PS5 Pro terá 4x mais desempenho em ray tracing, dizem especialistas
Por Jones Oliveira |
O PlaStation 5 Pro vem sendo alvo de muitos rumores há algum tempo, e o mais recente diz respeito ao seu desempenho em ray tracing. O boato afirma que o novo videogame da Sony terá 4x mais desempenho em ray tracing que a versão atual, fato corroborado pelos especialistas do Digital Foundry nesta segunda-feira (29).
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Revelado o motivo de a Sony lançar o PlayStation 5 Pro
- O que é ray tracing?
Rumores apontam que o PS5 Pro apresentará um salto tímido de desempenho bruto de CPU, mas que ainda assim trará melhorias consideráveis em outros recursos graças à arquitetura RDNA 4. E é justamente essa mudança que trará um ganho de performance notável para a performance do console em ray tracing.
Comentando o assunto, a turma do Digital Foundry respaldou o vazamento e disse que as especificações vazadas do PS5 indicam que ele terá suporte a intersecção de ray tracing duplo com compactação de BVH aprimorada.
De maneira prática, a interseção de ray tracing duplo fará o redirecionamento das menores porções das unidades de textura para que os Ray Accelerators lidem com elas. Essas unidades são as mais complexas de serem processadas, exigindo muito poder computacional. Assim, o objetivo é desafogar o sistema como um todo, atribuindo aos aceleradores as tarefas mais complicadas para uma performance aprimorada.
Já a compactação de BVH reduz a quantidade de memória que os devs precisam para rastrear recursos importantes para otimização dos gráficos. Assim, com mais memória livre, é possível alocar mais assets e processá-los com muito mais eficiência em tempos cada vez menores.
E o path tracing no PS5 Pro?
Apesar de comentarem essas funcionalidades e concordarem que elas estarão no PlayStation 5 Pro, os especialistas do Digital Foundry não chegaram a falar nada sobre a compatibilidade do videogame com path tracing.
E esse é um ponto que vem gerando muita ansiedade nos entusiastas de plantão. Jogos mais recentes já estão empregando o path tracing para renderizar cenas e iluminação muito mais realistas, mas às custas de muito mais poder computacional. E para isso ser possível, o hardware tem de ser compatível com Ray Traversal, um mecanismo imprescindível que nunca apareceu em nenhum vazamento do PS5 Pro.
Dessa forma, apesar do provável salto de desempenho em ray tracing, é provável que o PlayStation 5 Pro não dê um passo além e chegue ao mercado sem suporte a path tracing — algo compreensível, já que os jogos têm de seguir compatíveis com o PS5 Fat e Slim.
O PlayStation 5 Pro ainda não foi oficialmente revelado, mas há rumores de que ele já está pronto há algum tempo, aguardando apenas o lançamento de GTA 6.