15 filmes que são verdadeiros clássicos dos tempos modernos

Por Patrícia Gnipper

Quando pensamos em clássicos do cinema os primeiros filmes que pipocam na nossa mente provavelmente são em preto e branco, algo entre as décadas de 1920 e 1960. Ou ainda clássicos mais recentes que contam com efeitos especiais e se beneficiaram da evolução da tecnologia, como aquelas películas inesquecíveis lançadas entre os anos 70 e a década de 1990.

No entanto, há uma série de filmes lançados do ano 2000 para cá que, de tanto impacto que causaram, já podem ser considerados verdadeiros clássicos modernos. Confira alguns deles e aproveite para fazer aquela checklist esperta de quais você ainda não assistiu para não perder mais tempo.

Donnie Darko (2001)

Estrelando Jake Gyllenhaal em um de seus primeiros papéis principais na telona, o personagem é um jovem atormentado por visões bastante esquisitas envolvendo um coelho gigante e ligeiramente assustador.

Donnie Darko

A história se passa nos anos 80 e tudo começa após uma madrugada em que Donnie é acordado pelo tal coelho e desperta na manhã seguinte em um campo de golfe. Ao descobrir que sua visão na verdade salvou sua vida de uma turbina de avião que caiu em sua casa - mais precisamente em cima de sua cama -, o adolescente passa a fazer tudo o que o coelho lhe pede, como destruir o encanamento da escola durante a noite ou queimar a casa de um palestrante motivacional. Donnie passa a ter, também, a habilidade de prever acontecimentos futuros e, assim, conseguir alterar o destino de alguma forma.

Com essa trama, o filme traz reflexões sobre a ideia de destino e livre arbítrio, e, apesar de não ter sido um blockbuster, recebeu prêmios e obteve críticas positivas por conta de seu enredo e trilha sonora, tornando-se um clássico do cinema cult.

Tiros em Columbine (2002)

Documentário de Michael Moore, o filme ganhou o Oscar de melhor documentário de 2002 por abordar o massacre do Instituto Columbine como ponto de partida.

Tiros em Columbine

A película explora o retrato da violência nos Estados Unidos, abordando questões como a liberação do uso de armas de fogo e tentando entender por que o país tem uma taxa de crimes violentos muito mais elevada do que os demais países democráticos e desenvolvidos, como Alemanha, Japão ou Canadá.

Cidade de Deus (2002)

Um dos mais importantes filmes do cinema brasileiro, Cidade de Deus repercutiu internacionalmente ao retratar o crescimento do crime organizado na favela homônima localizada no Rio de Janeiro, que começou a ser habitada nos anos 1960 e chegou a ser um dos lugares mais violentos da cidade duas décadas depois.

Cidade de Deus

O filme narra a história de alguns personagens cujas vidas se entrelaçam no decorrer da trama, e a narração se dá pelo ponto de vista de Buscapé, garoto nascido na CDD que tenta se esquivar da vida criminosa, mas que não consegue deixar de se relacionar com Zé Pequeno, um dos bandidos mais perigosos da favela.

Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças (2004)

Essa história de amor nada tradicional tem como protagonistas personagens vividos por Jim Carrey e Kate Winslet que, após um término traumático, recorrem a uma tecnologia que apaga memórias que não desejam mais manter. No entanto, o destino coloca o casal na vida um do outro novamente, sem que eles tenham nenhuma lembrança sobre seu relacionamento anterior.

Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças

O filme explora conceitos como a memória humana e o amor romântico, e sua trama pode ser interpretada de diversas maneiras.

Onde os Fracos Não Têm Vez (2007)

Dirigido pelos irmãos Coen, o filme conta a história de um xerife aposentado que encontra uma grande quantia em dinheiro em uma cena de crime, desencadeando uma perseguição por parte de quem deveria ter recebido aquele pagamento.

Onde os Fracos Não Têm Vez

O filme ganhou quatro Oscars (Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Ator Coadjuvante), além de receber premiações no British Academy Film Awards e no Globo de Ouro.

Ratatouille (2007)

Essa animação da Pixar traz a história de Rémy, um ratinho parisiense cujo sonho é se tornar um chef de cozinha.

Ratatouille

Rémy vive em uma colônia de ratos no sótão de uma casa localizada na zona rural da França com sua família. Diferentemente dos demais, ele tem gostos refinados e um olfato apurado, capaz de distinguir alimentos próprios para o consumo de outros contaminados com veneno. Mas o ambicioso roedor não se contenta com essa função e decide invadir a cozinha da residência para ler os livros de culinária de um renomado chef de Paris.

Sangue Negro (2007)

O filme dramático foi baseado no livro “Petróleo!”, de 1927, e se destaca não somente por sua trama envolvente como também pela fotografia e trilha sonora impecáveis.

Sangue Negro

Considerado um dos melhores filmes da década de 2000, Sangue Negro se passa na virada do século XIX para o século XX, na fronteira do estado da Califórnia, nos Estados Unidos. Um mineiro que trabalha em minas de prata divide seu tempo entre o trabalho e a função de pai solteiro e, ao descobrir a existência de uma pequena cidade com abundância de petróleo, decide partir rumo ao local com seu filho.

Zodíaco (2007)

Estrelado por Jake Gyllenhaal, Mark Ruffalo e Robert Downey Jr., o filme narra a história da busca pelo assassino em série conhecido como “Zodíaco”, que matou várias pessoas na região da Baía de São Francisco entre as décadas de 1960 e 1970.

Zodíaco

O assassino tinha como assinatura provocar a polícia enviando cartas e cifras para jornais, com misteriosos símbolos zodiacais nas mensagens (daí o apelido dado ao criminoso).

O Equilibrista (2008)

Este documentário conta a história de Philippe Petit, que atravessou as torres do World Trade Center em 1974 por meio de um cabo suspenso entre os dois prédios.

O Equilibrista

A performance durou cerca de uma hora e o filme foi feito a partir do relatório policial da prisão de Petit, que realizou a performance sem autorização das entidades legais.

WALL·E (2008)

Em outra animação da Pixar, Wall-E é um robô criado no ano de 2100 com a função de limpar a Terra, que nessa época se encontra abandonada e coberta por lixo, resultado de décadas de consumismo em massa por parte dos seres humanos.

Wall-E

Bastante solitário, o robozinho encontra EVA, uma robô por quem se apaixona e com quem vive uma aventura que mudará seu destino - bem como o destino da humanidade.

Bastardos Inglórios (2009)

De Quentin Tarantino, o filme conta com Brad Pitt no elenco e se passa na década de 1940, durante o período em que o nazismo dominava a Alemanha e aterrorizava a Europa e o mundo.

Bastardos Inglórios

O filme retrata com toques de acidez e ironia dois planos para assassinar líderes políticos da Alemanha nazista: um planejado por uma judia que teve a família assassinada por um coronel da SS, e outro por um grupo de soldados aliados.

A Origem (2010)

Escrito, dirigido e produzido por Christopher Nolan, o filme é estrelado por nomes como Leonardo DiCaprio, Ellen Page e Joseph Gordon-Levitt.

A Origem

Inspirada no conceito de sonhos lúcidos e incubação de sonhos, no filme DiCaprio interpreta um ladrão especializado em extrair ou plantar dados no inconsciente de pessoas durante seus sonhos.

Drive (2011)

Com Ryan Gossling como protagonista, Drive conta com Cliff Martinez na produção da trilha sonora que remete diretamente aos filmes de ação e suspense dos anos 80.

Drive

A trama mostra a vida dupla de um misterioso motorista particular que também trabalha como mecânico e dublê automobilista durante o dia e, à noite, pilota carros de fuga para bandidos e mafiosos. O rapaz acaba se envolvendo romanticamente com sua vizinha, uma garçonete cujo marido está preso.

O Mestre (2012)

Com Philip Seymour Hoffman e Joaquin Phoenix no elenco, este drama conta a história de um veterano da Segunda Guerra Mundial que luta para se ajustar à sociedade pós-guerra.

O Mestre

O personagem sofre com ataques de ansiedade, surtos violentos e fortes impulsos sexuais, e acaba conhecendo um líder religioso que comanda uma organização conhecida como “A Causa”. O veterano de guerra, então, se envolve com o grupo.

Boyhood: Da Infância à Juventude (2014)

O filme é uma das produções mais longas da história do cinema, levando 12 anos para ser concluído. Ele mostra a história de um casal divorciado que tenta criar seu filho, analisando seu relacionamento com os pais ao longo do tempo.

Boyhood

A filmagem acompanha o crescimento do garoto por doze anos, desde a entrada para a escola (aos seis anos de idade), até o ingresso na faculdade (quando o garoto já tem 18 anos).