Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Steam Deck: jogadores reportam problemas com drift

Por| Editado por Bruna Penilhas | 01 de Março de 2022 às 18h39

Link copiado!

Reprodução/Valve
Reprodução/Valve
Tudo sobre Valve

Aparentemente, nem mesmo o Steam Deck conseguiu fugir do drift nos analógicos. Alguns usuários do novo computador gamer portátil da Valve já estão relatando o problema no controle direito do hardware.

O que é o Drift no controle?

O drift é um defeito comum nos controles da nova geração, que ficou mais evidente nos Joy-con do Nintendo Switch e agora no DualSense do PlayStation 5. Geralmente, este problema acontece devido ao uso de componentes mais baratos para fabricação, fazendo com que os controles analógicos enviem comandos para o console, mesmo quando não está sendo movimentado pelo jogador. Com o drift, um personagem pode se movimentar para a direção contrária, por exemplo, ou simplesmente se movimentar sem que o jogador tenha feito o comando.

Continua após a publicidade

Drift no Steam Deck

Usuários do Steam Deck estão postando relatos no Reddit, mostrando vídeos do aparelho apresentando drift. Um ponto importante é que o portátil da Valve chegou recentemente ao mercado norte-americano, em 25 de fevereiro. Ou seja: se confirmados, os problemas de drift estão aparecendo com pouco tempo de uso.

No vídeo abaixo, o usuário "hollandje" mostra o defeito do Steam Deck:

Continua após a publicidade

"Meu Steam Deck também começou a ter drift no analógico direito após pouco uso. :("

Ele não é o único dono do hardware a reclamar sobre drift no Reddit. Ao que parece, o problema aparece com mais frequência no analógico direito do portátil da Valve:

Continua após a publicidade
"Infelizmente já estou tendo drift no meu analógico..."

Até o momento, a Valve não comentou sobre o assunto. Entretanto, vale lembrar que a empresa esperava evitar este tipo de problema antes do lançamento do Steam Deck. Em julho de 2021, o engenheiro de hardware da Valve, Yazan Aldehayyat, falou ao IGN sobre o defeito que domina os controles da geração atual.

Segundo ele, a Valve realizou "uma tonelada de testes de confiabilidade” com partes do computador portátil. "Acho que será uma ótima compra. Obviamente, todas as partes vão falhar em algum momento, mas acreditamos que as pessoas ficarão satisfeitas e felizes com isso [Steam Deck]", disse Aldehayyat. Ele ainda afirmou que a Valve utilizou componentes conhecidos por uma "performance de alta qualidade". "Nós não queríamos arriscar com isso, certo? E eu sei que nossos consumidores também não querem que arrisquemos com isso."

Se o drift no Steam Deck se tornar um problema comum, resta saber qual será a solução da Valve, já que os controles são embutidos no aparelho, o que pode dificultar o reparo dos analógicos.

Continua após a publicidade

Atualização (02/03 - 09h27):Em comunicado ao IGN US, a Valve disse que analisou a situação e concluiu que o drift foi causado por um problema no último firmware do Steam Deck. A empresa afirma que disponibilizou uma atualização para corrigir o defeito, mas que continuará observando novos relatos.

Fonte: Kotaku, IGN