Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Qual é a raça de cachorro mais inteligente do mundo?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 12 de Janeiro de 2023 às 09h53

Link copiado!

Svenska Mässa/CC-BY-2.0
Svenska Mässa/CC-BY-2.0

Cientistas determinaram a raça de cachorro mais inteligente de todas em um estudo que avaliou diversas capacidades cognitivas — no pódio, o melhor amigo do homem mais capaz é o pastor-belga-malinois, seguido dos famosos border collies. Há, no entanto, algumas polêmicas envolvendo métodos e arbitrariedades, já que até mesmo em humanos é difícil cravar um indicativo inquestionável de inteligência.

Há, como sabemos, diferentes tipos de inteligência, tanto em humanos quanto em caninos. Para determinar qual era o mais esperto entre os cães, uma bateria de testes cognitivos conhecida como smartDOG foi utilizada pelos cientistas, que examinaram 1.002 cachorros em quesitos de resolução de problemas, estratégia, controle de impulsos, habilidade de ler gestos humanos, de copiar comportamento humano, lógica e memória.

Continua após a publicidade

Ranking de raças caninas

As diferentes raças têm suas próprias vantagens e desvantagens. Labradores-retriever, por exemplo, são muito bons em ler gestos humanos, mas um pouco ruins em resolução de problemas espacialmente; já o pastor-de-shetland teve bons números em quase todas as tarefas, assim como os border collies. Estes últimos só ficaram atrás do pastor-belga-malinois por 9 pontos — a raça fez 35 pontos de 39 possíveis.

Os pastores-belgas-malinois são comumente usados como cães de segurança, já que trabalham bem como farejadores e identificando alvos para busca, provavelmente devido à sua alta habilidade de resolver problemas. Eles conseguiram interpretar gestos humanos muito bem, e se saíram melhor do que outros cães em tarefas de despiste para navegar o ambiente em busca da solução para tarefas.

Junto aos pastores alemães, no entanto, a raça ficou entre os piores no teste do cilindro, onde os animais tinham de buscar um petisco dentro um cilindro opaco. Após a tarefa, o objeto era substituído por um cilindro transparente — o cão deve, então, continuar indo para as laterais para conseguir buscar seu petisco ao invés de seguir reto, pelo lado fechado do cilindro, visível, porém inacessível. Isso testa a inibição dos bichos.

Continua após a publicidade

A raça é determinante?

Os cientistas teorizam que isso seja um sinal das funções cognitivas de raça: já que são cães trabalhadores, os malinois apresentam uma taxa de resposta rápida alta, mas não têm muito controle inibitório. Isso também explicaria pastores e retrievers serem melhores em tarefas relacionadas ao comportamento humano. O problema é que a hipótese não abarca todas as raças, já que o cão-finlandês-da-lapônia, um tipo de pastor, teve um desempenho ruim nas tarefas direcionadas a humanos.

Além disso, temos que levar em conta que os cães estudados não representam todos os caninos de sua raça, e que o conjunto das tarefas pode não ser um indicativo definitivo de inteligência. Mesmo assim, é uma maneira interessante de classificar as habilidades de resolução de tarefas dos nossos melhores amigos no reino animal. Por enquanto, os malinois têm a dianteira, mas quem sabe um cão mais estudioso não tire o seu trono um dia?

Continua após a publicidade

Fonte: Scientific Reports