Provável design do PS5 Pro vaza; anúncio pode ser em setembro
Por Jones Oliveira |
Se antes tínhamos uma noção das especificações técnicas, agora temos uma ideia de como vai ser o design do PlayStation 5 Pro. O visual do próximo console da Sony vazou nesta quinta-feira (29) pelo pessoal da Dealabs, que fez um esboço de como ele será depois de ter visto ele de perto.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Dev kit sugere PlayStation 5 Pro silencioso e com SSD de 2TB
- Chegou a hora de comprar um PlayStation 5?
Alegando não poder divulgar fotos do PS5 Pro devido a direitos autorais, a revista decidiu fazer o desenho para antecipar a aparência do videogame. E, pelo que é possível ver na imagem divulgada, ele não será tão diferente assim do modelo original lançado em 2020 e do modelo Slim, que chegou em novembro de 2023.
Ainda de acordo com o Dealabs, o PS5 Pro seguirá o mesmo padrão de cores dos modelos anteriores, vindo
com tampas em branco e corpo em preto, ligeiramente mais grosso que o modelo Slim. Na parte frontal, o console contará com duas portas USB-C em vez das tradicionais USB-A, além do botão Liga/Desliga.
O vazamento cita que a unidade do PS5 Pro vista não continha um drive de mídia física, o que pode sugerir que ele terá apenas uma edição digital. Apesar disso, o próprio Dealabs tratou o assunto com cautela, afirmando que isso não descarta a existência de uma versão com drive óptico.
Como será o PlayStation 5 Pro?
A enxurrada de rumores indica que o PlayStation 5 Pro terá desempenho até 45% superior em relação ao modelo original. Muito disso se dá graças ao novo SoC "Viola", feito sob medida pela AMD com litografia de 6nm aprimorada da TSMC.
O chip semipersonalizado seguirá baseado na microarquitetura Zen 2, com 8 núcleos e 16 threads. A diferença aqui é o boost de 300 MHz na frequência de operação, que saíra de 3,55 GHz para 3,85 GHz. Enquanto isso, a GPU integrada traz um mix de recursos baseados nas arquiteturas RDNA3 e RDNA4.
Os motores de sombreamento e os processadores de fluxo nas unidades computacionais (CUs) seguirão com a antiga arquitetura RDNA3, enquanto os aceleradores de ray tracing utilizarão a nova arquitetura RDNA4. Essa mudança, inclusive, deve fazer o PS5 Pro entregar 3x mais desempenho em ray tracing — um prova evidente dos benefícios da RDNA4 e onde a Sony deve apostar num vindouro PlayStation 6.
Outras mudanças apontadas pelos rumores indicam que o PS5 Pro contará com 16 GB de memória RAM com velocidade de 18 Gbps, 4 Gbps a mais que o modelo original. Além disso, o novo videogame estreará o PlayStation Spectral Super Resolution (PSSR), um sistema proprietário de upscaling que usará inteligência artificial para entregar imagens em 4K a 60 FPS em jogos com o selo "PS5 Pro Enhanced".
A expectativa é que o PS5 Pro seja anunciado e lançado ainda em 2024. Outros rumores indicam que o videogame será apresentado oficialmente durante a Tokyo Game Show 2024, que acontece em setembro, com seu lançamento ocorrendo no período de festividades de fim de ano.
Fonte: Dealabs