PS5 Pro será melhor que a RX 7700 XT em ray tracing
Por Jones Oliveira |
A onda de rumores sobre o PlayStation 5 Pro cresce dia após dia, num forte indicativo de que estamos cada vez mais próximo da revelação do console. E o mais novo deles, divulgado nesta segunda-feira (2), afirma que o videogame terá desempenho superior ao da placa de vídeo Radeon RX 7700 XT em ray tracing.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Dev kit sugere PlayStation 5 Pro silencioso e com SSD de 2TB
- Chegou a hora de comprar um PlayStation 5?
O boato, ventilado pelo leaker Kepler no X (o antigo Twitter, agora bloqueado do Brasil), também afirma que o PlayStation 5 Pro tem desempenho semelhante ao da GPU da AMD em rasterização. Ele reforça informações anteriores divulgadas pelo Digital Foundry, que antecipou as especificações técnicas do videogame.
Esse salto de performance em ray tracing estaria relacionado à arquitetura do SoC usado pelo PS5 Pro. Feito sob medida pela AMD em parceria com a Sony, o componente semipersonalizado traria uma iGPU com arquitetura mista, utilizando aceleradores de ray tracing baseados em RDNA4.
Essa nova arquitetura específica para chips gráficos não só tem desempenho e eficiência superiores, como também incorpora uma nova engine específica para ray tracing.
Especificações do PlayStation 5 Pro
A GPU do PlayStation 5 Pro conta com outras melhorias e incrementos. O número de unidades computacionais (os CUs das GPUs), por exemplo, praticamente dobrou de quantidade. No novo videogame, são 60 CUs contra 36 dessas estruturas presentes no modelo original lançado em 2020 — e 52 CUs presentes no Xbox Series X, que ainda opera com RDNA2, ainda mais antiga.
A contagem dessas estruturas também é superior no comparativo com a Radeon RX 7700 XT, placa de vídeo intermediária da AMD indicada para gameplay em QHD que conta com 54 unidades computacionais.
A adoção da arquitetura RDNA4 deve contribuir para que o PS5 Pro entregue até 3x mais desempenho em ray tracing no comparativo com o modelo de 2020. Outro fator importante nesse sentido é a implementação do PlayStation Spectral Super Resolution (PSRS), um sistema proprietário de upscaling que usará inteligência artificial para entregar imagens em 4K e 60 FPS em jogos com o selo "PS5 Pro Enhanced".
Além disso, a junção de novas memórias RAM com velocidade de 18 Gbps (4 Gbps a mais que antes) com os 300 MHz de clock a mais (3,55 GHz para 3,85 GHz) do processador do PlayStation 5 Pro deve fazer o PS5 Pro entregar desempenho até 45% superior em relação ao PS5 Fat.
A expectativa é que o PS5 Pro, que teve seu suposto visual vazado recentemente, seja anunciado e lançado ainda em 2024. Rumores indicam que o console será apresentado oficialmente durante a Tokyo Game Show 2024, que acontece neste mês de setembro, com seu lançamento ocorrendo no período de festividades de fim de ano.