Turistas poderão ver a Terra do espaço a bordo de nave da SpaceX já em 2021
Por Patricia Gnipper | •

Muito em breve, o turismo espacial dará um grande passo rumo ao futuro inevitável de levar cada vez mais pessoas para dar uma voltinha ao redor da Terra. É que a Space Adventures anunciou uma parceria com a SpaceX para levar quatro turistas ao espaço no final de 2021, a bordo da nave Crew Dragon — a mesma que começará, ainda neste ano, a transportar astronautas dos Estados Unidos à Estação Espacial Internacional (ISS).
Esta é a mesma empresa que já realizou voos particulares à ISS em parceria com os russos e suas naves Soyuz e, com o voo comercial da Crew Dragon, a ideia é estabelecer um novo "recorde mundial de altitude para voos espaciais de cidadãos particulares", uma vez que esta viagem turística será realizada em uma altitude pelo menos duas vezes superior à da ISS. A estação orbital fica a cerca de 410 km de altitude, enquanto o voo turístico da Space Adventures com a Crew Dragon prevê uma altitude de mais de mil quilômetros.
- NASA considera vender viagens turísticas à Estação Espacial Internacional
- Turismo espacial | Como ficará a saúde dos candidatos a viajantes siderais?
Ainda, um porta-voz da empresa disse também que esta não será apenas a primeira missão espacial privada com todos os participantes sendo passageiros pagantes, como será "a primeira missão privada utilizando tecnologia espacial totalmente desenvolvida na América".
- Estas são as naves que um dia levarão turistas e astronautas ao espaço
- Sonha em viajar para a Lua? Fique de olho no que essas empresas estão planejando
Pelo fato de a nave da SpaceX operar de maneira autônoma, sem a necessidade de um piloto, é possível que tal voo turístico aconteça apenas com os quatro tripulantes civis, sem nenhum astronauta profissional a bordo. Contudo, a empresa ainda não confirmou (ou negou) esta possibilidade — e vale lembrar que a Crew Dragon tem espaço para até sete passageiros.
A viagem terá cinco dias de duração, e seu lançamento, previso para o final do ano que vem, pode acabar acontecendo até meados de 2022, caso seja necessário um adiamento nos planos iniciais — a depender de quando a empresa terá vendido todos os quatro ingressos. Os viajantes receberão treinamento espacial adequado, com duração de algumas semanas. O preço dos bilhetes não foi divulgado.
Fonte: Space Adventures, Spacenews