Publicidade

Doutor Estranho vai ser o novo líder dos Vingadores? O MCU já mostra que sim

Por| Editado por Jones Oliveira | 15 de Setembro de 2021 às 11h30

Link copiado!

Divulgação/Marvel Studios
Divulgação/Marvel Studios

Depois do fim de Vingadores: Ultimato, a grande questão do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU, na sigla em inglês) é sobre quem vai liderar os Heróis Mais Poderosos da Terra após a morte de Tony Stark e a aposentadoria de Steve Rogers. E diante do que já sabemos sobre a Fase 4, tudo indica que o Doutor Estranho deve assumir esse posto — e o próprio Benedict Cumberbatch já deu dicas nesse sentido.

Em entrevista ao site Variety, o ator foi questionado se o herói vai mesmo comandar a equipe a partir de agora e ele tratou logo de desconversar. Embora não fosse capaz de esconder o sorriso no rosto, o intérprete do Mago Supremo apenas disse que ainda precisa pensar sobre o assunto — quase como se tivesse recebido uma oferta de emprego.

Continua após a publicidade

A reação de Cumberbatch é um belo indicativo para isso, mas a verdade é que o próprio MCU já vem dando fortes indícios de que o Doutor Estranho vai assumir esse protagonismo muito em breve. Basta ver como boa parte das histórias apresentadas até aqui na Fase 4 está relacionada ao herói e tudo parece convergir para Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, de WandaVision a Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, passando por Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis e até mesmo Loki. E há quem diga que até mesmo What If…? segue por esse caminho.

Além disso, há o fato de estarmos falando de um personagem com um nível de poder realmente muito superior aos demais. Embora a Capitã Marvel tenha sido apresentada como alguém muito forte — lembre-se de que ela enfrentou Thanos no mano a mano —, todo o elemento místico de Stephen Strange parece ser coisa de outro nível. Não por acaso, ele foi um dos grandes responsáveis por parte da ação de Vingadores: Guerra Infinita e Ultimato.

Isso sem falar que, dentro da história, o personagem é vaidoso o suficiente para se colocar nesse papel de liderança. Ao contrário de um Homem-Aranha que está mais preocupado em cuidar de sua vizinhança do que patrulhar o mundo ou a própria Carol Danvers, que segue patrulhando o espaço (e parece usar isso de desculpa para fugir de conversas), o Doutor Estranho já mostrou gostar dessa importância — algo que ele ostenta bem com o título de Mago Supremo da Terra.

Continua após a publicidade

Parte disso pode ser visto já na cena pós-crédito de Shang-Chi. Embora Cumberbatch não tenha aparecido, a sua influência ali fica clara quando Wong (Benedict Wong) aparece para investigar melhor a natureza mística dos Dez Anéis. Mais do que indicar um retorno do Mestre do Kung-Fu ao MCU, essa cena também indica que o Doutor Estranho já está monitorando o mundo enquanto os Vingadores seguem sem uma liderança formal.

Outro ponto importante destacar é que, nos quadrinhos, o personagem realmente tem esse papel de liderança não apenas nos Vingadores, mas em parte do universo Marvel. Stephen Strange fez parte do Illuminati, um grupo composto pelas maiores mentes daquele mundo — ao lado de Professor Xavier, Namor, Tony Stark, Reed Richards e Raio Negro — e que ajudava a determinar o rumo das coisas na vida dos heróis.

Dessa forma, com a Fase 4 da Marvel se expandindo em mais de uma dezena de filmes nos próximos anos, é possível que tenhamos uma participação ainda mais frequente do Doutor Estranho vindo aí. Levando em conta a popularidade do personagem após os últimos Vingadores — como pode bem ser visto na expectativa do público tanto por Homem-Aranha: Sem Volta para Casa quanto para Multiverso da Loucura —, parece ser um rumo quase certo. Ou pelo menos até um Quarteto Fantástico entrar em cena.

Continua após a publicidade

Fonte: Variety