O céu (não) é o limite | O que está rolando na ciência e astronomia (03/03/2020)

Por| 03 de Março de 2020 às 19h20

Gemini Observatory

Olha a terça-feira aí e, com ela, chega também este resumo com as principais notícias científicas dos últimos dias. E como na semana passada esta coluna estava pulando Carnaval, o compilado abaixo revisita acontecimentos dos últimos 15 dias — mas, ainda assim, exigindo poucos minutos de leitura para você ficar por dentro de tudo o que importa no "mundão" da ciência e da astronomia.

Turismo espacial em 2021

No que depender da SpaceX, pode ser que o turismo espacial comece a tomar fôlego em 2021. É que a empresa, em parceria com a Space Adventures, poderá levar os primeiros quatro turistas à órbita da Terra no final do ano que vem, a bordo da nave Crew Dragon — a mesma que começará, ainda em 2020, a transportar astronautas dos Estados Unidos à Estação Espacial Internacional (ISS).

A ideia é que essa viagem turística seja realizada em uma altitude pelo menos duas vezes superior à da ISS, que fica a cerca de 410 km acima da Terra. As empresas preveem uma altitude de mais de mil quilômetros, na verdade. A viagem terá cinco dias de duração e o preço dos ingressos ainda não foi divulgado.

Enquanto isso, a Virgin Galactic deve atrasar ainda mais o início de seu turismo espacial na órbita do nosso planeta. Tal programa enfrenta um atraso de vários anos, mas a empresa, que se tornou pública no final do ano passado, amargou um prejuízo de US$ 72,8 milhões no último trimestre de 2019 e, por isso, talvez inaugure essas operações comerciais com a nave VSS Unity em meados deste ano em um único voo especial levando a bordo o fundador da empresa, Richard Branson — deixando para começar a transportar turistas reais somente depois disso, talvez no próximo ano.

"Mad" Mike morre ao se lançar em foguete caseiro

O notório terraplanista "Mad" Mike Hughes, que há anos vem se lançando em foguetes caseiros para provar que a Terra seria plana, acabou falecendo em uma dessas tentativas. Ele estava participando das gravações de um novo reality show do Science Channel, chamado Homemad Astronauts, quando seu paraquedas foi acionado erroneamente logo após o lançamento, deixando-o sem proteção caso acontecesse algum problema durante o voo — o que tragicamente aconteceu.

Você pode assistir ao acidente fatal no vídeo abaixo, mas, cuidado, pois as imagens podem ser consideradas fortes para algumas pessoas:

IA descobrindo novo antibiótico

Pesquisadores do MIT descobriram, por meio da inteligência artificial, um novo tipo de antibiótico. Seu poderoso algoritmo analisou, por vários dias, mais de 100 milhões de compostos químicos em busca de um novo meio de combater bactérias resistentes.

O novo composto, de acordo com a equipe envolvida, tem capacidade de combater cerca de 35 tipos diferentes de bactérias e, por nunca ter sido utilizado, estima-se que a resistência contra ele será virtualmente nula.

A minilua temporária da Terra

Ninguém sabia disso ainda, mas nosso planeta tem uma segunda lua há pelo menos três anos. O pequeno objeto, nomeado como 2020 CD3, foi capturado pela atração gravitacional do nosso planeta e, desde então, acompanha a Lua na órbita da Terra. Ele pode ser um asteroide, mas também há quem suspeite de que se trata de um pedaço de lixo espacial. Mais estudos e observações acontecerão para bater o martelo nessa questão.

Contudo, a minilua não nos fará companhia por muito mais tempo, pois os cálculos orbitais realizados por pesquisadores de mais de seis observatórios ao redor do mundo indicam que o objeto, que tem mais ou menos o tamanho de um carro, será lançado para longe da Terra em abril deste ano, considerando que sua órbita não é estável.

Estrela Betelgeuse não está virando uma supernova

O brilho da estrela Betelgeuse voltou ao normal. Então, a estrela não está no processo de explodir como uma supernova, como vinha se especulando há meses — desde que uma redução anormal em seu brilho foi detectada no último trimestre do ano passado.

A supergigante vermelha é uma estrela variável semirregular, o que significa que seu brilho varia com certa periodicidade, ainda que eventualmente irregular. Contudo, a variação recentemente observada foi muito mais profunda do que qualquer outra observada anteriormente: entre setembro de 2019 e janeiro de 2020, seu brilho apresentou uma redução de 25%.

Betelgeuse continua condenada a explodir como uma supernova no final de sua "vida", e isso acontecerá em algum momento dentro dos próximos 100 mil anos. Mas tudo indica que ainda não chegou a hora de isso acontecer.

Brasileiros sequenciam genoma do novo coronavírus

O novo coronavírus COVID-19 teve seu genoma completamente sequenciado graças à ciência nacional — o que aconteceu em tempo recorde. A equipe coletou amostras do primeiro paciente brasileiro cujos exames deram positivo para a doença SARS-CoV-2.

O mérito é da equipe com membros do Instituto Adolfo Lutz (IAL) e do Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo (IMT-USP), que, mais do que depressa, conseguiram fazer o sequenciamento "em tempo real", isto é, enquanto a epidemia acontece — tudo aconteceu em apenas 48 horas, enquanto a média de outros países é de 15 dias.

Enquanto isso, o Brasil confirmou o segundo caso do COVID-19, com um paciente que, assim como o primeiro, também veio da Itália para São Paulo. Ele teria sido liberado do hospital após o atendimento por ter um quadro considerado leve e estável, permanecendo em isolamento domiciliar enquanto segue sendo monitorado até deixar de apresentar os sintomas da doença.