Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Cientistas não sabem o que esse misterioso glifo significa e querem sua ajuda

Por| Editado por Luciana Zaramela | 01 de Fevereiro de 2023 às 09h00

Link copiado!

Prefeitura de Shropshire/Divugação
Prefeitura de Shropshire/Divugação

Normalmente, quando notícias arqueológicas chegam até nós, os cientistas já têm suas explicações e análises sobre os objetos encontrados. Às vezes, no entanto, o achado é tão misterioso que é preciso até de uma ajudinha da imaginação popular — é o caso do glifo encontrado recentemente na Inglaterra, que tem encucado os pesquisadores. Será que você, leitor, não pode dar uma sugestão certeira para o enigma?

A arte primitiva em questão foi achada enquanto era escavado o sítio arqueológico de Nesscliffe Hill, e estava entalhada em uma rocha de arenito vermelho. Ela foi apelidada de "Nessglifo" (Nessglyph, no original). Como não há, ainda, certeza sobre o significado da representação, a equipe responsável se voltou para o público para tentar encontrar hipóteses plausíveis.

Continua após a publicidade

Como é a arte misteriosa?

A descoberta consiste em um círculo oco na rocha, adornado com algumas linhas retas em direções diferentes. Aparentemente, as ranhuras foram fabricadas com algum tipo de instrumento de metal, embora os arqueólogos não saibam qual foi, e nem quem, e nem o motivo. Tudo o que sabemos é que o local já abrigou uma colina fortificada na Idade do Ferro, sendo ocupado, mais tarde, por romanos.

As escavações em Nesscliffe Hill começaram em 2019, mas o glifo só foi encontrado após inúmeras visitas. Ele estava em um fosso, originalmente explorado nos anos 1950 e, posteriormente, enterrado novamente. O formato circular, como um copo, e as linhas retas indicam 2 tipos de tecnologia diferentes: moer e entalhar.

Os cientistas especulam que a arte seja figurativa, com a marca em forma de copo sendo a cabeça, e os riscos, membros. Há 2 chifres longos e 2 chifres menores, a linha central de um corpo e os braços, um para cima e o outro para baixo. O que aponta para o alto pode estar mostrando uma mão que carrega um cachimbo ou uma arma.

Continua após a publicidade

Desde que as sugestões foram abertas ao público, no entanto, várias teorias interessantes surgiram. Uma delas indica virar a pedra de cabeça para baixo, revelando uma mulher grávida. Outras falam sobre a natureza da arma segurada pela figura, que também poderia ser uma ferramenta, ou um arco-e-flecha.

A região de Nesscliffe fica no suposto território dos Cornovii, nome de um povo que se acredita fazer referência aos "chifrudos". Também há uma provável conexão com o culto a uma deidade ou entidade com chifres pelo exército romano, que costumava fazer rituais e sacrifícios para adquirir favores em batalha. Isso já foi representado em diversos sítios militares por toda a Inglaterra.

Como ainda não foi possível solucionar o mistério, os arqueólogos seguem abertos a sugestões e ajudas de público, que é livre para especular sobre o Nessglifo e informá-los de seus palpites. Seus contatos são Paul Reilly com o e-mail p.reilly@soton.ac.uk, e Gary Lock, pelo e-mail gary.lock@arch.ox.ac.uk. Boa sorte nas teorias!

Continua após a publicidade

Fonte: Prefeitura de Shropshire