James Cameron

James Francis Cameron, Diretor cinematográfico
  • Nascimento

    16 de Agosto de 1954 em Ontario, Canadá

James Francis Cameron nasceu em 16 de agosto de 1954 em Ontario, no Canadá, é um cineasta, produtor, roteirista e editor. Formado em física pela Universidade da Califórnia, acabou seguindo a carreira cinematográfica, dirigindo filmes premiados como “Titanic” (1997) e “Avatar” (2009). Uma curiosidade de James Cameron é que ele também é explorador dos fundos oceânicos, tendo sido em 2012 o primeiro homem a descer sozinho num batiscafo ao fundo da Fossa das Marianas.

Durante a vida acadêmica, Cameron explorou diversas vezes os arquivos de filmes da Universidade da Califórnia, ele também estudou filosofia na Universidade de Toronto, em 1973. Após os estudos, trabalhou por um tempo como caminhoneiro, escrevendo no tempo livre. Decidiu abandonar a profissão e seguir a carreira no cinema após assistir “Star Wars IV: Uma Nova Esperança” (1977). Seu primeiro longa como produtor foi “Mercenários da Galáxia” (1980), no ano seguinte, trabalhou nos efeitos especiais de “Fuga de Nova York”.

O filme “Exterminador do Futuro” (1984) teve o roteiro escrito por James Cameron, mas o cineasta decidiu vendê-lo para conseguir realizá-lo. Algumas empresas de Hollywood negaram-se a produzir um filme com um “novato”, então Cameron realizou o longa pela Hemdale Pictures. A produtora Gale Anne Hurd, que futuramente tornaria-se sua esposa, comprou o guião pedindo pra que ele continuasse com a ideia de realizar o filme. “Exterminador do Futuro” foi um sucesso de bilheteria, arrecadando mais de 78 milhões de dólares globalmente.

James Cameron possui um currículo admirável que conta com filmes como “Rambo II: A Missão” (1985), “Aliens” (1986), “Titanic” (1997) e “Avatar” (2009). Sua prateleira possui 8 estatuetas do Oscar, incluindo “Melhor Diretor” e “Melhor Filme” por “Titanic”. Com “Avatar”, foi indicado ao Oscar de “Melhor Diretor” em 2010, mas acabou perdendo para Kathryn Bigelow, diretora de “Guerra ao Terror” (2008), o filme, no entanto, faturou o Globo de Ouro nas categorias de “Melhor Filme” e “Melhor Diretor”.