Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Depois de Round 6, Netflix muda como calcula sua audiência

Por| Editado por Jones Oliveira | 22 de Outubro de 2021 às 11h10

Link copiado!

Netflix
Netflix
Tudo sobre Netflix

O rolo compressor chamado Round 6 vai causar mais uma mudança profunda na Netflix, desta vez na forma como a empresa realiza o cálculo da própria audiência. Em um relatório financeiro, o serviço anunciou que abandonará a métrica atual, que considera um conteúdo assistido após apenas dois minutos de reprodução, e vai passar a mensurar o sucesso de seus materiais a partir do total de horas assistidas por todo o público.

Assim, aponta a empresa, será possível ter uma noção do engajamento gerado pelos títulos, assim como a satisfação do público com o conteúdo disponível. A contagem de horas assistidas pode levar em conta, por exemplo, temporadas vistas até o final e até mesmo usuários que voltam a séries e filmes para revê-los, além de aproximar a medição de audiência daquela usada por redes de televisão convencionais e outros serviços sob demanda.

A alteração na contagem também é capaz de criar números ainda mais impressionantes, como se eles já não fossem grandes o suficiente como estão. Round 6, por exemplo, foi assistido por 142 milhões de assinantes em todo o mundo. Números divulgados pela Bloomberg, a partir de registros internos do streaming, mostram que, em engajamento, isso se traduz em mais de 1,4 bilhão de horas da série vistas entre a estreia, em 17 de setembro, e o dia 10 de outubro.

Continua após a publicidade

Ao falar aos acionistas, a Netflix também prometeu falar com mais frequência sobre seus registros de audiência, de forma a apresentar aos assinantes e à indústria o sucesso de suas produções de streaming. Essa é a segunda vez que a empresa modifica a forma como avalia tais dados: em 2019, quando passou a considerar a métrica de dois minutos de reprodução, que deixa de valer agora, a companhia considerava a visualização de 70% da duração de um filme ou do primeiro capítulo de uma série para apresentar tais números.

Novo ranking

Com a divulgação do relatório, a Netflix também atualizou seu ranking de produções mais assistidas, adicionando quase 30 milhões de lares à conta original de Round 6 (Squid Game, internacionalmente), que era de 111 milhões de acordo com a divulgação original, há duas semanas. Com isso, a série sul-coreana amplia ainda mais sua distância tanto de Bridgerton, a antiga campeã no segmento de seriados, quanto de Resgate, o filme mais visto da história do serviço e estrelado por Chris Hemsworth (Os Vingadores).

Continua após a publicidade

O total também representa dois terços do total global de assinantes da Netflix, mais uma consagração do sucesso absoluto da obra de Hwang Dong-hyuk, que ainda não teve segunda temporada confirmada. Confira o ranking completo, com números, revelado pela Netflix nesta semana e que deve ser o último baseado na antiga métrica:

  1. Round 6: 142 milhões;
  2. Resgate:99 milhões;
  3. Bridgerton: 82 milhões;
  4. La Casa de Papel: 69 milhões;
  5. Justiça em Família: 68 milhões;
  6. Maid: 67 milhões (estimativa);
  7. Barraca do Beijo 3: 59 milhões;
  8. Sex Education: 55 milhões;
  9. Céu Vermelho-Sangue: 53 milhões;
  10. A Jornada de Vivo: 46 milhões.
Continua após a publicidade

A companhia também divulgou uma prévia do ranking de acordo com a nova contagem, ainda que sem a presença de Round 6, que recém-completou seus primeiros 28 dias no ar. Os números extra-oficiais, que dão 1,4 bilhão de visualizações à produção e foram divulgados pela Bloomberg, não aparecem na lista, que ficou assim:

  1. Bridgerton: 625 milhões de horas;
  2. La Casa de Papel, Parte 4: 619 milhões;
  3. Stranger Things, terceira temporada: 582 milhões;
  4. The Witcher: 541 milhões;
  5. 13 Reasons Why, segunda temporada: 496 milhões.

Fonte: The Hollywood Reporter