Do que é feito o fluido de teia do Homem Aranha?
Por André Mello • Editado por Durval Ramos |
Peter Parker foi picado por uma aranha radioativa e ganhou poderes incríveis, fazendo tudo o que uma aranha consegue fazer. Pelo menos quase tudo, já que ele originalmente não produz a sua própria teia. Só que do que é realmente feita a teia do Homem-Aranha e por que ele não está milionário com a invenção?
- Por que a vida do Homem-Aranha é tão difícil? Marvel explica
- Por que o entretenimento precisa de um Homem-Aranha para cada geração
Existem algumas versões sobre como o então adolescente criou teias com um material tão resistente e flexível que nem mesmo grandes indústrias conseguiram criar. Além da óbvia resposta "Homem-Aranha não existe de verdade, ele pode fazer de tudo", a Marvel já tentou explicar de alguma forma como ele conseguiu alcançar essa fórmula e até uma desculpa para ele não conseguir comercializar a sua invenção.
Orgânicas ou sintéticas?
A primeira coisa que é preciso diferenciar é a versão do Homem-Aranha que estamos tratando. Em boa parte de sua existência, Peter Parker mostrou toda a sua genialidade ao criar uma teia sintética, com uma fórmula que ele desenvolveu quando ainda era adolescente. Ele nunca conseguiu comercializar uma teia que poderia aguentar toneladas e ser útil para diversos fins por dois grandes motivos.
O primeiro é que, ao revelar ser o dono da patente da teia, ele poderia se tornar alvo de inimigos do Homem-Aranha ou acabar com a sua identidade secreta. O segundo motivo é que o material sintético das teias se dissolve em duas horas, reduzindo drasticamente o seu uso industrial.
Note que comentamos sobre versões do Homem-Aranha quando se fala em teias. Isso porque, no final dos anos 1990, o diretor James Cameron (Avatar: O Caminho da Água) esteve muito próximo de dirigir uma adaptação do Cabeça de Teia para os cinemas, escrevendo um roteiro que mudava algumas coisas sobre o personagem. Uma dessas coisas era como Peter fazia suas teias.
Acreditando que faria mais sentido que a produção delas fosse uma consequência da picada da aranha radioativa, as teias desse Homem-Aranha passaram a ser produzidas pelo próprio organismo do herói, que usaria os atiradores apenas para direcioná-las.
O filme do James Cameron não saiu do papel, mas a ideia das teias orgânicas seguiu até o começo dos anos 2000, quando Sam Raimi assumiu a direção de Homem-Aranha. Apesar de ser mais fiel que a versão anterior do roteiro, o Peter Parker interpretado por Tobey Maguire (Babilônia) tinha as tais teias orgânicas, algo que chegou a ser piada em sua participação em Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa.
Já nos quadrinhos, tirando um arco que abraçou essa ideia das teias criadas pelo organismo do Homem-Aranha, o herói faz suas teias em laboratório, usando uma fórmula criada no início de sua carreira contra o crime.
- Assine a Disney+ aqui e assista a títulos famosos da Marvel, Star Wars e Pixar quando e onde quiser!
Qual é a fórmula das teias do Homem-Aranha?
Nos quadrinhos da Marvel Comics, nunca é revelada exatamente qual é a fórmula das teias do Homem-Aranha, apenas mencionando que ele as cria sozinho, chegando a um fluído adesivo que chega próximo da composição das teias criadas por aranhas de verdade.
Porém, em uma cena de Homem-Aranha: De Volta para Casa, primeiro filme do herói produzido pelo Marvel Studios, é possível ver de relance o caderno de escola de Peter Parker. Em uma das páginas, existe a fórmula com os componentes usados para criar o fluído de teia que ele usa no universo cinematográfico da Marvel (MCU na sigla em inglês). Essa página também foi reproduzida como material promocional no lançamento do filme.
A teia seria composta de:
- Ácido salicílico
- Tolueno
- Metanol
- Tetracloreto de Carbono
- Carbonato de potássio
- Acetato de etila
Ele armazena suas teias em cartuchos de 16 gramas, que são carregados em seu atirador de teias, que adiciona 100 PSI para ajudar a aumentar o alcance das teias quando disparadas.
Agora, você tem uma noção do que é feita a teia do Homem-Aranha, mesmo que recriá-la de maneira funcional no mundo real ainda não seja possível.