Publicidade

The Flash | 15 participações especiais do novo filme da DC

Por| Editado por Jones Oliveira | 15 de Junho de 2023 às 21h30

Link copiado!

Warner Bros
Warner Bros
Tudo sobre Warner Bros

Desde Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, o cinema de super-heróis percebeu que as participações especiais nostálgicas são uma artimanha bastante eficiente para conquistar o público, principalmente com a temática do multiverso permitindo que encarnações antigas de personagens conhecidos reapareçam dentro da cronologia atual. E o novo The Flash aproveita isso muito bem para honrar o legado da DC nos cinemas ao mesmo tempo em que pega embalo no saudosismo para ganhar força.

Algumas dessas participações já foram bastante alardeadas. O Batman de Michael Keaton ganhou muito destaque nos trailers e pôsteres a ponto de muita gente achar que o retorno do ator ao papel depois de 30 anos iria roubar os holofotes que deveriam pertencer ao personagem de Ezra Miller. Não é o que acontece, mas continua sendo um belo indicativo do quanto essas presenças especiais são fortes no longa.

Tanto que são mais de 10 participações ao longo de toda a história, entre personagens da linha cronológica atual quanto algumas versões clássicas e icônicas dos heróis da DC. Alguns chegaram a ser divulgados, mas há outros que vão surpreender até mesmo o mais cético dos fãs.

Continua após a publicidade

Assim, veja agora 15 participações em The Flash.

Atenção! Este texto tem spoilers de The Flash!

15. Batman de Ben Affleck

Continua após a publicidade
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Comecemos nossa lista por uma participação já confirmada. O Batman de Ben Affleck já tinha aparecido nos trailers e surge já nos minutos iniciais do longa na grande sequência de ação em que Barry Allen (Miller) precisa salvar crianças de um hospital em queda. Enquanto isso, Bruce Wayne está perseguindo alguns criminosos que carregam uma perigosa arma biológica.

Como ele é o Batman titular do Universo Cinematográfico Estendido da DC (DCEU, na sigla em inglês), sua participação é mais do que óbvia. O próprio Barry aponta que o bilionário é o líder da Liga da Justiça. Além disso, é um discurso do Homem-Morcego sobre como as cicatrizes emocionais de um herói que moldam seu caráter é o que fundamenta toda a trama do longa.

14. Alfred

Continua após a publicidade

É claro que o Batman não poderia entrar em cena sem seu mordomo. O Alfred de Jeremy Irons ganhou bastante importância dentro do DCEU sendo muito mais do que um ajudante de ordens de Bruce Wayne. Ele é responsável por toda a parte tática da Liga da Justiça, ajudando os heróis com informações valiosas enquanto estão em campo.

E é isso que vemos em The Flash. É ele quem aciona Barry Allen sobre o incidente em Gotham e que fornece detalhes sobre os riscos que os civis encaram com o prédio prestes a desmoronar.

13. General Zod

Continua após a publicidade

O vilão de Homem de Aço reaparece aqui para reviver o Terror que ele trouxe à Terra em 2013. Assim como vimos no filme estrelado por Henry Cavill, Zod (Michael Shannon) vem à Terra para capturar o último kryptoniano vivo, uma vez que acredita que há informações valiosas para a reconstrução de Krypton escondidas em seu material genético. O ponto é que, sem o Superman, o Flash e o Batman é que vão ter que dar um jeito de lidar com essa ameaça alienígena.

12. Mulher-Maravilha

Continua após a publicidade

Já que a Liga da Justiça está em ação logo no início de The Flash, era óbvio que a Mulher-Maravilha ia dar as caras junto com a sua já icônica trilha sonora. Ela aparece na conclusão da sequência inicial, quando o Batman está quase deixando o criminoso com a arma biológica cair na baía de Gotham — e a amazona surge para salvar o dia.

A situação toda é bem engraçada, pois ela usa o Laço da Verdade e faz com que tanto o Homem-Morcego quanto o Flash acabem falando demais sobre como se sentem. De um lado, o Cavaleiro das Trevas reconhece que seria muito mais útil usar seu dinheiro para acabar com a criminalidade de Gotham enquanto Barry Allen se revela alguém sem a menor aptidão social.

11. Aquaman

Continua após a publicidade

Outro nome importante da Liga da Justiça que não poderia faltar é o Aquaman. O personagem de Jason Momoa aparece brevemente durante a cena da Cronosfera, quando o Flash está correndo pela linha do tempo e vemos alguns eventos passados sendo retratados nesses arcos.

Além disso, ele aparece também na cena pós-crédito durante uma interação cômica entre ele e Barry Allen. No caso, o herdeiro de Atlante está bêbado ouvindo histórias sobre o multiverso.

10. Tom Curry de Temuera Morrison

Continua após a publicidade

Uma participação realmente inesperada é a de Tom Curry, o pai do Aquaman. O personagem vivido por Temuera Morrison (O Livro de Boba Fett) fez sua estreia no DCEU como um coadjuvante no filme estrelado por Momoa e retorna aqui mais uma vez como o morador do farol.

Ele aparece quando Barry volta para o passado e tenta entrar em contato com a Liga da Justiça. Por alguma razão, o Batman é a sua última opção e ele prefere procurar pelo Aquaman ligando para o farol onde mora seu pai. É quando vemos Temuera Morrison achando que aquele contato é um trote — ainda mais quando pergunta se ele é casado com uma princesa-sereia.

9. Batman de Michael Keaton

Continua após a publicidade

O retorno de Michael Keaton como Batman foi um dos grandes atrativos usados pelo marketing de The Flash. O ator viveu o herói no filme de 1989 e personificou tanto o surgimento da bat-mania quanto a própria mudança no modo como a indústria passou a ver o cinema de herói.

No novo longa, ele é essa versão alternativa do Bruce Wayne que Barry Allen conhece. Mais velho e muito mais experiente, ele se aposentou da vida heróica após Gotham resolver seu problema com a criminalidade, tornando-se uma das cidades mais seguras do mundo. Ainda assim, mantém suas habilidades e o espírito do morcego vivos.

8. Joel Ciclone

Continua após a publicidade

Há quem prefira chamar o personagem de Jay Garrick, mas o nome Joel Ciclone adotado no Brasil durante anos é muito melhor. E o personagem da Era de Ouro da DC faz uma breve aparição no filme na sequência em que o multiverso está entrando em colapso.

7. Batman de Adam West

Uma das versões mais famosas do Batman também faz presença em The Flash, ainda que muito rapidamente. Quando Barry Allen começa a encarar os diversos mundo se colidindo, é possível ver por um breve instante o universo pertencente à série de 1966 em que Adam West interpretava o Homem-Morcego.

Continua após a publicidade

É aquela versão mais cômica do personagem que volta e meia aparece em algum meme e que deu origem ao clássico Feira da Fruta.

6. Superman de George Reeves

Muita gente nem vai se dar conta quanto, no colapso do multiverso, o filme traz uma versão em preto e branco do Superman. Trata-se de George Reeves, que interpretou o herói na série de TV Adventures of Superman, lançada nos anos 1950.

E embora não tenha sido a primeira versão em live-action do personagem — o título fica com Kirk Alyn, que vestiu a cueca por cima da calça em 1948 — a versão de Reeves se tornou icônica graças ao sucesso do programa na época. É de lá que surge a frase “É um pássaro? um avião? Não, é o Superman!”.

5. Supergirl de Helen Slater

Outra participação especial nesse passeio pelo multiverso em colapso traz uma dobradinha mais do especial. Depois de George Reeves, vemos um outro universo clássico da DC sendo resgatado nas telas: o de Superman de 1978. E embora a versão do Homem de Aço de Christopher Reeve seja o grande astro — e já vamos falar sobre ele —, vemos que o Último Filho de Krypton não está sozinho.

Ao seu lado, observando o fim se aproximar, aparece ninguém menos do que a Supergirl daquela realidade, vivida pela atriz Helen Slater. A atriz protagonizou o longa da heroína lançado em 1984 que foi lançado na carona do sucesso do Superman de Reeve e foi muito bom ver a DC prestando essa homenagem.

4. Superman de Henry Cavill

E quem disse que, com todas as idas e vindas de Henry Cavill nos bastidores da Warner Bros, ele não estaria em The Flash? Como o filme faz questão de mostrar a Liga da Justiça do DCEU trabalhando em conjunto, o herói não poderia ficar de fora — ainda que, para isso, o estúdio tenha feito algumas manobras para não precisar escalar o ator novamente.

O Superman de Cavill aparece em dois momentos e de forma bastante discreta. Logo no início, na sequência do ataque ao hospital em Gotham, Barry Allen pergunta por que ninguém chamou o Superman e vemos na TV que o Homem de Aço está lidando com uma ocorrência na Guatemala.

Em outro momento, durante a corrida do Flash na Cronosfera, a ressurreição do herói aparece em destaque entre os fatos passados ele observa. É quando o Clark Kent de Henry Cavill é mostrado em segundo plano — e totalmente digital.

3. Superman de Christopher Reeve

Se a Warner tentou esconder o Superman de Henry Cavill, ostentou com orgulho a presença daquele que é, para muitos, a versão definitiva do Homem de Aço. Como dito, Christopher Reeve aparece ao lado de Helen Slater na rápida passagem que o filme faz pelo universo do longa de 1978.

E não há como não se emocionar com essa aparição. Reeve foi o rosto do Superman para mais de uma geração e se tornou o ideal do herói inclusive nos quadrinhos, com muitos autores se inspirando no seu visual para dar vida ao personagem. Além disso, a própria história trágica do ator — ele ficou tetraplégico após um acidente de cavalo — tornou sua figura ainda mais emblemática com o S no peito.

Tanto que sua morte, em 2004, foi motivo de comoção em todo o mundo.

2. Superman de Nicolas Cage

A participação de Nicolas Cage deveria ser a grande surpresa de The Flash, mas o diretor Andy Muschietti decidiu falar mais do que devia e entregou uma das maiores participações do filme antes mesmo de o longa estrear. Pois sim, o ator finalmente realizou seu sonho de vestir o uniforme e ser Clark Kent por um dia.

Ele também aparece em meio às várias realidades e surge em uma sequência enfrentando uma aranha gigante e com seu característico mullet. E se você estranhou o fato de nunca ter visto isso antes, saiba que essa é a piada da cena.

Durante os anos 1990, o diretor Tim Burton planejava lançar um filme do Superman estrelado por Cage, que sempre foi um fã do personagem — seu filho se chama Kal-El e há toda uma saga sobre sua coleção de HQs raras. O longa nunca chegou a sair do papel, tendo sido cancelado antes mesmo de as gravações começarem. Só que algumas imagens de teste de figurino foram divulgadas, o que sempre atiçou a curiosidade do pessoal sobre como isso iria funcionar na tela.

Além disso, o roteiro descartado para a produção tinha o herói enfrentando uma aranha gigante — exigência do produtor Jon Peters e que ele levou para o filme As Loucas Aventuras de James West, com Will Smith. A coisa era tão bizarra que se tornou folclórica a ponto de ser referenciada em The Flash.

1. Batman de George Clooney

A última cena do filme traz também a participação especial mais inesperada. Quando Barry Allen finalmente consegue provar a inocência de seu pai e comemora que a realidade foi consertada, ele descobre que nem tudo voltou ao normal. Isso porque, ao invés de encontrar o Bruce Wayne de Ben Affleck, o bilionário que ele encontra tem a forma de ninguém menos que George Clooney.

A presença do galã já vinha sendo especulada por algum tempo, até porque o próprio ator já tinha sugerido seu retorno ao papel do Batman. E é uma volta muito divertida até como forma de ele fazer as pazes com o herói.

Isso porque Clooney viveu o Homem-Morcego no famigerado Batman & Robin, filme de 1997 que pesou demais a mão no tom cômico da história em uma tentativa de referenciar o seriado de 1966. O resultado foi tão ruim que Clooney foi massacrado pela crítica e pelos próprios fãs por causa da sua interpretação e o péssimo desempenho do longa fez os estúdios recuarem com as adaptações de quadrinhos — o que só mudou com a chegada de X-Men dois anos depois.