Publicidade

Helldivers 2 | Sucesso do game reacendeu interesse por clássico do cinema sci-fi

Por| Editado por Durval Ramos | 22 de Fevereiro de 2024 às 15h53

Link copiado!

Reprodução/Canaltech
Reprodução/Canaltech

O ciclo se fechou. Durante toda a divulgação de Helldivers 2, os jogadores mais velhos apontavam as semelhanças entre o game da desenvolvedora Arrowhead e um clássico da ficção científica, Tropas Estelares. Agora, com o lançamento e sucesso do título multiplayer, o interesse pelo longa lançado em 1997 foi renovado, chegando a um novo público e motivando revisitas por quem já o assistiu.

Esse aumento foi quantificado em números, com o site Television Stats, que rastreia a popularidade online de filmes e séries, indicando que o engajamento relacionado à produção mais do que triplicou a partir do dia 15 de fevereiro, uma semana depois da chegada de Helldivers 2. O Google também indica um pico de pesquisas, inclusive no Brasil, já na semana de lançamento do título.

Continua após a publicidade

As similaridades, aliás, vão além do fato de as duas obras retratarem uma guerra entre humanos e insetos, com um toque ácido de crítica política. O dublador Yuri Lowenthal, que também é o Homem-Aranha da Insomniac Games e emprestou sua voz a Helldivers 2, disse na rede social X que sua performance foi fortemente inspirada no filme.

"Fui autorizado a confirmar meu envolvimento em Helldivers 2. E caso não esteja claro, minha performance foi fortemente inspirada em Tropas Estelares."
Continua após a publicidade

A influência é clara e declarada também pelos desenvolvedores, que incluíram no jogo diferentes easter eggs e alusões diretas a Tropas Estelares. Alguns dos troféus são falas diretas retiradas do longa, por exemplo, enquanto o Liberty Day, data em que a produtora libera novidades e realiza eventos especiais da franquia de jogos, é celebrado em 26 de outubro, data de lançamento do livro que inspirou o filme.

Conheça Tropas Estelares, filme que inspirou Helldivers 2

Conhecido internacionalmente como Starship Troopers, o longa de ação e ficção-científica retrata uma violenta guerra entre humanos e insetos intergalácticos. O combate já dura anos, mas ganha contornos mais graves quando as criaturas atacam a cidade de Buenos Aires, o que leva o governo global a retaliar, invadindo o planeta-natal dos inimigos.

Continua após a publicidade

A história é contada através do soldado Johnny Rico (Casper Van Dien), que se alistou contra a vontade da família em uma tentativa de manter o relacionamento com a namorada Carmen (Denise Richards). A pressão dos amigos Carl (Neil Patrick Harris) e Dizzy (Dina Meyer), bem como da própria sociedade que considera como cidadãos apenas os que prestarem serviço, fazem com que ele siga adiante.

Um acidente durante um treinamento com munição real, porém, faz com que Rico seja dispensado com desonra, mas o ataque dos insetos acaba mudando a situação. De volta à infantaria, ele se envolve na invasão ao planeta Klendathu, mas acaba gravemente ferido. Contudo, seus feitos posteriores o levam a ascender nas patentes militares.

O filme original foi dirigido por Paul Verhoeven (Robocop), com base no livro de Robert A. Heinlein, lançado em 1959. A produção deu origem a uma franquia que se estendeu por mais duas sequências, ambas com Van Dien no papel principal, e uma dupla de animações, todas consideradas bem piores que o primeiro longa.

Continua após a publicidade

No mundo dos games, a série recebeu quatro adaptações, com a mais recente delas, Starship Troopers: Extermination, sendo lançada em acesso antecipado para PC em maio do ano passado. Os títulos se dividem entre estratégia em tempo real em tiro em primeira pessoa, mas também passaram longe do que era esperado pelos fãs de Tropas Estelares.

Em 2011, ainda, surgiram informações sobre um projeto de reboot da franquia, encabeçado pelo produtor Neal H. Moritz (Velozes e Furiosos 10). Um roteiro até mesmo teria começado a ser escrito pela dupla Mark Swift e Damian Shannon, de Freddy Vs. Jason e Baywatch: S.O.S. Malibu, tendo o livro como base. Desde 2016, porém, quando Verhoeven mostrou desagrado com a produção, nunca mais se falou no assunto.

O Tropas Estelares original está disponível no catálogo brasileiro do Star+. Suas sequências, incluindo as animações, não estão disponíveis no streaming, mas podem ser alugadas ou compradas em serviços como Amazon Prime Vídeo, Apple TV e Google Play.