Os melhores documentários do NatGeo para assistir no Disney+

Os melhores documentários do NatGeo para assistir no Disney+

Por Beatriz Vaccari | 22 de Dezembro de 2020 às 09h26
Divulgação/National Geographic

A pandemia de COVID-19 obrigou pessoas de todo o mundo a ficarem em casa por muito mais tempo do que antes, o que fez muitas pessoas partirem para as plataformas de streaming como uma alternativa de distração. Além de o período ter levado a uma alta na audiência de diversos serviços do tipo, as empresas de entretenimento observaram um interessante fator na escolha do público enquanto rodavam os catálogos: curiosamente, as pessoas passaram a se interessar mais por documentários nesse período.

O Co-CEO da Netflix, Ted Sarandos, informou recentemente em uma entrevista que a empresa observou a categoria de produções documentais crescerem consideravelmente durante o período de isolamento social. O executivo ainda afirma que A Máfia dos Tigres, título sobre os crimes cometidos por Joseph Allen Maldonado-Passage, popularmente conhecido como Joe Exotic, foi um dos principais sucessos da plataforma em 2020. Estima-se que a série tenha atingido um público de 34,3 milhões de espectadores únicos nos primeiros 10 dias de lançamento.

Além disso, de acordo com um estudo sobre o aumento de audiência na TV Paga durante a pandemia realizado pela Agência Nacional de Cinema (Ancine) e divulgado em junho deste ano, os canais de documentários por assinatura observaram um aumento de 25,3% de espectadores na primeira quinzena de abril quando comparado à média da primeira quinzena de março.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Pensando nisso, o Canaltech resolveu vasculhar o acervo da National Geographic exclusivo para o Disney+, que chegou recentemente ao Brasil e ao restante da América Latina, para ajudar os fãs de documentários a escolherem o que assistir. As opções são diversas e variam entre temas da natureza, do espaço e da humanidade. Confira:

12. Cosmos: Uma Odisseia do Espaço-Tempo

Cosmos é um remake da série homônima de 1980 apresentada por Carl Sagan (Imagem: Divulgação / National Geographic)

Cosmos é uma das mais populares produções da National Geographic desde o lançamento do Disney+ no Brasil, e não é à toa: a série documental é uma verdadeira imersão histórica e científica, que traz ao público uma completa (e muitas vezes curiosa) explicação sobre o universo do qual fazemos parte. Cosmos é um remake da série homônima de 1980 apresentada e idealizada por Carl Sagan, e que hoje recebe um novo anfitrião: o astrofísico Neil deGrasse Tyson.

Com episódios intrigantes que procuram desvendar tudo o que está presente no universo, desde o Big Bang, passando por buracos negros, leis da natureza, mistérios do espaço e até o próprio conceito de tempo, Cosmos é desenrolada numa linguagem acessível, ideal para quem gosta do assunto, mas tem dificuldade de compreender os termos técnicos da ciência, sendo um guia perfeito para interessados em aprender tudo sobre o universo de um modo geral.

Cosmos tem uma temporada disponível no Disney+.

11. Lady Di: Suas Últimas Palavras

O documentário de Lady Di passa-se em 1991, dentro do Palácio de Kensington (Imagem: Divulgação / National Geographic)

Desde o lançamento da quarta temporada de The Crown, os fãs passaram a se interessar e pesquisar por mais conteúdos sobre a história de Diana, Princesa de Gales, integrante da Família Real Britânica entre 1981 e 1996. Além da série da Netflix, o NatGeo oferece por meio do Disney+ outro conteúdo sobre a princesa para que o público possa conhecer ainda mais sua história.

Lady Di: Suas Últimas Palavras acontece em 1991 dentro do Palácio de Kensington em Londres. Nele, Diana participa de uma série de entrevistas confidenciais que foram gravadas com sua permissão por um amigo próximo em nome do jornalista Andrew Morton. A produção promete revelar o que a princesa pensava e sentia em um momento muito específico de sua vida, com a narrativa apresentado por sua ótica, mostrando o mais complexo lado de sua história.

Assista Lady Di no Disney+.

10. Seremos História?

Leonardo DiCaprio estrela o documentário Seremos História? (Imagem: Divulgação / National Geographic)

O ator e ambientalista Leonardo DiCaprio estrela este documentário para a National Geographic para trazer à tela uma importante questão levantada por ele em quase toda a sua carreira: as mudanças climáticas. Viajando ao redor do planeta, o ator examina ambos os lados do aquecimento global, apresentando o derretimento das calotas polares e a extração agressiva de combustível fóssil.

Além disso, DiCaprio concede entrevistas com importantes figuras da política norte-americana ao longo da produção, como por exemplo o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. O documentário é de 2016 e, infelizmente, poucas mudanças foram realizadas desde seu lançamento, mas que ainda valem o play.

Seremos História está disponível no Disney+.

9. Atlântida: A Cidade Perdida

Atlântida segue em busca da cidade perdida usando obras de Platão (Imagem: Divulgação / National Geographic)

Atlântida: A Cidade Perdida traz um dos maiores nomes do cinema, James Cameron (Titanic, Avatar) e a indicada ao Emmy Simcha Jacobovici (Frontline) para protagonizar a expedição submarina que busca a mítica cidade perdida de Atlântida. Utilizando o filósofo grego Platão como A lenda de Hollywood James Cameron e o cineasta Simcha Jacobovici partem em uma aventura para encontrar a cidade perdida de Atlântida usando as obras do filósofo grego Platão de 4 A.C. como um mapa virtual do tesouro que será crucial nessa aventura.

A tripulação descobre artefatos interessantes, incluindo uma série de âncoras da cidade do Bronze e que com certeza intrigará os espectadores fãs de buscas e aventuras investigativas.

Atlântida: A Cidade Perdida está disponível no Disney+.

8. Planeta Hostil

Muito indicado para os fãs de documentários sobre a natureza e a vida animal, Planeta Hostil está disponível no Disney+ (Imagem: Divulgação / National Geographic)

Planeta Hostil é uma série altamente indicada para os fãs de curiosidades sobre a natureza e a vida animal. Narrada por Bear Grylls, a produção não economiza na beleza visual e demonstra como certas criaturas adaptaram-se para viver em locais e paisagens nada hospitaleiros. O público pode esperar de tudo um pouco: picos de montanhas, desertos, tundras árticas e até mesmo lugares sujeitos a incêndios, todos esses distantes de qualquer tipo de presença humana.

Além disso, o espectador ainda verá as mais aceleradas e emocionantes cenas da vida animal, como lutas entre jaguares e crocodilos e intrigantes sequências e percepções sobre as criaturas selvagens e mais resistentes da Terra.

A série Planeta Hostil tem uma temporada disponível no Disney+.

7. Os Mistérios da Civilização Maia

Para os fãs de história, Os Mistérios da Civilização Maia é uma boa pedida (Imagem: Divulgação / National Geographic)

Recomendada para os fãs de histórias latino-americanas, a minissérie Os Mistérios da Civilização Maia é uma sequência ao documentário Tesouros Perdidos dos Maias, mas que também funciona como uma produção independente da anterior. Trazendo a apresentação de Albert Lin, a série se aventura na selva da Guatemala para explorar mapas do tesouro e os mais tecnológicos recursos que revelam milhares de ruínas antigas.

O público pode esperar as mais curiosas descobertas da história do povo Maia, assistindo pela primeira vez a revelação de lugares e monumentos até então desconhecidos como estatuetas, altares que pertenciam aos Reis da Serpente, esqueletos de uma rainha e misteriosas linhas de pirâmides.

A minissérie Os Mistérios da Civilização Maia está disponível no Disney+.

6. Ciência de Tudo

Stephen Hawking desafia um grupo de voluntários a pensar como os maiores gênios da história nesta série (Imagem: Divulgação / National Geographic)

O já falecido físico Stephen Hawking desafia um grupo de voluntários em um programa científico e revolucionário que sugere aos participantes pensarem como verdadeiros gênios e mostrarem aos espectadores todo o seu potencial, respondendo as mais difíceis perguntas já vividas pela humanidade. O intuito da produção é "responder às grandes questões do universo, usando o poder da mente humana, porque todos nós podemos pensar como um gênio".

O público, além de fazer cada vez mais descobertas a cada episódio, também está sujeito a se divertir conforme os desafios são lançados aos participantes. Ciência de Tudo, no entanto, possui apenas uma temporada, pois foi cancelada após a morte de Hawking em 2018.

Ciência de Tudo pode ser assistido no Disney+.

5. One Strange Rock

Nesta produção, astronautas contam a história da Terra através de uma perspectiva única (Imagem: Divulgação / National Geographic)

Apresentada por ninguém menos que Will Smith, One Strange Rock visa revelar e explorar as reviravoltas mágicas do destino que permitem o triunfo da vida na Terra. A série traz participações especiais de diversos astronautas a fim de apresentar uma perspectiva única do nosso planeta, com depoimentos de pessoas cujo tempo no espaço varia de oito a 160 dias.

Os episódios viajam em um leque amplo de assuntos, desde a origem da respiração e do oxigênio, passando pela violência dos cosmos à extinção dos dinossauros, causada pelo impacto de um asteroide em nosso planeta. One Strange Rock é uma boa pedida para os curiosos a qualquer assunto, trazendo ainda uma simpática figura na narração.

One Strange Rock está disponível no Disney+.

4. A Vida Em Um Milhão de Anos

Curioso sobre o futuro? Confira A Vida em um Milhão de Anos (Imagem: Divulgação / National Geographic)

Para os curiosos que vivem se perguntando como será o futuro (e é claro, já cansaram de maratonar Black Mirror, na Netflix), A Vida em um Milhão de Anos promete responder da forma mais fiel os mais intrigados questionamentos. A série visita um elenco de personagens que representam uma família americana típica em várias linhas do tempo possíveis até o ano 1.000.000 D.C.

Ao mesmo tempo, a série traz para a tela e discute possíveis mudanças que o futuro pode trazer com base em pesquisas sobre Inteligência Artificial, Homens e Máquinas e até a espécie humana tornando-se uma entidade interplanetária. Prepare-se para assistir os avanços da ciência estenderem-se radicalmente para nossa expectativa de vida.

A Vida em um Milhão de Anos está disponível no Disney+.

3. Origens: A Evolução Humana

Curioso sobre a história da humanidade? Esse pode ser o documentário para você (Imagem: Divulgação / National Geographic)

Valendo tanto para os fãs de história da humanidade quanto aos fãs de ficção científica, Origens: A Evolução Humana promete entregar ao espectador um prato cheio para a curiosidade sobre as mais diversas recriações, invenções e eventos na história da espécie humana que de alguma forma foram responsáveis pela modernização da sociedade como um todo.

Cada episódio tem como tema um aspecto da civilização: fogo, medicina, dinheiro, comunicação, exploração, transporte entre outros. Com base nisso, a série documental explora cada um dos fatores e que tipo de controle e condições eles deram e colocaram os humanos no passar dos anos até atingir o mundo como conhecemos atualmente.

Origens tem uma temporada disponível no Disney+.

2. Apollo: Missão à Lua

Os fãs de astronomia já podem dar play em Apollo: Missão à Lua (Imagem: Divulgação / National Geographic)

Os fãs da exploração espacial podem desfrutar dessa produção que conta como a NASA colocou 12 homens na superfície lunar entre 1969 e 1972. É claro que essa história já foi contada diversas vezes, mas está longe de envelhecer — e Apollo: Missão à Lua dá conta do recado, sendo construído inteiramente com imagens de arquivo oficial da agência, entregando para o espectador uma versão mais íntima dos fatos.

Lançado com o intuito de celebrar o 50º aniversário dos primeiros passos de Neil Armstrong na Lua, essa produção da National Geographic, dirigida por Tom Jennings, reúne materiais da NASA, conteúdos transmitidos pela televisão e muito mais em uma linha do tempo linear em uma ótica retrospectiva, que permite que o espectador tire suas próprias conclusões sobre um dos principais marcos da história.

Apollo: Missão à Lua está disponível no Disney+.

1. Free Solo

Já pensou escalar uma formação rochosa sem equipamentos? (Imagem: Divulgação / National Geographic)

Imagine escalar uma formação rochosa sem nenhum equipamento de segurança sequer. Esse foi o sonho realizado por Alex Honnold no documentário Free Solo, que acompanha o alpinista na escalada livre no El Capitan, o monolito de granito de 910 metros de altura presente no Parque Nacional de Yosemite, na Califórnia. A atividade (altamente perigosa) foi registrada em 1h40 dessa produção dirigida por Jimmy Chin e Elizabeth Chai Vasarhelyi e vencedora do Oscar de Melhor Documentário em 2018.

O público acompanhará Honnold tanto no seu preparo físico quanto mental para até então o grande feito da sua bem-sucedida carreira. A produção promete deixar o espectador intrigado do início ao fim, sem perceber que está segurando a respiração em algumas cenas enquanto acompanha a emocionante e assustadora aventura do alpinista.

Free Solo está disponível no Disney+.

Com informações de: Ancine

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.