Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Megalopolis | Tudo o que já sabemos sobre o novo filme de Francis Ford Coppola

Por| Editado por Durval Ramos | 07 de Maio de 2024 às 19h05

Link copiado!

Divulgação/American Zoetrope
Divulgação/American Zoetrope

Vem aí Megalopolis, longa-metragem que promete ser um dos mais falados de 2024. O título de drama e ficção científica é escrito, dirigido e produzido por Francis Ford Coppola, que vem trabalhando nele há mais de quarenta anos e já confessou que o filme é um projeto do seu coração e um dos mais importantes de sua carreira.

Em desenvolvimento desde o começo dos anos 1980, mas finalmente tirado do papel em 2019 — quando o diretor vendeu parte de suas vinícolas para financiar o audacioso projeto —, o filme teve suas filmagens finalizadas no ano passado e a pós-produção encerrada no começo deste ano.

Continua após a publicidade

Adquirido pela companhia Le Pacte (Anatomia de Uma Queda) na França, aonde irá, inclusive, competir pela Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes 2024, ele segue em busca de uma distribuidora internacional para chegar até o circuito comercial de outros países. Busca essa que, segundo a Variety, conta com nomes grandes como a de Amazon e Apple na disputa.

Qual é a história de Megalopolis?

Ambientado na América moderna, Megalopolis se passa em uma New York já em decadência, mas que é vítima de um acidente se vê ainda mais destruída.

Diante disso, duas forças opostas surgem como possíveis resoluções para o problema: o arquiteto Caesar (Adam Driver), um homem progressiva e idealista, que tem o poder de controlar o tempo e pretende reconstruir a cidade como uma utopia sustentável; e Franklyn Cicero (Giancarlo Esposito), o prefeito corrupto e conservador de New York, que luta para manter seu emprego e fazer as coisas de seu jeito.

No centro dessa disputa, o filme apresenta ainda Julia (Nathalie Emmanuel), a jovem filha de Franklyn, que está cansada da atenção e poder que sempre teve, e encontra algum sentido para suas dúvidas nas ideias de Caesar.

Como já foi adiantado pelo diretor de O Poderoso Chefão, Megalopolis carrega inspirações da Roma Antiga e é uma analogia a Conspiração catilinária — tentativa de golpe orquestrada por Lúcio Sérgio Catilina para derrubar o estadista Marco Túlio Cícero e o poder oligárquico do senado. Não à toa, uma das imagens reveladas pelo diretor foi a de New York sob a chuva com uma estátua caída ao fundo.

Continua após a publicidade

Quem está no elenco do filme?

Além de Adam Driver (Ferrari), Giancarlo Esposito (Magnatas do Crime) e Nathalie Emmanuel (Exército de Ladrões) nos papéis de destaque da produção, o título conta ainda com um elenco bastante estrelado, que passa por nomes como Shia LaBeouf (Transformers), Dustin Hoffman (Rain Man), Jon Voight (Ray Donovan), Aubrey Plaza (Parks and Recreation), Forest Whitaker (O Mordomo da Casa Branca) e Grace VanderWaal (A Extraordinária Garota Chamada Estrela).

Segundo Driver disse ao Collider, “o filme é selvagem. É muito imaginativo, grande, épico e ousado. É um risco e eu não poderia estar mais animado com isso”. Além disso, o ator contou que, como o próprio Coppola financiou o projeto, o processo de filmagem foi uma das melhores experiências — se não a melhor — que ele já teve.

Continua após a publicidade

O longa-metragem já teve um trailer divulgado?

Ainda não há um trailer oficial de Megalopolis. Apesar disso, um teaser com pouco mais de dois minutos, que mostra apenas uma cena do filme, foi lançado no último dia 4 de maio.

Dedicado a esposa do diretor, Eleanor Coppola, cineasta que faleceu em abril, ele foi divulgado no mesmo dia daquele que seria seu aniversário e traz Adam Driver tentando se jogar do alto de um prédio, mas desistindo no meio do caminho e congelando o tempo para se reequilibrar.

Continua após a publicidade

Quando estreia Megalopolis?

O novo filme de Francis Ford Coppola ainda não tem uma data oficial de lançamento nos cinemas. O título, no entanto, estreia em Cannes agora em maio, quando irá disputar a Palma de Ouro, o prêmio de maior prestígio do festival.