Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Cães são "programados" para entender humanos desde filhotinhos, diz estudo

Por| Editado por Luciana Zaramela | 19 de Setembro de 2021 às 20h23

Link copiado!

Alvan Nee/Unsplash
Alvan Nee/Unsplash

Você já teve a sensação de que o seu cachorro entende o que você diz, e praticamente te responde? Acredite, isso não é por acaso. Segundo um novo estudo publicado na revista científica Scientific Reports, os cães são "programados" para compreender os humanos desde o nascimento.

O estudo descobriu que os cães podem entender a diferença entre as ações acidentais e deliberadas de seus donos. "As habilidades comunicativas dos cães os posicionam de maneira única para preencher o nicho que eles fazem ao lado dos humanos. Muitas das tarefas que eles realizam para nós, agora e no passado, como pastorear, caçar, detectar, são facilitadas por sua capacidade de compreender nossas pistas", escrevem os pesquisadores.

O artigo acrescenta que os cães podem dizer a diferença entre um humano que pretende dar a eles uma guloseima e uma pessoa que está deliberadamente retendo essa recompensa. Para entender tudo isso, os pesquisadores montaram um experimento: uma pessoa e um cachorro foram separados por uma barreira de plástico, com uma pequena lacuna no meio grande o suficiente para uma mão passar. A barreira não cobria todo o comprimento da sala, portanto, os cães poderiam contorná-la se quisessem. Os participantes humanos passaram ao cão um petisco através da lacuna de três maneiras.

Continua após a publicidade

Primeiro, eles ofereceram bastante, mas de repente deixaram-no cair do seu lado da barreira. Em seguida, eles tentaram passar o petisco, mas a lacuna foi bloqueada. Por último, eles ofereceram a guloseima, mas posteriormente puxaram o braço para trás e riram.

Os pesquisadores tentaram essa configuração em 51 cães e cronometraram quanto tempo cada um levou para contornar a barreira e recuperar o petisco. Os resultados mostraram que os cães esperaram muito mais para recuperar o petisco quando a pessoa o reteve propositalmente do que quando deixou cair ou não conseguiu fazê-lo passar pela barreira. Isso sugere que os cães podem distinguir as ações intencionais dos humanos de seu comportamento não intencional e responder de acordo.

Anteriormente, outro estudo analisou o comportamento de filhotinhos em uma série de tarefas que mediram a capacidade de interagir com os humanos. Eles mediram quanto tempo levou para os filhotes seguirem o dedo de uma pessoa para encontrar uma guloseima escondida e quanto tempo mantiveram contato visual. Os pesquisadores descobriram que o desempenho dos filhotes nas tarefas não melhorou ao longo do experimento, sugerindo que isso não fazia parte de um processo de aprendizagem. O grupo sugere que os cães nascem com as habilidades sociais de que precisam para ler as pessoas e entender nossas intenções. Acesse o estudo aqui.

Continua após a publicidade

Fonte: Science Alert