Brasil registra primeiro caso de paciente infectado pelo novo coronavírus

Brasil registra primeiro caso de paciente infectado pelo novo coronavírus

Por Wagner Wakka | 26 de Fevereiro de 2020 às 09h51
Reprodução: Elsevier

Texto atualizado em 26/02 às 12h28

O primeiro caso confirmado no Brasil do Sars-CoV-2, variante do novo coronavírus, foi registrado nesta terça-feira (25) no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. A informação foi apurada pela Folha, que disse ter tido acesso a um teste comprovando a suspeita da doença.

O paciente voltou de viagem à Itália, de onde pode ter trazido o vírus. Segundo a Folha, trata-se de um homem de 61 anos cujo teste foi duplamente comprovado pelo Instituto Aadolfo Lutz. Este segundo exame funciona como contraprova, o que permite oficializar o diagnóstico. Em coletiva nesta quarta-feira (26), o Ministério da Saúde confirmou que o novo exame deu positivo, dando como oficial o caso pelo governo. Além disso, mais 20 pessoas estão com suspeitas, todas oriundas do país europeu, segundo informações do Ministério.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

O homem deu entrada no hospital na segunda-feira (24) queixando-se de sintomas parecidos aos do novo coronavírus. Na terça-feira (25), a vigilância epidemiológica do estado havia sido acionada. Segundo nota do hospital, o paciente está bem e isolado em casa por um período de 14 dias de observação.

Por conta disso, agora a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deve começar a rastrear os passageiros que estavam no mesmo voo que o paciente. Até o momento, mais de 80 mil pessoas já foram diagnosticadas com a doença em todo o mundo, sendo que 2.708 morreram por conta do Covid-19. Com isso, o Brasil é primeiro país latino-americano a registrar um caso confirmado do novo coronavírus.

O paciente esteve na Itália entre 9 e 21 de fevereiro, quando houve surto do vírus no país mediterrâneo. No total, 320 pessoas foram infectadas e 11 morreram por lá.

A confirmação aconteceu logo após a liberação de 34 brasileiros que estavam em quarentena, vindos de Wuhan. Eles ficaram isolados em uma base militar em Anápolis, em Goiás, por 18 dias e foram liberados no último domingo (23) depois de testes comprovarem que não estavam contaminados.

Fonte: Folha

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.