dirigido por Rebecca Gitlitz, que foi divido em duas partes de quase uma hora e meia cada. Na primeira parte, vemos as dificuldades de Diana na hora de conciliar as agendas da vida de princesa com os problemas do casamento, e na segunda parte vemos os momentos de quando o matrimônio chega ao fim e ela precisa lidar com a mídia mais do que invasiva. Infelizmente, Diana morreu de forma trágica, em 1997, após um acidente de carro que levanta teorias da conspiração até os dias de hoje.

3. A Teoria de Tudo

Continua após a publicidade

Stephen Hawking foi um dos físicos mais conhecidos do mundo, trazendo inúmeras contribuições importantes para a ciência e se tornando um dos cientistas mais renomados do século. Parte de sua história é contada no longa chamado A Teoria de Tudo, que chegou aos cinemas em 2014 e que foca nas suas relações pessoais, mais especificamente no seu relacionamento com Jane Hawking, sua primeira esposa.

No filme, o cientista é interpretado por Eddie Redmayne, e Jane por Felicity Jones. O longa nos mostra como eles se conheceram na Universidade de Cambridge, na década de 1960, passando pelo seu diagnóstico de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), até os anos de seu casamento, quando o corpo começou a sentir os efeitos da condição que sofria. Stephen Hawking morreu em 2018, aos 76 anos, deixando um legado que sempre será lembrado no universo científico.

2. O Código Bill Gates

Continua após a publicidade

Bill Gates dispensa comentários. O bilionário fundador da Microsoft também é uma das personalidades mais conhecidas de todo o mundo, contando com uma história que revolucionou o mundo da computação, facilitando o acesso das pessoas aos computadores pessoais. A sua vida é mostrada no documentário O Código Bill Gates, que conta toda a sua trajetória para se tornar quem é hoje.

O documentário se trata de uma minissérie de três partes que mostram os esforços de Bill Gates para melhorar o saneamento em todo o mundo, contando ainda como foi a sua infância, suas amizades e como ele conheceu Paul Allen, o cofundador da Microsoft, e também seus esforços para tentar salvar o planeta das mudanças climáticas, que são consequências do aquecimento global.

1. Tim Maia 

Para fechar a lista com as melhores biografias para assistir na Netflix, a dica é o filme Tim Maia, que recentemente chegou ao catálogo da plataforma de streaming. Protagonizado por Babu Santana, o filme de 2014 conta a história de um dos artistas mais famosos da música popular brasileira, mostrando como foi a sua vida desde a sua infância no Rio de Janeiro, até a sua morte, com apenas 55 anos.

Tim Maia teve uma vida com muitos altos e baixos, sendo tão bem-sucedido quanto de personalidade complicada, além de apresentar alguns problemas com o vício em álcool e em drogas. O artista, que se chamava Sebastião Rodrigues Maia, conquistou o seu espaço na música trazendo novos estilos e criando canções inesquecíveis que continuam na boca do brasileiro até hoje. Tim Maia faleceu em 1998 vítima de uma infecção generalizada.

Qual a sua biografia preferida da Netflix? Conte aqui nos comentários!