Quanto tempo vive um cachorro? Cientistas criam banco de dados para descobrir

Por| Editado por Luciana Zaramela | 02 de Fevereiro de 2022 às 18h06

Chalabala/Envato

A ciência ainda não sabe com exatidão quanto tempo em média vive um cachorro, porque o número varia muito. Para se ter uma noção, as raças de porte grande tendem a envelhecer muito mais rápido que as raças de pequeno porte, que podem viver até 20 anos. Com isso em mente, um grupo de cientistas fundou o Dog Aging Project, sob a premissa de entender a questão a fundo.

O projeto, que rendeu um artigo na revista científica Nature, visa a construção de um banco de dados de código aberto com milhares de cães de todos os tamanhos, raças e origens para compreender o envelhecimento canino. Uma das apostas é que o conjunto de dados proporcione a veterinários e cientistas as ferramentas necessárias para avaliar o quão bem um cão específico está envelhecendo.

“Estamos sequenciando os genomas de 10 mil cães. Este será um dos maiores conjuntos de dados genéticos já produzidos para cães e será um recurso poderoso, não apenas para entender o papel da genética no envelhecimento, mas também para responder a perguntas mais fundamentais sobre a história evolutiva e domesticação dos cães", afirma o pesquisador Joshua Akey, envolvido no projeto.

Os pesquisadores esperam identificar biomarcadores específicos do envelhecimento canino, e a ideia é que essas informações ajudem a compreender até mesmo o envelhecimento humano. Dentro de alguns meses, a equipe planeja compartilhar o conjunto de dados com cientistas de todo o mundo.

Dentro do próprio projeto existe o estudo "supercentenário", em que o grupo compara o DNA de cães que viveram por muitos anos acima da média com o DNA de cães que morreram na idade comum. A proposta é encontrar o "segredo" para essa longevidade.

Fonte: Nature via EurekAlert