Publicidade

6 filmes de quadrinhos que mereciam ganhar o Oscar

Por| 08 de Março de 2024 às 20h40

Link copiado!

Fox Film do Brasil
Fox Film do Brasil

No mundo do entretenimento, 2019 foi um ano marcado pelas críticas de Martin Scorsese sobre os “parques temáticos” criados pelo Marvel Studios. Em seu entendimento, os bilionários blockbusters do Universo Cinematográfico Marvel (MCU, na sigla em inglês) não são “cinema”. Para aprofundar a discussão, Coringa, que não foi tratado como um tradicional filme de herói, mas inegavelmente tem suas raízes no personagem da DC Comics, foi indicado a nada menos que 11 categorias do Oscar. E daí pensamos por aqui: Quais outros longas baseados em super-heróis poderiam sair da festa oscarizados?

  • Oscar 2024 | Quem são os favoritos da premiação?
  • Framboesa de Ouro 2024 | Quais são os indicados a pior filme do ano?

Vale destacar que a Academia ainda tem um certo receio de premiar atrações tão populares e que, bem, até dez anos atrás eram atreladas somente à cultura infanto-juvenil — e muito pouco explorada por profissionais de renome no mercado. Embora isso tenha acontecido ao longo das décadas, é possível lembrar de algumas produções que pavimentaram um caminho mais sólido para as adaptações até aqui.

Continua após a publicidade

Os Oscars das adaptações de quadrinhos até aqui

Em 1979, Derek Meddings ganhou o prêmio de "Special Achievement", que reconhece profissionais nas categorias inexistentes, por seu trabalho nos efeitos especiais em Superman (1978) — na época, o prêmio por “Efeitos Especiais” vinha sendo reformulado e não tinha nome. Em 1990, o Batman de Tim Burton ganhou por Melhor Direção de Arte, pela construção de uma Gotham City única, por meio de Anton Furst e Peter Young.

Já em 2006, a adaptação da história em quadrinhos Marcas da Violência teve duas indicações, uma por Melhor Ator Coadjuvante, para William Hurt, e outra por Melhor Roteiro Adaptado, para Josh Olson. Em 2009, veio a grande consagração de um “gibi” nos cinemas: Batman: O Cavaleiro das Trevas, de Christopher Nolan, foi lembrado nada menos do que em oito categorias, das quais conquistou Melhor Edição de Som, com Richard King, e Melhor Ator Coadjuvante, pelo inesquecível Coringa de Heath Ledger.

Continua após a publicidade

Pantera Negra foi o mais bem-sucedido até aqui, confirmando a escalada da Nona Arte na Sétima Arte, com três estatuetas: Melhor Figurino (Ruth Carter), Melhor Trilha Sonora Original (Ludwig Göransson) e Melhor Direção de Arte (Hannah Beachler e equipe), além das indicações a Melhor Filme, Mixagem de Som e Edição de Som.

Também em 2019, Homem-Aranha: No Aranhaverso abocanhou o Oscar de Melhor Filme de Animação e, agora, é Coringa quem comanda o Oscar 2020 com 11 indicações, incluindo as principais: Melhor Filme, Melhor Ator e Melhor Diretor.

  • Crítica | Coringa é pretensioso e cinema que raramente se vê

Quais filmes mereciam levar um Oscar?

Continua após a publicidade

Claro que nesse caminho todo outros longas baseados em quadrinhos foram indicados ao Oscar. O Canaltech fez questão de deixar eles “de lado” na história acima para podermos comentá-los em especial abaixo. Eis, então, seis filmes de super-heróis que mereciam levar para casa pelo menos um Oscar. Obviamente, não estamos questionando os vencedores, apenas destacando as qualidades dessas produções — e as razões pelas quais elas realmente tinham grandes chances de conquistar os prêmios em sua categoria.

1. Capitão América: O Soldado Invernal (ou Guardiões da Galáxia)

Tanto o primeiro quanto o segundo título foram indicados na categoria Melhores Efeitos Visuais, em 2015, ao lado de outra adaptação: X-Men: Dias de um Futuro Esquecido. No final quem ganhou foi Planeta dos Macacos: O Confronto.

Continua após a publicidade

Embora tanto Capitão América quanto Guardiões da Galáxia não pudessem ser encaixados em outras categorias, o conjunto da obra de ambos os filmes merecia ser lembrado, que fosse com o prêmio de Melhores Efeitos Visuais. As sequências de ação do longa de Steve Rogers e o roteiro adaptado da mini-ópera espacial que combina ação com comédia são até hoje uma referência de sucesso no Marvel Studios.

2. O Máskara

O filme que catapultou a carreira de Jim Carrey e Cameron Diaz esteve entre os indicados a Melhores Efeitos Visuais ao lado de True Lies e Forrest Gump, que ganhou, em 1994, ao trazer Tom Hanks ao lado de figuras históricas.

Continua após a publicidade

O trabalho de transformar as caretas de Carrey na figura do Máskara, em misto de técnicas prática e digital, foi sensacional. Aliás, Carrey, que ali se tornava o “novo Jerry Lewis”, poderia ser indicado a Melhor Ator numa boa — mas isso era impensável na época, que tinha o artista como um profissional imaturo e ligado aos pastelões.

3. Logan

Quando James Mangold foi apontado como diretor de The Wolverine, em 2013, muita gente achou foi uma ótima escolha, pois ele tinha experiência com histórias de faroeste, como Os Indomáveis, de 2007. Mas um roteiro ruim atrapalhou seu resultado final. Já em Logan, em 2017, ele finalmente pôs em prática o que deveria na primeira vez e tratou o mutante canadense como um herói do Velho Oeste.

Continua após a publicidade

Logan chegou a ser indicado ao Oscar de Melhor Roteiro em 2018, mas perdeu para Me Chame Pelo Seu Nome. Além de vencer, Logan também poderia ser indicado a Melhor Ator, para Hugh Jackman, e Melhor Ator Coadjuvante, com Patrick Stewart se despedindo do icônico papel de Professor Xavier.

4. American Splendor: O Anti-Herói Americano

Indicado a Melhor Roteiro Adaptado em 2004, o filme independente American Splendor: O Anti-Herói Americano teve um páreo duro por ter concorrido com os vencedores de O Senhor dos Aneis: O Retorno do Rei. Mesmo reconhecido, o filme também merecia ser premiado ou até ter mais uma indicação, de Paul Giamatti, a Melhor Ator, pelo papel do infame Harvey Pekar.

Continua após a publicidade

Mesmo desconhecido para muitos, o filme é uma rara ocasião em que elementos dos quadrinhos e do cinema se entrelaçam de uma maneira tão íntima que gera um tipo de metalinguagem bastante específica — quase uma linguagem própria.

5. Vingadores: Guerra Infinita

A temporada passada foi especial para as adaptações de quadrinhos porque muitas delas passaram a ser reconhecidas pela Academia, que se lembrou em 2019 de Homem-Aranha: No Aranhaverso, Pantera Negra e Vingadores: Guerra Infinita, indicado a Melhores Efeitos Visuais.

Continua após a publicidade

Mas houve grande surpresa quando o grande favorito da noite perdeu para O Primeiro Homem, principalmente porque outros competidores também muito prestigiados, a exemplo de Jogador Nº 1, estariam à frente da trama que conta a chegada do Homem à Lua. Reunir tantos heróis, com diferentes tipos de movimentação e cenários, em uma batalha que inclui um vilão literalmente jogando um planeta nos heróis, não é para qualquer um.

6. Vingadores: Ultimato

O filme que encerra a Saga do Infinito foi indicado neste ano na categoria de Melhores Efeitos Visuais e tem como concorrentes O Irlandês, que rejuvenesceu de forma convincente Robert De Niro, Al Pacino e Joe Pesci; a versão live-action de O Rei Leão; a incrível narrativa em plano-sequência de 1917; e as excelentes cenas de ação de Star Wars: A Ascensão Skywalker.

Continua após a publicidade

A Academia gosta de fazer certas homenagens e isso pode ajudar os Vingadores a finalmente ganhar seu Oscar. O encerramento de uma trama de mais de 10 anos e 22 filmes, cruzando mídias de forma sincronizada com os mesmos atores desempenhando os mesmos papéis, foi algo que nunca tinha acontecido antes na história do entretenimento. Só por isso, Ultimato já merece essa estatueta.

Vamos falar também sobre um "Special Achievement" para Robert Downey Jr.? Pelo seu início de carreira brilhante e promissor, até sua reinvenção como um herói apagado da Marvel, que se tornou o símbolo de uma nova fase do cinema e do entretenimento em geral. O que acham?

Bem, e quais filmes e categorias vocês acham que outras adaptações mereciam? E será que vai dar boa para Coringa? Deixem suas opiniões nos comentários.