Publicidade

Lenovo Legion 9000K é primeiro desktop com chips Intel Alder Lake e memória DDR5

Por| Editado por Wallace Moté | 30 de Setembro de 2021 às 17h37

Link copiado!

Reprodução/Lenovo
Reprodução/Lenovo
Tudo sobre Lenovo

Primeira solução para desktops a empregar arquitetura híbrida, combinando núcleos de alto desempenho com núcleos de baixo consumo, a 12ª geração de processadores Alder Lake da Intel já teve boa parte dos recursos oficializada, mas ainda aguarda um lançamento oficial, em que a companhia deve anunciar os modelos de CPU que disponibilizará e o nível de desempenho de cada um.

Como parte dos preparativos para o anúncio, algumas companhias já revelaram componentes preparados para a família Alder Lake, como a TEAMGROUP, que revelou um dos primeiros módulos de RAM DDR5. A Lenovo foi além ao divulgar nesta quinta-feira (30) um teaser para o primeiro desktop equipado com os novos processadores da Intel, reforçando a possível data de lançamento das soluções.

Lenovo Legion 9000K é primeiro com chips Alder Lake

Continua após a publicidade

A Lenovo revelou através da rede social chinesa Weibo o Legion 9000K, primeiro desktop anunciado a vir equipado com a 12ª geração Intel Alder Lake. A empresa não revelou quais seriam as opções de chips, nem componentes como a placa-mãe, mas confirmou o suporte a memórias DDR5, além do barramento PCI-E 5.0, que estreia junto às novas CPUs e possibilita tecnologias como SSDs com taxa de leitura de 14 GB/s.

O material publicado também confirma ao menos uma opção de GPU, ao exibir uma Nvidia GeForce RTX 3080 Ti — bastante similar à RTX 3090, a solução traz um número ligeiramente menor de CUDA Cores e reduz a memória de vídeo pela metade, trazendo 12 GB de VRAM GDDR6X. Diante desses detalhes, e das informações já indicadas por rumores, a máquina também pode contar com uma placa-mãe Z690.

O lançamento oficial do novo Legion 9000K está previsto para 29 de outubro, curiosamente o mesmo período em que a família Alder Lake deve ser revelada, como indicam os vazamentos.

Continua após a publicidade

12ª geração da Intel será oficializada em outubro

Múltiplos rumores e vazamentos, vindos inclusive de marcas de renome, como a MSI, indicam que a 12ª geração de processadores da Intel será oficializada no dia 27 de outubro, quando a pré-venda também deve ser iniciada. Os componentes devem chegar as lojas uma semana depois, em 4 de novembro, com preços bastante competitivos considerando as promessas de desempenho.

Conforme apontam resultados encontrados em benchmarks como CPU-Z, Geekbench e Cinebench R23, a aposta da Intel em uma arquitetura híbrida deve gerar bons frutos, com as CPUs da família Alder Lake trazendo vantagens significativas sobre os concorrentes da linha Ryzen 5000. Tudo indica que o flagship Core i9 12900K pode superar em mais de 10% o Ryzen 9 5950X, enquanto o Core i7 12700K deve deixar o Ryzen 7 5800X para trás em mais de 60%.

Fonte: @momomo_us, WCCFTech