Publicidade

O céu (não) é o limite | O que está rolando na ciência e astronomia (06/08/2019)

Por| 06 de Agosto de 2019 às 16h00

Link copiado!

O céu (não) é o limite | O que está rolando na ciência e astronomia (06/08/2019)
O céu (não) é o limite | O que está rolando na ciência e astronomia (06/08/2019)

Hoje é terça-feira, dia de quê? Dia de ciência e astronomia no Canaltech, claro! Toda semana, a gente prepara um resumo com os principais acontecimentos científicos dos últimos sete dias, porque sabemos que você, talvez, não tenha tido o tempo que gostaria para acompanhar o noticiário e ficar por dentro de tudo o que importa. Então aqui vai:

Transformando pensamento em texto escrito

Cientistas nos Estados Unidos estão conseguindo trazer a ficção científica para a vida real. Eles conseguiram transformar sinais cerebrais da fala em frases escritas, e a ideia é permitir novas formas de comunicação para pessoas com deficiências graves.

O software de leitura cerebral funciona em conjunto com eletrodos posicionados no cérebro, que mapeiam a atividade cerebral por uma semana antes de o programa funcionar. Em testes com pacientes de epilepsia, a equipe usou computadores que combinaram os padrões de atividade cerebral com as perguntas feitas aos pacientes, à medida em que davam suas respostas. Então, o sistema começou a entender o que ativava tal resposta no cérebro, gerando as respostas de forma escrita. Contudo, a tecnologia ainda está num estágio bastante inicial de desenvolvimento, e o estudo continua.

Continua após a publicidade

Criando híbridos entre humanos e animais

O governo do Japão aprovou, em decisão histórica, um pedido de pesquisadores que querem cultivar pâncreas humano em ratos e camundongos. Esta será a primeira experiência do tipo a ser aprovada para seguir até o fim do processo.

As tentativas anteriores de se criar embriões humanos-animais tiveram as gestações interrompidas depois de alguns dias, ou, no máximo, poucas semanas; mas este novo processo pretende levar a gestação até o final, o que resultará no nascimento de animais híbridos, que possuem tanto genes humanos, quanto os da própria espécie. O objetivo aqui é testar se é possível desenvolver órgãos humanos no corpo de animais de laboratório, o que poderá ajudar a resolver os problemas relacionados à falta de órgãos para transplantes.

Vela solar já navega sem uso de combustíveis

Continua após a publicidade

A Sociedade Planetária está comemorando que a LightSail 2 já navega com sucesso sem usar combustível de propulsão, contando apenas com sua vela solar para se aproveitar do impulso luminoso vindo do Sol para esse movimento.

A nave foi lançada há poucas semanas e depois começou a abrir sua vela solar. Feito isso, a nave começou a subir em sua órbita ao redor da Terra, o que prova que a tecnologia da vela solar realmente funciona — ao menos para pequenos objetos, como é o caso da LightSail, que é um CubeSat. Ela agora se tornou a primeira espaçonave a usar uma vela solar para propulsão na órbita do nosso planeta. Sua missão deverá durar mais ou menos um ano.

Novo sistema estelar e um planeta potencialmente habitável

Continua após a publicidade

A busca por exoplanetas continua firme e forte e um novo sistema estelar acaba de ser descoberto contendo pelo menos um planeta que pode ter condições de abrigar vida. O sistema gira ao redor da estrela GJ 357, uma anã vermelha localizada a 31 anos-luz de nós.

O planeta potencialmente habitável tem massa seis vezes maior do que a da Terra e sua órbita dura 55 dias terrestres. Os autores da pesquisa disseram que ele recebe aproximadamente a mesma quantidade de energia estelar que Marte recebe do Sol e, se este planeta tiver uma atmosfera densa, ele poderia reter calor suficiente para permitir a existência de água no estado líquido em sua superfície.

A Lua é mais antiga do que imaginávamos

Continua após a publicidade

Um novo estudo acaba de mostrar que a Lua pode ser muito mais antiga do que sabíamos. Imaginávamos que nosso satélite natural tinha sido formado 150 milhões de anos depois do nascimento do Sistema Solar, mas o novo estudo indica que isso aconteceu, na verdade, só 50 milhões de anos depois que nosso sistema planetário se formou.

Novo combustível mais seguro e eficiente para foguetes

A Tesseract anunciou a criação de um novo tipo de combustível para foguetes que promete ser mais eficaz e seguro do que a hidrazina, usada desde os anos 1950 pela maioria dos veículos de lançamento.

A hidrazina é altamente tóxica e corrosiva, e exige um manuseio delicado, somente em data próxima ao lançamento para que o explosivo não fique parado por muito tempo. A empresa disse que criou uma alternativa química muito boa, mas não abriu detalhes sobre sua composição, por se tratar de um segredo comercial.

Continua após a publicidade

Satélite chinês cai na Lua (mas tudo dentro do planejado)

O minissatélite chinês Longjiang-2, lançado há pouco mais de um ano, caiu na superfície lunar. Mas calma, pois isso era exatamente o planejado: ao fim de sua missão, a agência espacial chinesa decidiu aposentá-lo desta forma trágica, mas comemorando de qualquer forma, pois ele ficou mais tempo em atividade na órbita lunar do que o planejado.