Publicidade

Radeon 780M tem salto de 60% de desempenho com overclock extremo

Por| Editado por Jones Oliveira | 13 de Fevereiro de 2024 às 15h19

Link copiado!

AMD
AMD
Tudo sobre AMD

Com o lançamento dos novos processadores Ryzen 8000G para desktops, as placas gráficas integradas da AMD subiram de patamar, com destaque para a Radeon 780M. O que antes era bom ficou ainda melhor depois de um overclock extremo realizado por SkatterBencher, que subiu o desempenho dessa iGPU em mais de 60%.

Por padrão, a Radeon 780M já tem um desempenho notável, mas que pode ser potencializado através do overclock. Em um primeiro teste, Skatter manteve a 780M do Ryzen 7 8700G em stock, alcançando uma frequência de 2.881 MHz e consumo de 49 W. Após isso, foi a vez de ativar o XMP na memória RAM e o PBO 2 (Precision Boost Optimization), que pôde aumentar o clock turbo para 2.903 MHz e o consumo em 69 W, gerando um salto de 26% no 3DMark.

Após outros dois testes, o benchmarker conseguiu resultados igualmente interessantes, mas foi apenas no quinto teste que as coisas realmente mudaram de patamar. Para isso, SkatterBench precisou deixar as memórias em 7.800 MT/s com os tempos devidamente ajustados, além de configurar manualmente a iGPU em 3.150 MHz. Tudo isso resultou em um salto performance de 61% no Furmark em 1080p, fora os 50% de desempenho adicional em games como Returnal e Final Fantasy XV em FHD.

Continua após a publicidade

Overclock pode ser instável

As mudanças são muito empolgantes e mostram o quanto a Radeon 780M pode se beneficiar de overclocks simples e até procedimentos extremos. Naturalmente, a placa sempre esteve muito presa desde que foi lançada para notebooks na série 7040, mas agora possui mais margem nos desktops devido ao limite térmico maior.

Mesmo assim, o overclock extremo tem suas desvantagens. O próprio SkatterBench revela que essa quinta tentativa resultou em artefatos na tela e instabilidade no sistema, já que manter frequências altas assim não é uma das tarefas mais fáceis. Mesmo assim, o overclock automático com XMP e PBO 2 é muito plausível e pode ser feito sem grandes complicações.

Continua após a publicidade

O Ryzen 7 8700G e os demais processadores da família Ryzen 8000G já podem ser adquiridos no mercado brasileiro.