Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Gran Turismo | O que esperar do filme baseado no game do PlayStation

Por| Editado por Jones Oliveira | 25 de Julho de 2023 às 10h05

Link copiado!

Reprodução/Sony
Reprodução/Sony

Gran Turismo: De Jogador a Corredor, filme baseado na franquia de jogos da Sony, chega aos cinemas brasileiros em agosto, mas a ideia de adaptar um game de corrida para a telona ainda confunde parte do público. Por ser uma franquia baseada na simulação de corridas, não há uma história para ser adaptada, mas a Sony encontrou o caminho perfeito para levar o título para o cinema.

Assim, Gran Turismo: De Jogador a Corredor não será uma adaptação direta do game (até porque isso seria bastante estranho e duraria uns 30 minutos), mas sim, baseada na vida do piloto britânico Jann Mardenborough. O jovem foi um dos vencedores de um campeonato de Gran Turismoe foi convidado para correr em competições com carros de verdade, se destacando como piloto do mundo real graças à habilidade conquistada no game.

Continua após a publicidade

Competição criando novos pilotos

Para entender melhor essa história, é preciso voltar um pouco no tempo. Em 2008, a Sony Interactive Entertainment, em parceria com a Nissan, criou o GT Academy, um programa que colocava jogadores de Gran Turismo em competições que eventualmente os levavam a dirigir carros poderosos da montadora japonesa. A iniciativa durou até 2016, tempo o suficiente para render algumas his´torias, como a que veremos no cinema.

Na edição de 2011 da competição, o britânico Jann Mardenborough conseguiu, aos 19 anos, se classificar na frente de outros 90 mil competidores, ganhando a competição e tendo como prêmio a chance de participar da corrida Dubai 24 Hour usando um carro da Nissan.

Continua após a publicidade

Na corrida do mundo real, o piloto ficou em terceiro lugar na sua classe, mas se tornou conhecido por ser o mais jovem competidor da GT Academy a vencer a competição e seguir com uma carreira no automobilismo.

Por ter começado a se interessar por competições automotivas por causa de Gran Turismo, o jogo sempre teve uma ligação muito forte com a carreira de Mardenborough e criou-se uma ideia de que o realismo colocado no game poderia ajudar no desenvolvimento de novos pilotos.

Equipe e elenco de respeito

Continua após a publicidade

O PlayStation Studios, divisão da Sony especializada na adaptação de jogos para outras mídias como cinema e TV, começou a preparar a adaptação da história do piloto britânico e o início de sua carreira ligada a Gran Turismo.

Anunciado em 2013, o filme inicialmente seria dirigido por Joseph Kosinski (Top Gun: Maverick), que deixou o projeto e foi substituído pelo diretor Neill Blomkamp (Distrito 9). O roteiro foi preparado e o elenco começou a ser formado por David Harbour (Stranger Things) como um piloto veterano que ajuda a treinar Mardenborough, que é interpretado por Archie Madekwe (Midsommar).

Outros nomes foram confirmados na produção, como Orlando Bloom (O Senhor dos Anéis), Djimon Hounsou (Shazam! Fúria dos Deuses), Geri Halliwell-Horner (Spice World - O Mundo das Spice Girls) e Thomas Kretschmann (Vingadores: A Era de Ultron).

Continua após a publicidade

Pelo que os trailers apontam, Gran Turismo deve pegar esse elenco estrelado e essa história bastante peculiar envolvendo a formação de Mardenborough para criar uma clássica jornada do herói. Nas cenas divulgadas, vemos o protagonista de Archie Madekwe encarando a oportunidade de sua vida de pilotar de verdade ao mesmo tempo em que precisa provar seu valor diante dos demais pilotos, que o veem como uma fraude. Ao mesmo tempo, os próprios executivos e treinadores da Nissan duvidam do potencial de um garoto que só conhece carros pelos videogames e somente uma única pessoa acredita no talento do herói.

Uma adaptação de jogo sem adaptar o jogo

Com uma trama que trata o jogo apenas como um ponto da vida de seu protagonista, o PlayStation Studios pode ter achado o jeito ideal de adaptar um jogo que, à primeira vista, parecisa ser impossível de ser levado para o cinema. Aliás, a abordagem adotada pelo estúdio lembra outro game que também ganhou as telas de maneira bastante similar.

Tetris, produção da Apple, fez exatamente isso, colocando o jogo como pano de fundo de uma trama maluca sobre a criação de um game na antiga União Soviética e a tentativa de trazê-lo junto do lançamento de um novo portátil da Nintendo.

Continua após a publicidade

Se isso vai funcionar com Gran Turismo ou não, saberemos no dia 24 de agosto, data em que Gran Turismo: De Jogador a Corredor chega aos cinemas de todo o Brasil.