As Marvels | Quais respostas podemos esperar do novo filme do MCU?
Por André Mello • Editado por Durval Ramos |

As Marvels chega aos cinemas no dia 9 de novembro com a tarefa de responder algumas perguntas bem pertinentes em relação ao trio Carol Danvers, Kamala Khan e Monica Rambeau que seguem em aberto já há algum tempo, além de ser o possível início nos cinemas da verdadeira guerra do multiverso que os fãs tanto querem ver.
Trocando em miúdos, as três heroínas são interligadas pelas ações de vilões e precisam trabalhar juntas para salvar o universo.
Quem são os vilões?
A grande vilã de As Marvels se chama Dar-Benn, interpretada por Zawe Ashton (Velvet Buzzsaw). Uma Acusadora do Império Kree, ela busca vingança contra Carol Danvers por algo que a heroína fez no seu passado. Repare como, na sinopse, há a menção de que a Capitã Marvel tem que lidar com as consequências de suas ações no filme anterior ao mesmo tempo em queafirma que a tal fenda espacial está ligada a essa liderança Kree.
Dar-Benn tem um bracelete idêntico ao de Kamala Khan e, ao usá-lo contra a Capitã Marvel, acaba conectando seus poderes aos da Ms. Marvel e de Monica Rambeau.
Nos quadrinhos, Dar-Benn é um soldado Kree sem muita expressão, algo que claramente foi alterado além do seu gênero em As Marvels. Os trailers não deixam muito claro sobre exatamente o que a Capitã Marvel fez para que a vilã busque vingança, mas considerando o relacionamento conturbado que Danvers tem com os Kree, é possível imaginar o que aconteceu.
Quais as respostas que o filme deve trazer?
As Marvels deve trazer algumas respostas relacionadas às suas personagens que estão rondando a cabeça de fãs há algum tempo. A principal é entender exatamente o que a Capitã Marvel fica fazendo nos períodos em que simplesmente some e todo mundo precisa de sua ajuda.
O filme tem a oportunidade de mostrar mais da personagem e que ela é muito mais que um simples Summon de Final Fantasy, que você não pode usar muito, mas quando aparece, faz um estrago considerável e some em seguida.
Aliás, esse é um ponto que o longa também pode deixar mais claro. Sabemos que a Capitã Marvel tem um nível de poder cósmico quase imbatível, mas isso também a torna uma personagem muito difícil de ser usado em qualquer tipo de história. Assim, As Marvels pode reajustar essa escala de poder e tornar a heroína bem mais adequável ao restante do MCU.
Seu relacionamento com Kamala e Monica também pode trazer uma evolução emocional para as personagens — até porque Danvers sempre carregou erra aura de antipática. Kamala também deve aprender mais sobre a origem dos seus poderes, algo que foi tocado na série da Ms Marvel, mas que acabou sem respostas e que pode (e deve) ser mais explorado no filme. Além disso, toda aquela história de "mutação" pode virar um ponto interessante da história, trazendo o tão esperando gancho com os X-Men.
Há também a grande dúvida em torno de Monica Rambeau. Ela é uma personagem que ganhou bastante destaque a partir da Fase 4 da Marvel. Nos quadrinhos, ela é a Capitã Marvel original e foi muito interessante ver a trama transformá-la pouco a pouco em heroína. De seu desenvolvimento em WandaVision ao protagonismo de As Marvels, ela é uma das grandes surpresas da Saga do Multiverso. No entanto, ainda não está claro o que a Marvel pretende fazer com ela no futuro e o longa deve apontar esse caminho.
O futuro do MCU
Apesar de boa parte do marketing de As Marvels ter tratado o filme como uma aventura divertida com o trio principal de heroínas, ele pode trazer consequências gigantescas para o MCU. Em seu trailer final, o filme mostra a possibilidade de incursões multidimensionais.
Isso é basicamente a ideia de toda a guerra pelo multiverso que a Marvel vem prometendo desde o início da Saga do Multiverso. Em séries como Loki e filmes como Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa, Doutor Estranho e o Multiverso da Loucura e Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania, esse conceito foi abordado, mas sempre com um grande "Vem aí!" em seguida.
As Marvels pode ser onde esse "aí" finalmente vai chegar, já que podemos ver outros universos colidindo e, como o próprio trailer já joga um easter egg, finalmente teremos a estreia de um certo grupo de heróis no MCU.
Saberemos com exatidão a partir do dia 9 de novembro, dia que As Marvels chega aos cinemas de todo o Brasil.