Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Computex 2024 | Portátil Zotac Zone tem desempenho impressionante

Por| Editado por Jones Oliveira | 05 de Junho de 2024 às 13h25

Link copiado!

Felipe Vidal / Canaltech
Felipe Vidal / Canaltech

A Zotac surpreendeu ao anunciar seu console portátil, o Zotac Zone, na Computex 2024. Além do novo produto em si, ele chama bastante a atenção pelo projeto ser tão completo quanto o do ROG Ally X. Equipado com uma APU Ryzen 7 8840U e iGPU Radeon 780M, equivalentes ao combo do Z1 Extreme, o portátil da Zotac traz algumas funcionalidades adicionais, incluindo tela AMOLED e duas portas USB4.

O lançamento do Zotac Zone está previsto para setembro de 2024, custando por €$ 799 (aproximadamente US$ 870), apenas na Ásia. Essa estratégia, associada ao projeto mais completo, influencia bastante o valor mais salgado precificado em euros.

Isso porque, apesar de contar com forte representação global, a Zotac trabalha com produções em menor escala que a Lenovo ou ASUS, por exemplo. O próprio Steam Deck, lançado apenas em mercados selecionados, só chega ao Brasil via importação direta.

Continua após a publicidade

Especificações do Zotac Zone

O console portátil da Zotac traz uma APU Ryzen 7 8840U Hawk Point com gráficos integrados Radeon 780M. Para fins de comparação, as especificações do Z1 Extreme são praticamente as mesmas, inclusive na frequência e contagem de núcleos Zen 4, mas baseada na arquitetura Ryzen Phoenix, de sétima geração.

A tela AMOLED de 7” de 120 Hz é bem parecida com a utilizada no Steam Deck OLED, e o próprio design com dois trackpads, um de cada lado da tela, lembra muito o portátil da Valve. Ainda sobre a construção em si, o Zotac Zone já utiliza analógicos com hall-effect, de sensores magnéticos, mais resistente a problemas de drift, e traz gatilhos de ombro ajustáveis em dois estágios, similares aos do controle Elite do Xbox Series.

Em termos de configurações internas, ele traz um SSDPCIe 4.0 de 512 GB, padrão M.2 2280, 16 GB de memória LPDDR5X-7500, mesmo do Legion Go, e suporte a Bluetooth 5.2 e Wi-Fi 6E.

Talvez o maior destaque em relação aos outros portáteis seja a presença de duas portas USB4 tipo C, com suporte a DisplayPort 1.4 e carregamento rápido Power Delivery 3.0. Isso permite utilizar o Zotac Zone como um mini-PC acoplado a um monitor externo, mouse e teclado, mas a empresa ainda não confirmou se ele é compatível com eGPUs.

Um detalhe interessante é que a Zotac acrescentou um botão tipo dial (potenciômetros) para ajustes imediatos de perfil de energia e um slider lateral para barra de rolagem do mouse.

Continua após a publicidade

O Canaltech viajou à Taipé, Taiwan, para cobrir a Computex 2024 a convite da Taitra.