Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Os 5 melhores filmes de Sofia Coppola, diretora de Priscilla

Por| Editado por Durval Ramos | 20 de Dezembro de 2023 às 16h23

Link copiado!

Medusa Film, A24, Columbia Pictures
Medusa Film, A24, Columbia Pictures

Figurinha carimbada no audiovisual, Sofia Coppola é uma das cineastas mulheres mais conhecidas da atualidade. Filha do também diretor Francis Ford Coppola (Drácula De Bram Stoker), ela começou sua carreira como atriz, tendo participado feito uma inesperada ponta em  Star Wars: A Ameaça Fantasma e no próprio O Poderoso Chefão III , dirigido pelo seu pai. No entanto, foi como diretora que atingiu o sucesso.

Seu primeiro longa-metragem, As Virgens Suicidas, lançado em 1999, foi aclamado no festival Sundance do ano seguinte. Já em seu segundo filme, Encontros e Desencontros, levou o Oscar de Melhor Roteiro Original e três Globos de Ouro para a casa.

E o grande mérito de seu sucesso vem do fato dela conseguir trabalhar bem com diferentes temas, incluindo os fashionistas e feministas. Um exemplo disso é que, em 2024, ela lança Priscilla, um longa que faz um retrato mais brutal da relação da mocinha com o rei do rock, Elvis Presley, dando protagonismo à mulher e tirando-a da sombra do músico.

Continua após a publicidade

Seja no drama ou nas biografias, o fato é que Sofia Copolla sempre tem alguma história para contar.

5. Maria Antonieta

Conhecida por muitos como louca, Maria Antonieta é a figura central desse filme de Sofia Coppola que foi lançado em 2007. Na trama, a princesa da Áustria chega à França ainda adolescente para se casar com o príncipe Luis XVI, e acaba envolvida em um mundo de fofocas, mentiras e disputas familiares.

Como não se sente confortável com esse ambiente, ela decide criar um mundo paralelo dentro da corte, no qual pode curtir e aproveitar sua juventude. Fora do palácio, no entanto, a situação é crítica e a revolução está prestes a explodir.

Mostrando o apogeu e o declínio de uma das mulheres mais importantes da Europa, o filme que traz Kirsten Dunst (Homem-Aranha) no papel principal foi elogiado pelos seus figurinos e cenários quase reais. Quem quiser assisti-lo, o encontra na Netflix.

4. O Estranho que Nós Amamos

Continua após a publicidade

Provando que mulheres também sabem fazer thrillers de guerra, Sofia Copolla lançou, em 2017, um filme que tem a Guerra Civil dos Estados Unidos como pano de fundo para contar a paixão de três mulheres por um desconhecido.

Na trama, John (Colin Farrell) é um cabo que, ferido em combate, é encontrado pela jovem Amy (Oona Laurence). Ela decide levá-lo para a casa e cuidar dele até que seus ferimentos melhorem. O que ninguém poderia prever é que tanto a mocinha quanto suas amigas Edwina (Kirsten Dunst) e Alicia (Elle Fanning) se apaixonariam pelo rapaz.

Marcando novamente a parceria de Coppola e Kirsten, o filme é um remake do longa homônimo de 1971, dirigido por Don Siegel. A diferença entre os dois está no fato de que a produçao de Sofia é contada pelo ponto de vista das mulheres, eliminando o machismo da trama.

Continua após a publicidade

Vale lembrar ainda que ambos longas são adaptados do romance de mesmo nome de Thomas P. Cullinan, publicado no ano de 1966. Quem quiser assisti-lo, o encontra na Globoplay, Google Play, Lionsgate+ e Apple TV+.

3. Um Lugar Qualquer

Nesse longa de 2015, Sofia Copolla explora a melancolia que permeia uma relação de pai e filha. Na trama, Johnny Marco é um ator de Hollywood bem sucedido que está hospedado em um hotel para se recuperar de um acidente que aconteceu em um set de filmagens.

Continua após a publicidade

E, provando que sua má fama não é mentira, ele passa os dias se dividindo entre fazer festas com strippers ou dirigir sua Ferrari. Sua realidade muda, no entanto, quando sua filha Cleo, de 11 anos, passa a visitá-lo com frequência. Ainda que, a princípio, Marco pareça indiferente a ela, a presença da menina consegue derreter um pouco o seu coração de pedra.

Roteirizado e dirigido por Coppola, esse filme foi inspirado na sua própria infância e nas lembranças das constantes viagens que seu pai fazia para rodar filmes.

Quem quiser dar uma chance para esse longa que ganhou o Leão de Ouro em 2010, o encontra na Apple TV+ e Google Play.

2. Bling Ring: A Gangue de Hollywood

Continua após a publicidade

Baseado em fatos reais e trazendo Emma Watson (Harry Potter) e Taissa Farmiga (A Freira) no elenco, esse drama acompanha a história de uma gangue de amigos riquinhos e obcecados pela fama que decide invadir e roubar as casas de celebridades como Paris Hilton, Lindsay Lohan, Megan Fox, entre outras.

E, quanto mais o tempo passa, mais dinheiro eles conseguem, mas na ânsia de compartilharem seus lucros nas redes sociais acaba chamando a atenção da polícia.

Fazendo uma crítica à alta sociedade da Califórnia, local onde cresceu, Coppola entrega um filme que traz uma pitada de Gossip Girlcom um elenco de estrelas.

Continua após a publicidade

Na época das gravações, a diretora fez os atores fingirem o assalto a uma casa  para saber quais erros eles cometeriam. O resultado é que o grupo se saiu bem em cena.

Quem quiser conferir o longa, pode dar o play na HBO Max, Apple TV+ e Google Play.

1. On the Rocks

Continua após a publicidade

Focando mais uma vez no relacionamento entre pai e filha, esse longa de Coppola mostra uma mulher de quase quarenta anos se reaproximando do seu pai à medida que vai ficando esgotada com a maternidade e a ausência do seu marido.

Juntos, ela e o pai, passam a investigar se o homem tem um caso extraconjugal, mas como isso não é tarefa fácil, eles embarcam em uma aventura cheia de trapalhadas.

Dosando bem o drama com a comédia, On The Rocksé um prato cheio para quem gosta de filmes que se debruçam sobre as relações humanas. O filme é estrelado por  Bill Murray, que já tinha trabalhado com Sofia em Encontros e Desencontros.

Quem quiser assisti-lo, o encontra na Apple TV+.