Quem é mais inteligente, o gato ou o cachorro?
Por Nathan Vieira • Editado por Luciana Zaramela |
Algumas pessoas estão mais acostumada com a companhia dos cachorros, enquanto outras preferem ter gatos como companheiros. Podemos concordar em um ponto: esses dois animais são muito inteligentes. Mas será que um deles é mais inteligente que o outro? Alguns especialistas se concentraram em estudos que têm como premissa justamente responder a essa questão.
- Estudo comprova benefícios da companhia de animais contra depressão e ansiedade
- Cães e gatos também sofrem impactos do isolamento social na pandemia, diz estudo
- Cães são "programados" para entender humanos desde filhotinhos, diz estudo
Alexandra Horowitz, pesquisadora especializada em cognição canina no Barnard College, em Nova York, revela que os especialistas da cognição canina não estudam a inteligência em si, mas diferentes aspectos cognitivos. Ela chega, inclusive, a questionar o hábito humano de comparar a inteligência entre as espécies. Seu argumento é que os animais são mais espertos naquilo que lhes é naturalmente necessário.
“Perguntar se um cachorro é mais esperto do que um gato é como perguntar se um martelo é uma ferramenta melhor do que uma chave de fenda. Depende para que foi projetada”, argumenta a pesquisadora.
Uma vez, a Universidade do Arizona recrutou mais de 50 pesquisadores ao redor do mundo para aplicar um teste em 550 espécies de animais, incluindo pássaros, macacos, cães, lêmures e elefantes, para entender se o tamanho do cérebro influenciava diretamente na inteligência desses bichos. O estudo cruzado de espécies mostrou que quanto maior o cérebro de um animal, mais autocontrole eles têm.
Em um dos raros estudos comparando diretamente cães e gatos, os pesquisadores não encontraram nenhuma diferença significativa entre a capacidade da espécie de encontrar comida escondida seguindo algumas dicas, como pessoas apontando, por exemplo. A conclusão que se tira é que cães e gatos são inteligentes no mesmo nível, mas de maneiras diferentes, dentro de suas habilidades inatas.
Fonte: Live Science