Publicidade

Por que gatos e cachorros soltam pelos?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 17 de Outubro de 2022 às 17h40

Link copiado!

twenty20photos/envato
twenty20photos/envato

Você já parou para pensar por que cães e gatos soltam pelos? Segundo a empresa de saúde animal Zoetis, essa queda ajuda a remover os pelos mortos e a liberar óleos naturais na pele. Além disso, se os pelos mortos não forem removidos, pode ocorrer irritação da pele.

Os especialistas explicam que gatos e cães experimentam queda intensa de pelos cerca de duas vezes por ano para ajudá-los a controlar sua temperatura corporal, o que geralmente acontece na primavera e no outono.

A queda de pelos da primavera ajuda os animais de estimação a perderem toda a proteção necessária no inverno, enquanto a queda de pelos de outono ajuda a justamente os animais a se preparem para o crescimento de novos pelos para a estação mais fria do ano.

No entanto, o ciclo pode mudar, dependendo da quantidade de tempo que o pet passa dentro ou fora de casa. Animais de estimação que ficam muito tempo dentro de casa são expostos a ar condicionado no verão e aquecimento no inverno, bem como iluminação artificial. Isso pode confundir seus relógios internos, o que pode resultar em queda relativamente constante ao longo do ano;

Continua após a publicidade

A queda de pelos também pode ser considerada como um mecanismo de defesa. Outro fator que influencia essa consequência é o estresse, mas algumas situações também podem incluir parasitas, como pulgas e ácaros, doenças endócrinas, como diabetes e distúrbios da tireóide, nutrição pobre e até o uso de determinados medicamentos.

Os sinais de queda de pelos não saudável incluem uma pelagem fina ou espaços vazios. Quando acompanha coceira, odor, inflamação da pele, crostas na pele, escurecimento da pele ou sinais gastrointestinais, as alergias com infecções secundárias da pele são muitas vezes as culpadas, sendo importante levar no veterinário.

Por outro lado, se um animal de estimação está soltando pelos enquanto experimenta mudanças de peso ou outros sintomas sistêmicos, as condições endócrinas podem ser uma explicação mais provável. Condições ligadas ao sistema imunológico ou câncer são explicações menos comuns, mas também são possíveis.

Continua após a publicidade

Fonte: Live Science