Publicidade

Arm anuncia Cortex-X925 para celulares avançados com até 36% mais performance

Por  • Editado por  Wallace Moté  | 

Compartilhe:
Unsplash/Pandhuya Niking
Unsplash/Pandhuya Niking

A Arm acaba de anunciar a nova geração de design de CPUs e GPUs para celulares avançados, com o núcleo Cortex-X925 e a Immortalis G925 para o processamento gráfico. A empresa destacou melhorias significativas de eficiência energética e performance, inclusive em conteúdos com Ray Tracing acelerado por hardware

O X925 é sucessor direto do Cortex-X4 presente em plataformas como o MediaTek Dimensity 9300 visto em aparelhos topos de linha, incluindo o Vivo X100 e o OPPO Find X7. A mudança radical de nomenclatura foi pensada para demonstrar o salto de performance entre as duas gerações — além de trazer algo mais próximo ao padrão usado nos núcleos mais simples, como Cortex-A725 e Cortex-A520. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

De acordo com a Arm, a performance em single-core foi melhorada em 36% segundo testes na plataforma Geekbench. Já a carga de trabalho de inteligência artificial (IA) foi aumentada em 46%, com até 3 MB de cache L2 privado. 

O Cortex-X925 também traz uma nova geração de microarquiteturas “Cortex-A”, como o Cortex-A725 que tem até 35% melhor eficiência de desempenho que o A720 de última geração, e 15% mais eficiência energética que o A520. 

Já a GPU Immortalis G925 tem 37% maior performance em processamento gráfico em comparação com a G720 de última geração. A performance de ray-tracing aumentou em 52%, com cargas de trabalho de IA e machine learning (ML) aumentadas em 34%, enquanto usa 30% menos energia. 

A Arm também anunciou que, pela primeira vez, disponibilizará layouts personalizados de seus designs de CPU e GPU, que deve facilitar a implementação por parte das fabricantes em seus próprios layouts de system on chip (SoC). 

Na prática, isso significa que o Cortex-X925 e a Immortalis G925 devem chegar mais rápido e de forma ampliada ao mercado, aparecendo em mais dispositivos avançados. 

Outra novidade é o suporte da Immortalis para Ray Tracing Lumen na Unreal Engine. Espera-se que isso seja um incentivo para que mais desenvolvedores de jogos utilizem e otimizem a solução, que é bastante pesada em termos de potência e consumo de energia. 

Continua após a publicidade

A Arm não confirmou quais serão os primeiros modelos lançados com as suas novas soluções, mas espera que elas comecem a ser implementadas no final de 2024. Os designs de CPU e GPU serão implementados no MediaTek Dimensity 9400, como já confirmado pela empresa. 

Fonte: The Verge